Junho 03, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução

 1 – Eurocopa

A propaganda acima é da UEFA, que diz: “Acompanhe todos os chutes deste verão: 1 - com um alerta a cada gol que acontece; 2 - Podes seguir suas seleções e as cidades onde se hospedarão; 3 - As fantasias do jogo de futebol e 4 - Acompanhar a Eurocopa em movimento”, que será disputada em 12 cidades espalhadas pela Europa. O início está marcado para este dia 11 de junho de 2021 entre as seleções Italiana x Turquia, em Roma, com a presença de 25% da capacidade de público no Estádio Olímpico. O público poderá assistir aos jogos que serão disputados nas cidades de: São Petersburgo (Rússia), Budapeste (Hungria), Baku (Azerbaijão), Amsterdã (Holanda), Bucareste (Romênia), Copenhague (Dinamarca), Glasgow (Escócia) e Londres (Inglaterra) e nas sedes de Bilbao (Espanha), Munique (Alemanha), Roma (Itália) e Dublin (Irlanda) ainda é dúvida a presença de público nos estádios. Você poderá acompanhar os jogos pelo telefone, e apelas transmissões, no Brasil, pelo Grupo Globo de televisão: aberta, para assinantes e na Globo play - a plataforma streaming da Globo a partir de R$ 19,90. A Europa é uma Copa do Mundo de futebol sem as seleções da Argentina e do Brasil.

 

2 - Copa América


Reprodução

O outro evento continental, durante a pandemia, será a disputa da Copa América, que em virtude dos distúrbios políticos na Colômbia e da crise sanitária na Argentina, a Conmebol consultou o Governo Federal do BR que permitiu a realização do evento nas seguintes cidades: Brasília, Goiânia, Curitiba e Cuiabá. Esta Copa está dividida em dois Grupos A – Argentina; Bolívia; Uruguai; Chile e Paraguai e no Grupo B – Brasil; Colômbia; Venezuela; Equador e Peru.  Começa no dia 13/06 com dois jogos: em Brasília Brasil x Venezuela e em Cuiabá Colômbia x Equador;  no dia 14/06 no Rio de Janeiro: Argentina e Chile e em Goiânia: Paraguai x Bolívia; no dia 17 no Rio: Brasil x Peru e em Goiânia: Chile x Venezuela, a seguir dia 18 em Cuiabá -  Chile x Brasil e em Brasília - Argentina x Uruguai.  Este evento é de responsabilidade da Conmebol e não pela CBF.

 

3 – Vai atrapalhar

A realização da Copa América no Brasil, que terá transmissão aberta pelo SBT, irá interferir na audiência do Grupo Globo que anuncia as transmissões, neste mês de junho, das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022; Olimpíadas de Tóquio; Eurocopa; Sul-Americana; Libertadores; Campeonato Brasileiro das series A, B e C; Copa do Brasil; play off de NBA e imagens da Liga das Nações em Rimini na Itália. Assim se justificam as críticas a realização da Copa América no Brasil, pois não há críticas ao prosseguimento da Copa Libertadores da América com a participação de clubes brasileiros. Os jogos serão estes: Defensa x Flamengo; Boca x Atlético MG; UCC x Palmeiras; Cerro x Fluminense; Velez x Barcelona; São Paulo x Racing; River x Argentinos e Olímpia x Internacional

 

4 – Amanhã tem jogo do “Brasil” em POA

Transmitido pelo Grupo Globo. Na foto Neymar chegando com a seleção brasileira de futebol em Porto Alegre para enfrentar, no estádio Beira Rio, a seleção do Equador. O jogo está marcado para às 21h30, jogo válido pela quinta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo. Este evento é responsabilidade da FIFA.


Foto: Bruno Cassucci

 

5 – Seleção e Avaí


Foto de Alceu Atherino

A seleção brasileira de futebol sub-15 anos terá a presença destes três jogadores do Avaí: Guilherme, Vitor e João Vitor convocados para disputarem o torneio Sul-Americano da categoria. Os garotos nascidos em 2006 farão período de preparação na Granja Comary, em Teresópolis, visando a competição que está prevista para ser iniciada no segundo semestre. Durante esta etapa os meninos serão avaliados pelo treinador Dudu Patetuci e comissão técnica da CBF. 

 

6 – Luz mais barata

O Avaí firmou parceria com a empresa Prisma Energia Solar que explora energia com painéis fotovoltaicos. Estes painéis serão instalados no teto do Estádio da Ressacada e o funcionamento está previsto para agosto deste ano. A partir daí a energia gerada nas instalações do Avaí será usada pelo clube, diminuindo a conta de energia elétrica e o excesso será vendido a CELESC, que distribuirá aos moradores do Bairro Carianos.

 

7 – Copa do Brasil

O Avaí enfrenta hoje à noite, às 19h na Ressacada, o Athletico PR, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, desta vez sem prosas, com o time titular. Na tarde e noite de ontem 02/06 os resultados da terceira etapa da Copa do Brasil foram: Chapecoense 3 x 1 ABC, com pênalti inventado pelo arbitro Leandro Marinho da CBF; America MG 0 x 0 Criciúma; Grêmio 2 x 0 Brasiliense; Fortaleza 1 x 1 Ceara; Remo 0 x 2 Atlético MG; Fluminense 2 x 0 Bragantino e a surpresa Corinthians 0 x 2 Atlético de GO, jogo este apitado por Bráulio Machado de Itapirubá. Alem de Avaí x Athletico-PR a Copa do Brasil terá CRB x Palmeiras.

 

8 - Vôlei feminino Brasil

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Itália, nesta última quarta-feira 02/06 e de virada, por 3 sets a 1, parciais de 19/25, 25/15, 25/19 e 25/19. Foi a quinta partida das meninas na Liga das Nações os jogos servirão de teste para a seleção brasileira antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

9 - Aprendendo


Foto de Alceu Atherino

Atletas e comissão técnica do Avaí participaram, na manhã da última terça-feira (01/6), no auditório da Ressacada, de uma palestra com o instrutor de arbitragem da CBF e FCF, Cantucho João Setúbal. Foi exibido um vídeo produzido pelo diretor de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba. Segundo Cantucho João Setúbal, o Avaí foi o primeiro clube que se mostrou interessado na busca de conhecimento dos atletas sobe as mudanças e o conteúdo da regra do jogo.

 

10 – Os candidatos

Vicente Carioca, morador da Ilha há muitos anos, contestou a previsão de quantos clubes de futebol no Brasil disputam os títulos e a relação dos campeões brasileiros e me pediu um ressumo dos times que foram campeões nas últimas duas décadas. Os que disputam a Serie A deste ano: tirem Vasco e Cruzeiro na Segunda Divisão e a singularidade do título do Athletico em 2001, você chegara a relação de que estes últimos campões têm chances de conquistar o titulo de 2021: Corinthians campeão nos anos de 2005 / 11/ 15/17-; São Paulo em 2006 /07/08; Flamengo em 2009/ 19/ 20 e - Palmeiras nos anos 2016/ 18/.

 

11 – Copa do Brasil

O Criciúma recordou nesta semana a conquista de um time catarinense de uma Copa do Brasil em 1991. O Metropol e Figueirense tentaram em 1962 e 2007 e não conseguiram. A recordação está aqui.

 

12 – “Tá lá um corpo estendido no chão”


Foto: Fabiano de Oliveira

Ta lá o corpo estendido no chão; Em vez de rosto uma foto de um gol; Em vez de reza uma praga de alguém; E um silêncio servindo de amém... Em 1975, João Bosco e Aldir Blanc criaram a letra e a música: “De Frente Pro Crime”, que narra um assassinato visto de uma janela e a indiferença que a tragédia provoca nas pessoas aglomeradas em torno da vítima. Trecho desta musica serviu de refrão, usado por Januário de Oliveira, narrador gaúcho, que no tempo da TV Cultura, do Rio de Janeiro, ilustrava as transmissões esportivos dos jogos de futebol do campeonato carioca, pela “Nossa TV Cultura” que a minha geração admirou e guarda na memória. Januário de Oliveira morreu nesta segunda-feira 1/05, aos 81 anos e ficou famoso por este bordão: “Tá lá um corpo estendido no chão”, por outros bordões e apelidos que deu aos jogadores: "Taí o que você queria bola rolando"; "Acha pouco, quer mais e vai à luta"; "Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta!"; "Tá láaaaa um corpo estendido no chão"; "Cruel, muito cruel"; "Sinistro, mas é muito sinistro" e "E o goooooooooooool!" Os apelidos que caíram no gosto do torcedor foram estes - Valdeir, do Botafogo, no início dos anos 90, virou "Valdeir The Flash". Sávio, prata da casa do Fla, virou "Sávio, o Anjo Loiro".

 

13 - FFC 100 anos

No dia 12 de junho os sócios e torcedores do Figueirense irão comemorar 100 anos de existência, quando um grupo de moradores do Bairro da Figueira, junto ao porto e as docas na Ilha de Santa Catarina decidiram criar um clube de futebol que representasse o bairro. A festa e as comemorações se estenderão até o dia 12 de junho de 2022.

 

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Junho 17, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Junho 14, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Junho 10, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Junho 07, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!