Nossa Jogada

1 - Racismo
Eu não sei e não ouvi. Publicaram um áudio de uma denúncia de racismo sobre o Neymar Jr.. Vi as imagens da TV. O comportamento de alguns jogadores não foi exemplar. Uma vergonha o que protagonizaram no encontrão de PSG e Olimpique. A rivalidade entre Marselha e Paris remonta a Revolução Francesa; a guerra com a Argélia; a Marselhesa; o hino e a imigração segundo a história da França. O Olimpique de Marselha é o único clube francês com título na Champions[i]. O PSG é um clube com raiz estrangeira, instalado em Paris, a capital cujas elites intelectuais miram o futebol como coisa de provincianos. Neymar pegou dois jogos por agredir Álvaro, a quem acusa de racista. Este será investigado.
2 - Gabriel Guimarães aqui ficou e castigo
Assisti a estreia de Gabriel Guimarães no Arsenal contra o Fulhan FC. Na foto acima com a camisa do Lille. No jogo marcou um gol de cabeça, disputa válida pela Liga Inglesa. Torcedores do Avaí ficaram felizes. Estes são os primeiros que vaiam os juvenis e aplaudem os velhos de segunda mão que chegam ao clube. Esta transferência do jogador avaiano do Lille para o Arsenal, deixou o presidente Battistotti feliz com o dinheiro que recebera, pelo mecanismo de solidariedade pela formação do atleta. Gabriel começou a jogar futebol profissional no Avaí.
3 - Raça e cor da pele
Atenção a estes nomes: Wanderley Luxemburgo, Roger Machado, Gentil Cardoso, lula Pereira, Gradin, Paulo Silas, Serginho Chulapa, Clarence Seedorf, Tim, Zé Carlos, Pingo, Frank Rijkaard, Didi, Francisco Maturama, Jean Tingana e Andrade, este campeão em 2009 pelo Flamengo. Todos eles têm uma coisa em comum: a cor da pele.
4 - Racismo que aprendi
Segregação[ii], lugar no banco de trás dos ônibus, banheiro separado, não frequentar os mesmos lugares que os brancos, escolas diferentes... O que escuto me aprece ofensa racista não ato de racismo[iii]. Escute bem o que andam falando sobre o treinador do Flamengo. São os mesmos que falam em racismo no futebol. Eu penso que quando alguém chama o outro de negrão, quem se ofende são os brancos. Os mesmos que chamam outros de alemão, argentino de gringo, nordestino de “paraíba”, baiano de preguiçoso, gaúcho de gay...
Eu desculpo o outro que, na hora da raiva, ofende a mãe, o pai, a vovó e até se refere a cor da pele. Racismo existia nos USA e na África do Sul, no Brasil chamo de preconceito racial e social. Não esqueça que os brancos, que viviam anos ou nasceram na África, foram jogados no mar de volta para a Europa.
5 - Tour de France
É um tour de bicicleta por todo o país. Ciclistas profissionais disputam etapas de velocidade, resistência, contra o relógio e escaladas pelos Pirineus e Alpes, por este imenso jardim que é a França. A paisagem me enche os olhos e vontade de estar lá. Época também de reencontrar o Afonso Gentil Ramos, ex-ciclista, com ele viajo nas bikes de Franco Sala, Milton Dellagiustina e Samuel Santos, este último correndo em “bicicleta” pelas ruas da cidade, nas provas de Volta ao Morro.
Mas o Tour de France sabe? Envolve 176 ciclistas divididos em 22 equipes competindo em 21 etapas percorrendo pela Franca 3.484,2km. O tour gera riqueza e empregos. A cada final de etapa, seja numa montanha ou dentro de uma cidade, ocorre a “competição”. A festa termina, domingo em Paris, nos Champs-Élysées.
6 - Recado
Para o Battistotti e para o Boppré: um time de futebol para participar de uma temporada de oito meses não necessita mais do que 18 jogadores, o resto completa com juvenis. Me diz se os reservas do Betão ou do Alemão jogam mais do que eles? Imagine o reserva do reserva do Betão e do Alemão se jogam alguma coisa?
7 - Volta do Público
Aos estádios, que tal assim: nas sociais cabem 4.000 torcedores, então uns 400 podem separados, com cadeira marcada, assistirem aos jogos nas sociais. Quem não obedecer ao “regulamento” e não sentar nos lugares marcados: rua como era no cinema. Nesta sexta-feira, o Allianz Arena do Bayern abrirá as portas para os torcedores, quando enfrentará ao Schalke. Serão permitidas 15 mil pessoas, onde cabem 75 mil torcedores.
8 - Segunda Divisão
Time de segunda: jogadores de segunda dispensados pelos grandes; treinador de segunda; estádios de segunda e arbitragem de segunda. Querem o que na Segunda Divisão? Árbitro da FIFA?
9 - Pênalti
O Núcleo de Inteligência do Avaí – os outros não têm ou não são, elaborou um vídeo sobre os lances reclamados no empate com o Confiança na terça-feira, com razão se na Segunda Divisão tivesse VAR. Não tem. Então ficará apenas no registro de que nas imagens enviadas pelo Avaí, o árbitro errou. Ser humano é assim: erra. O Gaston não errou a cobrança de pênalti? Isto é futebol. O Avaí já teve a seu favor gol ilegal e o estádio festejou. E a vida é assim: um dia erram contra, noutro erram a favor.
Neste jogo e no pênalti, menos mal que o Valdívia salvou o Gaston, senão o Geninho estaria reclamando até hoje. Ah, e preparador de goleiro não tem nada que interpelar o árbitro no meio de campo, ao final da partida.
No jogo do Avaí o pênalti que era uma cobrança de “Copa do Mundo” e o Gringo foi para a bola como se estivesse participando de um rachão.
10 - Figueirense
Lucas, aos 32 anos, lateral direito formado no clube, anunciou que encerrou a carreira de jogador profissional. Ele chegou à seleção brasileira como André Santos e Felipe Luis também formados no clube. Mas ainda há torcedores e dirigentes que acreditam em trazer jogadores reservas ou dispensados de times paulistas irão transformar o Figueirense em um clube de Primeira Divisão. Penso que é como o Guarani da Palhoça, formar um time com ex-jogadores de Avaí, Criciúma e Figueirense.
11 – Brusque x Ceará
Terminou com uma derrota de dois a zero, resultado difícil de reverter em Fortaleza. Brusque tem agora 33 jogadores, que continuarão defendendo o clube no brasileiro da Série C. A Copa do Brasil parece que terminou. Como gostam de gastar dinheiro, vendo o Baianinho, jogador de futebol de salão, jogando contra a Chapecoense e contra o Ceará. Deve ser um belo jogador de treino. No futebol brasileiro tem treinador de goleiro, mas não tem treinador de atacante para fazer gols.
[i] https://videos.marca.com/v/0_gjsryp78-el-marsella-saca-a-la-luz-una-agresion-no-vista-de-neymar-antes-de-pegar-a-alvaro?uetv_pl=futbol-internacional&count=2
[ii] Uma Historia Americana, The Long Walk Home, 1990, com Sissy Spacek e Whoopi Goldber.
[iii] Green Book: o Guia com Viggo Martensen e Mahershala Ali no canal HBO Mundi.