Janeiro 10, 2022

Porque ele tem direito e os outros não tem?

Porque ele tem direito e os outros não tem?
Foto: Reprodução/Instagram

Se trata de um opinião a respeito de um fato, que não posso mudar, mas posso pular no barco ou na água. Preferi o barco. É preciso considerar o interesse coletivo dos habitantes da Austrália sobre todo o barulho que "Djoko" faz na mídia e redes sociais, por que o esporte se converteu em um espelho do comportamento social e, um fato comum nas fronteiras, não teria a importância e a relevância que adquiriu se fosse com uma pessoa menos famosa tentando entrar na Austrália. Neste caso temos que considerar que a visibilidade do esporte projeta valores sociais e de conduta sobre a sociedade, refletindo um fenômeno de entretenimento que se converteu em uma enorme plataforma de projeção e repercussão social. Mas tenho que considerar que se deve obedecer a exigência estabelecida pela legislação de um pais soberano[i]. A organização do evento não poderia passar por cima da legislação do país. O mundo precisa saber que há muitos estrangeiros vivendo em centros de refugiados por tentarem entrar em um país sem obedecer as leis. Na fronteira do México há brasileiros tentando entrar nos USA sem visto de entrada. "Djoko" não é melhor do que ninguém. O resto é política de negar ou aceitar uma lei[ii]. Este é meu barco!

 

2 - Avaí, Banco e compra

O clube não está à venda. Você que ficou sabendo que os que estavam com o pagamento atrasados receberam parte do que o clube devia. Mas este dinheiro não foi da venda do clube, sim de um adiantamento da cota da TV e de um empréstimo junto ao banco Daycoval, localizado na avenida Beira-mar. Pelo que sei banco não compra clube de futebol, empresta dinheiro e cobra juros de valor do mercado, bem diferente dos mecenas que emprestam dinheiro aos clubes de futebol a perder de vista.

 

3 - Apesar do empréstimo e do adiantamento

Os dirigentes do Avaí contratam. E Claudinei disse que quer trabalhar com três jogadores para cada posição e com mais cinco jogadores oriundos do time sub-20. A CBF permite a inscrição de 27 jogadores e Claudinei quer três para cada posição, ou seja 33 jogadores e mais cinco sub-20: 38. No ano passado ele tinha na lateral esquerda Diego Renan, João Lucas e um terceiro que não lembro o nome; na direita três – Edilson e Yuri. Quando o Edilson não jogava, Claudinei deslocava Diego Renan para a direita, preterindo o Yuri o reserva e entrava com João Lucas no outro lado. Imagine se o segundo não servia, o que posso dizer do terceiro reserva. É muita gente gastando agua, papel higiênico e luz, sem falar dos salários.

 

4 - Avaí espera...

Pelo dinheiro de uma possível transferência de Raphinha para o Liverpool ou Bayern de Munique. Mas quem ganha mesmo é o Deco, intermediário. Segundo o Estatuto dos Jogadores na FIFA é necessário a presença de um agente em qualquer transferência de um clube para o outro. Raphael Dias Belloli, o Raphinha é uma estrela no Ledds United, jogador formado no Avaí, negociado para a Europa sem ter atuado no time titular. Os treinadores que passaram pelo clube nunca o enxergaram, indicando conhecidos. Marcelo Bielsa, não quer a saída do jogador. O presidente Andrea Radrizzani e Deco negociam e com os clubes interessados que seriam o Liverpool e o Bayern de Munique. A plataforma digital da TNT Sports no Brasil especula que o valor do negócio pode chegar a 50 milhões de libras. O Leeds anunciou no diário Metro que deseja ampliar o contrato de Raphinha. A direção do Avaí deseja que ele seja negociado para receber 0.5% do valor da transferência, obedecendo o mecanismo de solidariedade ao clube formador.

 

5 - Figueirense tem jogo em segredo

O primeiro jogo treino do Figueirense será hoje, dia 10 de janeiro às 15h30, no CT do Cambirela contra o São José do Paraná. O treinador Junior Rocha pediu para que a direção fechasse o treino aos jornalistas e a torcida impedindo-os de assistirem aos jogos treinos. Pois está marcado outro para sexta-feira, dia 14, também ás 15h30 diante do Brusque no mesmo local..

 

6 - Idolo é esse: Marcelo

Chegou ao Real Madrid aos 19 anos, oriundo do Fluminense e esta saindo neste inverno, em junho quando termina a temporada na Europa. Vejam os numeros! Marcelo é dono de dois clubes de futebol; um em Portugal – o Mafra e outro no Brasil, cujo o nome é mantido em segredo. Até agora 604 jogos, 33 trofeus, 47 gols e... Um profissional que foi bem pago para jogar futebol e treinar quando exigido.

 

7 - Fabio, Ronaldo e $

 

Até eu choraria por R$ 10 milhões. O Cruzeiro tem uma dívida com o goleiro Fábio, que está na fila de credores, antes do Ronaldo Nazário comprar o clube e transforma-lo em uma SAF. Os débitos em aberto aos jogadores devem ser quitados pelo Cruzeiro, a medida que a S/A for pagando 20% de suas receitas e 50% dos dividendos, no final de cada ano. Para receber o que o clube deve, há uma fila de credores (Edilson do Avaí é um deles). Aqui a história muda, por que no caso do Fabio, se ele assinasse com a SAF do Ronaldo, o goleiro teria direito de receber estes 10 milhões imediatamente, o que não ficou acordado. Fábio vive a mesma situação dos jogadores que atuaram pelo Figueirense, no tempo da Elephant e só irão receber e dentro de acordo com a fila depois do acerto no pedido de "concordata". O ídolo Fábio queria receber agora os 10 milhões. Eu choraria também.

 

 

8 – Fakenews. As redes sociais aceitam tudo

 

Torcedor não dorme e fica imaginando, na sua ilusão, como gostaria de como seria a camisa do time e quem o patrocinasse. Nesta semana um deles divulgou uma nota dizendo que a AIA, uma empresa de seguros no Oriente, assinaria um contrato com o Avaí e com o Tottenham da Inglaterra. Para os ingleses o valor foi de 380 milhões de libras por cinco anos e para o Avaí 30 milhões de reais. Vizinho torcedor do Figueirense lascou: "Essa AIA deve ser aquela loja de aluguel de trajes para casamento da Avenida Rio Branco?"

9 - Um campeão da Europa e Santa Catarina

O Nottingham Forest venceu o Arsenal do Gabriel do Avaí por 1 a 0, jogo valido pela terceira fase da Copa da Inglaterra, jogo realizado neste domingo dia 9. Este clube de futebol tem ligação com Santa Catarina e com o Arsenal. Giuseppe Garibaldi lutou pela unificação da Itália, junto com Giuseppe Mazzini em 1833. Como perderam as batalhas e antes de ser preso Garibaldi fugiu para o Uruguai, onde criou uma brigada com o nome de Mil Camisas Rojas. Ao voltar, depois de muita luta, conseguiu a unificar a Itália em 1860. Garibaldi lutou no Rio Grande do Sul e em Santa catarina contra as forças do Império. Em Laguna conheceu Ana, que chamava de Anita e se antes se apaixonou. A história que você sabe.  Neste tempo na Inglaterra já se jogava futebol e em Nottigham, no ano de 1865, a direção do Forest quando fundou o time, adotou a cor vermelha na camisa por simpatia ao grupo de Garibaldi. Em 1886, trabalhadores da fábrica de armas em Londres fundaram o Arsenal. Fred Bearsley escreveu uma carta ao presidente do Nottigham, Herbert Chapman pedindo um jogo de camisas, vermelha, como a brigada de Garibaldi. O Nottingham foi campeão da Europa em 1979 e 1980 e em 1999 caiu de divisão e não consegue voltar.

 

10 – Primeira rodada do Estadual

Inicia no dia 22, um sábado em Chapecó entre a Chapecoense x Barra e segue no domingo dia 23 com os seguintes jogos: Figueirense x Joinville: Concordia x Brusque; Marcílio Dias x Avaí; Camboriú x Próspera e Hercílio Luz x Juventus. A segunda rodada está marcada para o dia 26, uma quarta-feira e no dia no dia 30, a pedido do Avaí a FCF marcou o jogo válido pela Recopia Catarinense entre o Avaí x Figueirense, às 21h30 no Estádio da Ressacada em jogo único.

FIM

 

 

[i] Porque tu quando tens que entrar na Austrália deves apresentar passaporte com visa e atestado de vacina e, Djoko não? Porque é um jogador de tênis? É tão estrangeiro como tantos que querem entrar na Austrália, onde vive a Petra Mafalda filha do Antônio Carlos Mafalda, fotojornalista.

 

[ii] "É decepcionante ver Novak Djokovic, com um grande número de seguidores em nível mundial, alimentando o asceticismo sobre as vacinas. Mas não podemos confiar só nas figuras públicas para mostrar liderança, principalmente quando a saúde mundial está em jogo", Gabriel Rufián, político catalão

 

 

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 20, 2022
Exclusivo

Nossa Jogada

Janeiro 17, 2022

Nossa Jogada

Janeiro 13, 2022

Nossa Jogada

Janeiro 06, 2022

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!