Novembro 15, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução

1 - Copa do Mundo 22

A cara de Cristiano de decepção por não conseguir a classificação ao mundial diretamente, porque a seleção de Portugal terá que disputar a repescagem na Europa para que possa ir ao Catar 22. Neste último domingo, dia 14, a Servia virou o jogo e se classificou no lugar que parecia ser de Portugal. Além da Servia estão classificadas as seleções da Alemanha, Croácia, Dinamarca, Bélgica, Catar e Brasil. Apesar da seleção brasileira estar invicta, só leio e escuto críticas ao treinador Tite, que colocou a seleção com antecedência no Mundial do Catar, sem ter perdido um jogo. Mas por presunção, jornalistas e torcedores pessimistas, acreditam que o “Brasil” dirigido por Tite não ganhará a Copa do Mundo. Há quem acredita que esse torneio foi feito para os brasileiros ganharem.


Reprodução

Nesta terça-feira, às 20h30, na cidade de San Juan, no interior da Argentina, a seleção brasileira enfrentará os argentinos, já classificada. No time sai Gabriel Jesus, entra Cunha; Thiago Silva da lugar a Militão e Fabinho substituiu Casemiro. Neste clássico a seleção brasileira, invicta, joga para aumentar os 34 pontos conquistados até aqui. A Argentina tem 28 e a TV Globo transmite o jogo, em aberto para todo o país.

 

2 - O Figueirense 

Necessita de uma ideia, de ilusões, porque é um dos poucos clubes, que para encher o vazio que vive, precisa reencontrar a uma ideia, como tiveram Thomaz Chávez Cabral, José Mauro Ortiga, Heitor Ferrari, Nivaldo Machado. Será no encontro da sua história que o clube encontrará o caminho para a ressureição. Hoje, neste dia 15/11, joga contra o Juventus, no estádio Orlando Scarpelli, às 15h, em disputa do título de Campeão da Copa Santa Catarina 2021, o que lhe garantirá a vaga à Copa do Brasil 22 e direito de disputar a Supercopa, na abertura do Estadual do ano que vem, contra o Avaí, campeão estadual de 21. Ramon Abatti Abel apitará o jogo.

 

3 - Estádio

Há quem acredite que o nome Figueirense foi em homenagem a uma árvore e não ao bairro da Figueira, onde viviam os “figueirenses”. Há também quem acredite que o seu Orlando Scarpelli, caixeiro viajante, que vendedor de loteamentos, doou uma extensão de terra, onde se construiu o estádio, construído e reconstruído com dinheiro público, financiado pelo governo do Estado. Por acaso você sabe o que passa por baixo do gramado?

 

4 - Jair Dinamarca

Do meu amigo e leitor: “os jogadores brasileiros só respeitam os árbitros quando jogam na Europa. No Brasil só faltam tomar o apito dos juízes. Simulam, provocam cai cai, faltam ao respeito ao árbitro, ao adversário e ao público. Se o adversário fizer uma firula, param o jogo”.

 

5 - Eleição no Avaí

Ontem, domingo, dia 14 de novembro, foi encerrada as inscrições das chapas que concorrerão à eleição a presidente do Avaí, em 4 de dezembro. A comissão eleitoral composta por Marcos da Silva, Alessandro Abreu e Marcos Andrey referendaram as inscrições de três chapas: 1 – É povo, é gente: Carlos Bonatelli e Gilson Kremer representando a Mancha Azul; 2 – Avaí Centenário: Júlio Heerdt e Bruno Comicholi e a 3 – Avaí Vencedor – Francisco Battistotti e Amaro Lúcio. Que o resultado da eleição não leve o Avaí a transitar pelo mesmo caminho que o Figueirense percorreu.

 

6 - VAR e Gaciba

A demissão do Gaciba do comando da arbitragem na CBF, foi por pressão de clubes. Com esta decisão a CBF enfraquece o departamento. Os árbitros estarão inseguros. Tudo por discutirem decisão do VAR, um instrumento usado para melhorar e diminuir os erros de arbitragem. Eu pergunto se o Gaciba como gaúcho e pelotense, não ajudou ao Brasil de Pelotas e o Grêmio a não caírem.

 

7 - Direito de imagem

Os jogadores de futebol no Brasil recebem por direito de imagem, mas não sabem o que é isso significa. A cada jogo dão uma demonstração de como não se deve comportar, manchando as imagens dos patrocinadores, dos adversários e do clube. Além disso, usando o prestigio e a imagem para fazerem propaganda de chuteiras de graça, sem beneficiarem os clubes que deveriam receber algum dinheiro em troca. Menos o Betão.

 

8 - Há quem acredite

Primeira contratação da era Guardiola: Daniel Alves, 25 anos. Primeira contratação da era Xavi Hernandez: Daniel Alves, 38 anos. Duas frases, dois pares de dados. Cabe muita reflexão. Sem dinheiro o Barcelona procura uma identidade com o passado; busca orientação para os jovens jogadores e apoio a Xavi, cometendo os mesmos erros que nossos clubes. Aos 38 anos Daniel que ir ao Mundial e vai jogar, praticamente de graça, até ser convocado por Tite. Daniel, sem sua plenitude física, pode jogar por manchar a história do melhor lateral direito, o que conquistou mais títulos e o de sócio ideal de Messi. Quando chegou disse que vai deixar a alma para ir ao Mundial. Veja aqui.

 

9 - Ping Pong

Toda vez que o zagueiro e o goleiro chutam a bola para o campo do contrário, isto não é futebol é ping pong e, preste atenção, sempre a bola de um chutão cai no pé do adversário.

 

10 - Repescagem mundial 22

As 12 seleções europeias terão que jogar a repescagem para o Mundial em seis semifinais e três finais, em disputa única. Os anfitriões serão as seleções melhores classificadas nesta etapa de grupos. Os locais das finais serão escolhidos por sorteio. Os três ganhadores estarão no Catar 22. As semifinais serão de 24 a 25/03 e as finais de 28 a 29 de março de 2022.

 

11 - Fluminense

Yago Felipe é titular absoluto no meio de campo do Fluminense, aqui no Figueirense foi criticado abertamente pela torcida, como fazem a do Avaí com relação a Getúlio. Quando eles alcançarem prestigio e glória, estes mesmos torcedores se orgulharão, depois de desmerecer, por terem sido formados no clube, que dizem amar.

 

12 - Avaí bicampeão

A equipe do Avaí Sub-20 conquistou o bicampeonato estadual, após cobranças nas disputas de pênaltis, realizadas neste domingo (14), em Criciúma. No primeiro jogo o Avaí venceu por 1 a 0, no Estádio da Ressacada e, neste domingo, perdeu pelo mesmo placar em Criciúma.


Reprodução

 

13 - “Estamos no Mundial”

Veja como a mídia espanhola divulgou a conquista da vaga ao Mundial do Catar, após vitória por 1 a 0 sobre a Suécia. Assim: 

Reprodução

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 29, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 22, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Novembro 18, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!