Outubro 07, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução

1 - Como será?

O empate com o Ponte Preta, na última terça 05, garantiu a passagem do Avaí para a Série A de 2022. Falta completar nove jogos. Como será o Avaí em 22 sob nova direção, que administrará o clube com um déficit no orçamento, segundo o Conselho Deliberativo. A eleição para indicar o novo presidente será no dia 20 de dezembro. Francisco Battistotti, atual presidente, poderá ser afastado por decisão do Conselho. A nova direção terá que pensar na formação do novo time, nas renovações, no orçamento sem dinheiro em caixa. Caso o atual presidente fique impedido por causa de um adjetivo: administração “temerária” a responsabilidade para 22 será dos novos eleitos, turma que gosta de jogador rodado, de veteranos, que escuta os corneteiros do Para Peito, que não gostam de ex-juvenil, como os que criticaram Weslei, que entrou no último jogo, e passam a mão na cabeça de Valdívia e Jadson, contratados como reforços para levarem o Avaí à Série A.

 

2 - Campeão?

Para ser campeão da Serie B de 21, o Avaí precisa vencer cinco jogos dos nove que faltam. Agora imagine se o Avaí sobe de divisão nas mãos de Francisco Battistotti? Mais uma vez, a terceira em seis anos na administração do Avaí, quando Newton Machado renunciou. Totti negociou as dívidas deixada por João Zunino e conseguiu trazer o clube até este final de ano sob o manto da pandemia, sem público no estádio. São 27 pontos em disputa contra Coritiba; Botafogo; Goiás e CRB. A turma do Conselho Deliberativo não irá gostar de enfrentar a crise com o time disputando o título de campeão. 

 

3 - Decadência, humilhação

A torcida fica indignada quando o time cai da Série A para a Série B, pouco se importa se jogadores saiam da série A para jogar em clubes da Série B, caindo de nível, baixando para jogarem em clubes, que não disputam títulos na A, que atrasam salários, clubes regionais...

 

4 - Aval para presidente

Sou a favor de que cada candidato à presidência de um clube de futebol no Brasil deva apresentar um aval, correspondente ao orçamento do clube, evitando que gaste o que não tenha, transfira dívidas para os novos dirigentes que nem os prefeitos fazem e alguns levam o clube à falência, como aconteceu com o Figueirense. E o responsável está voltando.

 

5 - Seleção contra Venezuela

Tite definiu a seleção para o jogo, nesta quinta-feira, às 20h30, em Caracas, válido pela Eliminatória a Copa do Mundo com: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Fabinho, Everton Ribeiro, Gerson e Lucas Paquetá; Gabigol e Gabriel Jesus. Jogador não tem posição, tem função na defesa, no meio de campo e no ataque.

 

6 - Centenário do Figueirense

Escolhi os melhores jogadores do Figueirense formados no clube: Edson Bastos; Pinga, Adaírton, Trilha e Felipe Luis; Almir, Roberto Firmino e Sérgio Gil; Caco, Rafael Coelho e Calico. O treinador - Lauro Burigo. E você?

 

7 - Na Série B

O filho da dona Cotinha está errado: na Série B nem todos são iguais. Pode ser parecido. E não basta jogar um pouquinho melhor pra ser promovido. Não é assim. Como posso comparar o primeiro colocado com o último da tabela? Além disso há os que têm hierarquia e a história, que influenciam o comportamento do adversário. Nunca será igual enfrentar o Cruzeiro no Mineirão e o Brusque no Augusto Bauer.

 

8 - Publicado em 28/05 - As contas

O Conselho Fiscal do Avaí, formado por Luciano Kowalski, Acácio Carreirão e Gilson Kremer, rejeitou as contas do Totti relativas ao ano fiscal 2020. A mídia deu destaque na rescisão de contrato do ex-treinador Geninho, os conselheiros não gostaram que o ex-técnico recebesse R$ 32.870,00 de salário mensal e 100 mil de contrato de imagem. Aquele por fora. Totti me disse que as contas 2020 deram um superávit de R$ 1.30 milhões.

 

 9 - Torcedores são iguais

Em qualquer parte do mundo. Veja neste vídeo como se comportaram os torcedores do Manchester United, no final do jogo, depois do gol de Cristiano Ronaldo, que deu a vitória contra o Villareal. Clique aqui.

 

10 - Direito de imagem

Vinicius Jr. tem uma equipe que o assessora e a família em Madri. Entre os assuntos, a negociação com os patrocinadores pessoais. Mas tem que consultar o sócio, o Real Madrid, que detém 50% do valor cobrado. No Brasil os clubes pagam para usar a imagem do jogador, na Europa é diferente, o clube recebe tudo que o jogador ganhar com publicidade.

 

11 - Usam o futebol para lavar

Dinheiro. O futebol em virtude da capacidade econômica que tem, serve para lavar dinheiro, como a compra e venda de imóveis, de jogadores. O futebol movimenta muito dinheiro e é difícil seguir o rastro.  Na Colômbia os traficantes usam o valor paga pelas comissões de transferência de jogadores, na origem e na chegada. Na volta à mesma coisa...

 

12 - As críticas

As críticas afetam aos treinadores? Carlos Ancelotti respondeu assim: “Podem ser justas ou injustas, mas tens que aceitá-las. Podes dizer que as críticas são ‘tonterias’, mas as vezes são justas. É normal. Minha posição é fantástica e tenho sorte de ser criticado treinando o Real Madrid, porque todos os treinadores são criticados, até os que trabalham na Terceira Divisão".

 

13- Jogos da semana

Na série B: Coritiba, Avaí, Botafogo, Goiás, CRB e Vasco disputam quatro vagas á promoção; na série A: Atlético MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians e Bragantino disputam ao título; na Copa Santa Catarina o Avaí – sem os reforços, derrotou o Criciúma por 3 as 1 em Criciúma, gols de Alemão, Fagner e Jô, para o adversário marcou Hygor; na primeira semifinal da Copa das Nações a Espanha bateu a Itália, em Milan por 2 a 1, com Gavi de 17 anos jogando pelos espanhóis. O adversário da Espanha na final sairá do jogo de hoje (07) entre Bélgica x França – 15h45 com TV e a noite na TV: Venezuela x Brasil, Uruguai x Colômbia, Paraguai x Argentina, Equador x Bolívia e Peru x Chile. Brasil, Argentina, Uruguai, Equador estão na frente, a Colômbia na repescagem à Copa do Mundo de 2022, que será disputada em dezembro no Catar. 

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 21, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 18, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 14, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!