Janeiro 04, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada

1 – Centenário

No Bairro da Figueira, próximo ao antigo Porto, a noite os homens do bairro se reuniam, antes de voltarem para suas casas depois do trabalho, na venda do seu Andreus Kowalski, localizada na esquina das ruas Francisco Tolentino com Bento Gonçalves. Numa noite destas, no inicio de Maio de 1921, Jorge Albino Ramos chegou com a ideia de fundar um time de futebol. Naquela noite Albino foi apoiado por Domingo Veloso, João Siridakis e Balbino da Silva. No dia 12 de Junho eles se reuniram na casa de João dos Passos Xavier, à rua Padre Roma aonde aprovaram: o nome Figueirense F.C. (moradores do Bairro da Figueira); os estatutos; as cores das camisas em preto e branco; elegeram a primeira diretoria, presidida por João dos Passos Xavier e neste ano de 2021, o presidente atual Norton Boppré lidera os festejos dos 100 anos de existência.

 

2 - Nova Empresa

Norton Boppré, atual presidente afirmou na radio CBN que no ano do centenário do clube, a diretoria está organizando uma nova empresa para administrar o Figueirense F C. Neste ano histórico espera que os jogadores atuais mantenham o clube na Segunda Divisão. Faltam seis jogos, todos como se fossem uma decisão de campeonato. O clube precisa alcançar 44 pontos. Basta três vitorias. Mas daquela turma do Bairro da Figueira, o clube chegou a ter, na administração supervisionará por Paulo Prisco Paraíso, cerca de 15 mil sócios. Hoje se resumem em: 4 mil.

 

3 – Do outro lado da ponte

Battistotti, presidente do Avaí, acredita que ainda possa, com um milagre, subir de divisão. Mas espera melhor resultado neste ano. Lamenta que as contratações, elogiadas por todos, não deram certo. Disse que deu carta branca aos homens do Departamento de Futebol, que como desculpas, disseram que contrataram jogadores com perfil de Serie A, para jogarem na Serie B. Acho que são de série C, pois se não conseguiram na B, imagina na A? Ninguém aprende a ser gerente ou diretor jogandofuebol. Jogar é uma coisa, dirigir e contratar é outra coisa. Erraram e continuam errando.

 

4 – Chico Battistotti

Disse que não será candidato a reeleição. Não estáa preparando substituto. O que disse, com falsa modéstia, é que está apto para ser gestor de futebol de qualquer clube de futebol do Brasil. No entanto há uma oposição, sem a expertise de dirigir um clube, trabalhando nos bastidores. Ele quer saber como alguém irá cumprir as promessas ao pegar um clube que teve uma queda de 50% das receitas de patrocínio, de ingressos e com perda grande de sócios contribuintes. E no final de 2021, espera que possa corrigir os erros, entregando o clube sem dividas e na série A.

 

5 – Salários Atrasados

Os salários dos jogadores de futebol no Brasil sempre estão em dia. Eles aceitam que o clube atrase o pagamento até três meses, porque se ultrapassar este prazo, os jogadores se liberam dos contratos, podendo se transferirem, de graça, para outro clube. Assim os dirigentes esperam até véspera de completar três meses, quando pagam um e deixam dois ficarem atrasados, acreditando que estão em dia. Assim seguem levando a vida e, quem você ouvir dizer, que tal clube paga em dia, estão mentindo.

 

6 - A sabedoria

Johan Klopp, treinador do Liverpool, atual campeão da Champions falou: “O Madrid ganhou duas vezes seguidas a Champions, esta outra vez na final. Eles necessitam de quatro oportunidades para marcar um gol, os outros necessitam de mais. Eles têm experiência, hierarquia dos pés a cabeça. Não tem debilidades e que o futebol não á tão fácil como muitos imaginam. Assim como aconselhar-me dizendo que o Marcelo, lateral esquerdo, sobe e deixando um corredor atrás. Pensam que seria fácil colocar o Salah ali para se medir com o Ramos, como se fosse alguma coisa fácil. Eles são frios, não se sentem incomodados, tem qualidades que impressionam e, na ultima vez que jogarmos contra eles, era a terceira vez consecutiva que estavam numa final e a quatra nos últimos cinco anos. Eles estão preparados para enfrentarem situações difíceis. Há quem ache fácil”.  Se desconfia, confira no link abaixo:

https://as.com/futbol/2021/01/01/videos/1609503903_580609.html

 

7 - Chapecoense x Brasil

O time do Brasil de Pelotas, está garantido, no próximo ano, na Série B, enquanto termina a reformado seu estádio. Conseguiu 44 pontoas sem jogadores considerados refugos de Internacional; Coritiba; Corinthians ou do Santos. Estes reforços, como disse o Battistotti: elogiados pela crônica e torcedores que não deram certo. No Brasil e na Chapecoense e,em todos que estão na frente do Avaí, não há refugos para jogarem aSerie B.

 

8 – Cristiano Ronaldo x Pelé

Cristiano Ronaldo arrancou em 2021 no mesmo ritmo: marcando gols e superando o recorde de Pelé. Na vitória da Juventus frente a Udinese marcou dois gols, e com eles ultrapassou o recorde de Pelé em partidas oficiais. Pelé na sua estatistas colocou gols marcados em amistosos, na seleção militar e paulista num total de 757 em 815 jogos oficiais. O português marcou 758 gols em 1035 partidas oficiais. Cristiano vive celebrando gols há 20 anos.

 

9 - Larry e Guga

Em 17 de janeiro de 2008 entrevistei Larry Passos e ele confirmou, naquela época, que iria com Guga até o fim. Até a última bola. “Vai ser triste quando chegar”. Larry e Guga nunca mais poderão estar juntos, como estiveram por 12 anos. Quando chegou ao fim choraram juntos e, quando olham para trás sabem que valeu a pena.

 

10 – Salario em dia e Economia

Nossos dirigentes gastam. Tanto que pagam 1 milhão por mês para um treinador e não pagam o valor do empréstimo de um jogador junto ao outro clube. São perdulários. Mas fique sabendo que um dos clubes mais ricos do mundo: Real Madrid, em virtude da pandemia, reuniu os jogadores e os convenceu de reduzirem os salários em 10%. Os dirigentes alegam que tiveram uma redução dos ingressos de publicidade, nas cotas de televisões e na presença de público nos estádios. O Real perdeu 900 milhões de euros só este ano de 2020, que terminou agora.

 

11 – Segunda Divisão

O Figueirense luta para se manter na Segunda Divisão. O Brusque é líder do seu grupo na Serie C, joga na próxima segunda-feira contra o Ituano precisando de uma vitória para ser promovido a Série B. O Marcilio Dias necessita de uma vitória para estar na serie C, enquanto que o Avaí só sobe se vencer todos os seis jogos que restam, caso contrario fica na B, porque contratou jogadores da Série A, tipo Valdívia que joga sozinho ou Ralf e Bruno Silva que se esperava mais deles. O Brusque vencendo o Ituano vai disputar o titulo da Serie C, que em SC, só Criciúma e Avaí conseguiram botar a mão na Taça.

 

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 28, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 21, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 18, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!