Março 09, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Foto de Orestes Araújo, no Estádio Adolfo Konder

Contadores de história

Este era o “ataque” que escrevia e falava sobre futebol nos anos de 1970. A direita: Adilson Sanches – narrador da Radio Jornal A verdade; Paulo Brito cofiando a barba - do Jornal de Santa Catarina; ao lado o editor de O Estado – Mario Medáglia, está juntando as histórias em um livro; Mauro Pires, repórter de O Estado, falecido; e fechando o time: na ponta esquerda - Miguel Livramento.

 

Comeram mosca

Moisés assinou um pré-contrato com a Chapecoense e Jean com o Criciúma, dois jogadores de destaque no Concórdia.

 

Copa do Brasil

O Figueirense joga quarta, 11, as 18h15 no Scarpelli e o segundo no Maracanã. Invertendo a ordem dos jogos da decisão de 2007. Por coincidência Arouca defendia o Flu e Henrique o Figueira.

O PPP era quem mandava.

 

CT do Cambirela

O Figueirense voltou a treinar lá. Foi à primeira determinação do PPP. Agora tem dinheiro para pagar o ônibus que leva os jogadores até a Palhoça.

Antes...

 

Mando de campo

O filho da Dona Cotinha saiu caminhando do Alto do Aririú até o Rio do Sul, no centro da Palhoça, para dizer aos seus amigos açougueiros: - que o melhor é jogar a primeira em casa.

Saiu, levando um ”toco” de costela e da porta exclamou: - É pra “matar” logo a eliminatória.

Em 2007 o Figueirense empatou no Maracanã (1X1) e perdeu no Scarpelli por (0X1) para o Fluminense.

 

O outro

O Brusque joga quinta, 12, às 21h30, em Pelotas, contra o Brasil e na volta no Estádio Augusto Bauer. Se passar desta fase, será o último jogo no vale, depois terá que jogar na Capital, como o Metropol nos anos 60.

 

Tansos

Ronaldinho e Assis segundo o advogado: - "São uns ‘tansos’ e não sabem que cometeram um delito".

Estão presos por portarem identidades falsas.

Seriam usadas para que?

 

Emoção

Comecei falando de histórias do futebol na Ilha, mas tem gente que não gosta quando falo do que vi na Espanha. Real Madrid produziu um vídeo celebrando os 118 anos de emoções.

É de arrepiar! “Pulse”. (aqui)

 

Levir Cupi

Não quer mais trabalhar no Brasil. Espera uma proposta de Portugal.

 

Tóquio

O COI – Comitê Olímpico Internacional manteve as Olimpíadas de 2020 para julho, apesar da gripe.

 

Farra do Boi

Eu nunca me meti em marcação de novilhos, em rodeio ou em vaquejada. Meu tio Dario e meu primo Celso adoravam uma “Farra de Boi”.

 

País Basco

O Rui Guimarães outro dia assistindo um documentário sobre: O Mundo Visto de Cima, ficou impressionado com a beleza de Bilbao, uma das cidades importantes do País Basco, na Espanha.

A capital é Vitória.

Não se conteve e perguntou: - por que chamam de pais?

Expliquei que antes da Guerra Civil, em 1930, - que levou o General Franco ao poder, a Espanha se dividia em regiões autônomas como: Galícia, Castela e Leon, Andaluzia, Catalunha e Eukadi.

Quem cresce em Eukadi fala duas línguas: - espanhol e euskera, que é difícil de falar e entender.

 

Decisão Inédita

Da Copa do Rei entre duas equipes bascas: Real Sociedad e Athletic, mas será jogada no dia 18 de abril, em Sevilha. Será a primeira vez que se cruzarão pelo titulo.

Uma ironia para os independentistas bascos.

 

Três mandamentos

Segundo Jorge Valdano, campeão do mundo e escritor: - Os jogadores deveriam respeitar três mandamentos sagrados:

1 – Não perder a bola na zona inicial;

2 – Tentar recuperar o balão na zona de definição e;

3 – Se não conseguir, interromper o jogo obrigando o adversário a iniciar a jogada de novo.

 

Dinheiro

Há muito o futebol deixou de ser amador. Antes pagava para jogar. Os torcedores e sócios ajudavam. Agora recebem para entrar no campeonato.

A FCF e a TV pagam ao Figueirense, por 15 jogos se chegar à final, 04 parcelas de 120 mil, ou R$ 480 mil.

Pra que estadual?

Até esta fase da CB, o Figueirense recebeu, em 04 jogos = R$ 2.690,00. Passando pelo Fluminense receberá mais dois milhões.

Pra que preparar time para o estadual?

Tem que preparar para a Copa do Brasil.

 

A dupla

O Avaí contra o Tubarão só faltou jogar atrás da linha de fundo. Ontem, 8, em casa contra o Juventus, depois do gol - a mesma coisa. Salvou um juvenil: Da Silva e o rejeitado: Capa.

O Figueira sentiu o calor, o Criciúma não. Criou duas situações de gols, mas acreditam que foi mais. Vai terminar em quarto ou em quinto nesta primeira fase.

Menos mal que está na Copa do Brasil e o Avaí treina semanas inteiras, continua igual a 2019. Todo mundo atrás para garantir o resultado.

 

Editorial

O Campeonato Catarinense de Futebol 2020 será para valer depois do dia 15 de março. Antes só serve para apontar os dois clubes que irão disputar o play off do rebaixamento. Na ultima rodada a Chapecoense enfrenta o Tubarão – um dos dois cai para o jogo play off; Concórdia enfrenta o Avaí e o Juventus o Marcilio Dias decidem quem irá para a decisão da “morte”.      

Depois será para valer! Oito clubes continuarão, em jogos eliminatórios, até o jogo final.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 14, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 11, 2021

Nossa Jogada

Janeiro 07, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 04, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!