Outubro 11, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução

1 – O Melhor do Mundo em 2021

Quem vota nos 30 nominados para o melhor jogador (Ballon D’Or), as 20 nominadas para a melhor jogadora (Women’s Ballon D’Or), os 10 nominados para o melhor jovem (Kopa Trophy) e os 10 para o prêmio de melhor goleiro (Yachine Trophy). O meu candidato é Benzema, mas há quem vote em Messi, Cristiano, Mbappé e Neymar.

 

2 - Mundial 22

Chiko Konesky escreve depois do empate entre Colômbia 0 x 0 Brasil e vitória da Argentina, por 3 a 0, sobre o Uruguai: “Quem assistiu à tarde França x Espanha, na decisão da Liga das Nações, e olha Brasil x Colômbia e Argentina x Uruguai só pode ter certeza que o Brasil não chega a final na Copa 22.” Calma Chiko...

 

3 - A melhor do momento

É a França. Segundo Luis Henrique, treinador da Espanha, os franceses têm individualmente a melhor seleção do momento. Concordo. Mas a seleção brasileira e argentina entram sempre como favoritas junto a Alemanha e Itália. Entendo que França, Inglaterra e Espanha andam na frente.


Reprodução

 

4 - Impedimento

Contra a Espanha, claro que considerei. Você deve ter dito que, nem o VAR foi acionado, no segundo gol da França contra a Espanha, no jogo decisivo da Copa das Nações. Revendo o lance, Mbappé foi lançado, corre em direção a área, e sem interferir no lance em que o zagueiro Eric Garcia, da Espanha, tenta cortar o passe, toca na bola e ela passa. Mbappé muda de direção, chega antes do goleiro, da uma pedalada e desliza o “balão” para a rede. Gol legal. É a regra: se o zagueiro não tivesse interferido e tocado na bola, o auxiliar assinalaria e o árbitro teria que apitar impedimento.

 

5 - Tite e as críticas

Não dá para escutar as entrevistas do Tite. Enjoa e parece um padre imitando um psicólogo. Independente da prosopopéia, o time dele é líder. Tem aproveitado novos jogadores e nas coletivas os caras chegam perguntando quando ele vai sair; os paulistas querendo jogadores paulistas; cariocas querendo cariocas e flamenguista todo o time do Flamengo, com o Renato Gaúcho no lugar dele.

 

6 - O Palmeiras

Está na final da Copa Libertadores. O que você gostaria que seu time disputasse: o título da Libertadores ou o Brasileiro? A torcida não perdoa cada derrota no brasileiro, mas não está satisfeita em ver o time, pela segunda vez, numa final da Copa. Os pessimistas acreditam que por enfrentar o Flamengo, já perdeu. Veja: Atlético MG, Flamengo e Palmeiras, deles sairá o campeão brasileiro de 2021. O torcedor quer o título 10 rodadas antes do fim.

 

7 - Bola de ouro catarinense


Reprodução

Saiu no Facebook colocado pelo Messi Do Alecrim – Futebol Catarinense das Antigas, e interferi citando que Toninho que saiu da Agronômica para jogar no Avaí, Figueirense, Palmeiras, Colo Colo, Corinthians e Avaí e neste percurso jogou mais do que o Mickey, que passou pelo Fluminense.

 

8 - Arrumando lugar

Neste time acima para o Falcão. Pois lembro que o Santos FC tinha um meio de campo assim: Zito, Mengálvio e Pelé ou naqueles tempos se escalava um ataque desta maneira: Dorval (7), Mengálvio (8), Pavão (9), Pelé (10) e Pepe (11). Quero dizer que o Mengálvio nunca foi um 5 e sim um 8 e que Zenon e Falcão, por onde jogaram, sempre foram 10 e um deles nunca negou a sua origem.

 

9 - Os melhores catarinenses

Nesta relação dos melhores jogadores de futebol, que nasceram em Santa Catarina, podem acrescentar esta lista: Veneza, Altair, Tenente, Ratinho, Jonas, Juarez, Totô, Sávio, Ladinho, Áureo Malinverni, Gainetti, Beto Fuscão, Maicon Librellato - o outro nasceu no RS, Sérgio Gil, Leônidas, Nelinho, Teixeirinha, Adairton...

 

10 - O melhor número 5

Para jogar de 5, com Mengálvio e Zenon, numa seleção dos melhores de SC, você pode escolher entre os verdadeiros 5: Badeco, Nelinho, Jorginho, Eduardo Costa e Almir, este campeão brasileiro pelo Coritiba e São Paulo.

 

11 - Como vou esquecer

Numa relação dos melhores, não se pode esquecer do Lico, campeão do mundo com o Flamengo e do Rebato Sá, campeão brasileiro com o Grêmio.

 

12 - Centenário do Figueirense

Escolhi os melhores jogadores do Figueirense que vieram de fora: Nilsão; Paulo Sérgio, Nelson, Chicão e Vacaria; Sergio Lopes, Henrique e Fernandes; Edmundo, Albeneir e Volmir. Treinador que veio de fora? Jorge Ferreira.

 

13 - Mbappé

O “passe”, era um instrumento que os clubes prendiam um jogador eternamente, a não ser que o presidente negociasse o “atestado liberatório” com outro presidente. Na era do amadorismo, o atleta que trocasse de agremiação teria que cumprir um estágio de um ano. No futebol profissional os clubes concordaram com o pagamento do passe, uma indenização, prevalecendo o espírito amadorista. Nos anos 1989/90 do século passado, surgiu a lei Bosman que liberou os jogadores para negociar uma transferência de time, em seis antes do final do contrato. Aí eles se venderam para os empresários.

 

14 – Twitter de madrugada

Troquei a noite pelo dia e, foi quando escutei dois comentaristas dizerem que Messi, Neymar Jr e Mbappé teriam que ajudar na defesa. Como? Eles foram contratados pelo PSG para atacarem e marcarem gols. A cultura do futebol brasileiro, agora o moderno, é defender, para depois discutir estatísticas, sem se dar conta de que a única que vale: é bola na rede.

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 21, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 18, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 14, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!