Novembro 11, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
O Metropol de Dermal Gramacho, treinador: Piloto, Nadir, Tenente, Paulo Souza, Gibi e Rubens; agachados Calita, Idésio, Madureira, Silvio e Galego.

1 - Inesquecível

Dia 13 de setembro de 1964, um domingo, eu estava no Estádio Adolfo Konder, eu e quase todos na Ilha que gostavam de futebol, para assistir: Metropol 2, Grêmio 0. O Metropol era um time de caráter estadual. Vi Madureira “roubar” uma bola do goleiro Alberto e fazer o primeiro gol, na trave dos Eucaliptos. Paulo Souza, um dos zagueiros, dar um “chapéu” no Lumumba, ponteiro do Grêmio, bem junto ao “corner” a direita, do “gol” das bandeiras, sob o testemunho da sede da FCF, que funcionava no velho Campo da Liga, próximo ao bar, frequentado pelo Hélio Lange, chamado de a Toca do Leão. Inesquecível. O adversário está na foto abaixo.


O Grêmio de Ortunho, Cléo, Altemir, Alberto, Áureo e Airton; agachados – Paulo Lumumba, Joãozinho, Alcindo, Sérgio Lopes e Vieira (Vi).

Com o dois a zero, o Metropol ganhou o direito de enfrentar o Botafogo, na sequência da Taça Brasil. O público foi de 7.500 pessoas, o árbitro – o gaúcho Agomar Martins, a renda registrou Cr$ 4.414 mil e os gols foram marcados por Madureira e Idésio.

 

2 – Brasileiro 2021

Na Série A, não há como tirar o título do Atlético Mineiro nestes nove jogos que faltam. O segundo lugar será disputado em Flamengo e Palmeiras, estes que no dia 27 disputarão o título da Copa Libertadores em Montevidéu. A Chapecoense está rebaixada enquanto que Grêmio, Sport, Juventude, Bahia, Atlético GO e São Paulo ainda disputam a salvação. Na Segunda Divisão - Botafogo, Coritiba, Avaí, Goiás, CRB, Guarani e CSA disputam as quatro vagas à promoção e o título nos três jogos que restam.

 

3 – Eleição e inscrição

Os candidatos a eleição para presidente do Avaí F C, que será realizada no dia 4 de dezembro, terão até o próximo domingo dia 14/11, para fazerem a inscrição das chapas e dos conselheiros. Até lá os candidatos não sabem se irão dirigir um clube na primeira ou na segunda divisão. Quando acontecer a eleição os eleitores saberão.

 

4 - Estadual 2022

Começa no dia 23/01/2022, e a primeira fase vai até o dia 06/03, quando quatro clubes encerram a temporada. Do dia 13/03 até 20/03, outros quatro irão parar de jogar; entre os dias 23/03 e 27/03 mais dois param e dois disputarão o título nas datas: 30/03 e 03/04. Como estes clubes irão pagar as contas e revelar jogadores? O contrato de cada, por lei, tem a duração mínima de três meses. O torneio dá prejuízo e aumenta as dívidas e processos trabalhistas. É o que provoca os regionais.

 

5 – Mata-mata

Tem gente que ainda quer que o campeonato brasileiro de futebol seja disputado no formato de mata-mata. Há quem não se contenta com os estaduais, Copa Libertadores e Copa Sul-americana. Imagine se campeonato brasileiro deste ano fosse disputado no sistema mata-mata, eu lhes pergunto o que estariam fazendo, nos últimos três meses e nos dois meses seguintes, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Vasco da Gama, São Paulo e Ponte Preta?

 

6 - Quero entender

A seleção brasileira de futebol joga hoje à noite (11/11) contra a Colômbia, às 21h30, pela classificação ao Mundial do Catar, que será jogado em dezembro de 2022. Tite, o treinador, na véspera do jogo, pediu paciência com Vinicius Júnior, convocado em substituição a Roberto Firmino. Vinicius Jr. é titular do maior clube de futebol do mundo, é uma das estrelas, atração e idolatrado pela torcida do Real. Aos 21 anos já disputou Champions, enfrenta adversários de Copa do Mundo e vem o treinador da seleção brasileira pedir para ter paciência? Eu é que preciso ter paciência. Vini Jr. é uma realidade, só Tite ainda não acredita.

 

7 – Jorge Valdano sobre Vini Jr.

Diferente de Tite. Leia: “Vinicius tem a vontade de ser diferente. Para triunfar no futebol, tem que ter condições naturais e muito mais. Muito valente, muito inteligente, muito liso, muito decidido. Vinicius entra nesta relação e poucas vezes vi alguém com tanta decisão. Ele não conhece a dúvida”.

 

8 – Copa Santa Catarina

O Figueirense, no primeiro jogo válido pelo título da Copa Santa Cataria 21, empatou em zero a zero com o Juventus de Jaraguá do Sul. A decisão será na segunda-feira, dia 15, ás 16h, um feriado, e jogado no Estádio Orlando Scarpelli. Outro empate dará o título ao time do Estreito.

 

9 - Cor da estrela

O título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2021 está em disputa nos três jogos que restam. O Avaí pode ser campeão da série B, e eu queria saber qual a cor da estrela que seria aplicada no distintivo da camisa. Já existe uma de cor amarela, que simboliza a conquista da Série C de 1998. Se colocarem outra amarela ao lado desta, pela conquista da Série B, estarão dando o mesmo valor a uma e a outra.

 

10 – Benfica x Chapecoense

Nossos olheiros nunca veem e nunca apostam em jovens, nascidos em Santa Catarina. Sempre preferem veteranos. Mas os olheiros do Benfica descobriram e querem Tiago Coser, 17 anos, completa 18 em janeiro, zagueiro do time de juniores da Chapecoense. Os portugueses pagam 1,4 milhões de euros, equivalente hoje a R$ 9,2 milhões para levarem Tiago à Lisboa. Assim levaram o goleiro Rafael Chapecó para o Grêmio.

 

11 - Normas de Xavi Hernandez

Qual é a primeira preocupação do novo treinador do Barcelona? "Meu primeiro defensor é o atacante e meu primeiro atacante é o goleiro. Todos têm que saber o que cada um faz durante um jogo de futebol”.


Reprodução/Barcelona

 

12 – Imagem

Vocês sabem que os jogadores recebem por um direito de imagem, que o clube paga, mas nenhum deles sabe o que significa a palavra imagem. Acreditam que é um salário por fora. Nenhum deles se comporta em campo durante um jogo, ou depois dele, como um profissional, muitos terminam o jogo se tapeando, fingindo, iludindo o árbitro como se o público em casa, que paga para ver, não percebe. A FIFA estabeleceu normas como manter um fair play e respect durante e depois do jogo. Os dirigentes não transferem estas normas aos jogadores. Pois Xavi distribuiu 10 normas aos jogadores do Barcelona, uma delas diz o seguinte: “Jogadores devem zelar pela imagem. Serem exemplos”.


Reprodução

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 29, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 22, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 18, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!