Abril 19, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução

1 - Clube Estado

O passado não é o presente. Sobre o futebol mundial sinto como se as folhas fossem caindo, com o vento e a chuva, neste outono mais uma vez especial. Veja que neste grupo de clubes de futebol finalistas da Champions, apenas o Real Madrid sobrevive graças aos seus sócios, a venda de ingressos, negociando com a televisão e através de campanhas de marketing. Os outros: dois são clubes sustentado pelos estados: Catar e Emirados Árabes e o outro, por um bilionário russo, instalado em Israel.

2 - Talentos

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da Superliga, falo logo a seguir, entendeu desde o primeiro dia que o talento atrai dinheiro, com isso espectadores. Espectadores mais dinheiro e o dinheiro mais talentos.

3 – Estadual

Falta um jogo para definir os oitos classificados: o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto. Quem vencer continua até ao final. O Figueirense não está garantido e o Criciúma pode ser rebaixado. Enquanto que o primo pobre; o Próspera está entre os oitos. O Criciúma enfrentará o Avaí no dia 21, precisa vencer. O Figueirense necessita ganhar ou torcer para que Concordia, Hercílio Luz e Criciúma não vençam. Quarta-feira define os oitos e os dois rebaixados.

4 – Amadores

Na disputa da Libertadores, cada clube pode inscrever 50 jogadores. Cinquenta? Quer dizer: cinco jogadores para cada posição. Quando os titulares não podem jogar, treinadores e dirigentes dizem que o time está desfalcado. Como 50 jogadores? Desfalcados? Para que eles servem? Como depósito de mão de obra. Com 50 jogadores ainda reclamam do calendário? É só não se classificar para a Libertadores, para as finais dos estaduais e outros torneios.

5 - A Nova Superliga

Os 12 clubes mais importantes da Europa anunciaram o acordo de formar uma nova competição, chamada de Superliga. Os clubes fundadores são os seguintes: Milan; Arsenal; Atlético de Madrid; Chelsea; Barcelona; Internacional; Juventus; Liverpool; Manchester City; Manchester United; Real Madrid e Tottenham. Serão convidados três outros, que serão os fundadores que serão fixos e nunca serão rebaixados. A eles se juntarão mais cinco classificados de acordo com campanha no ano anterior. Esta superliga irá mudar a estrutura do futebol mundial. Um tipo de Clube dos Treze, criado no Brasil que implodiu. Eram 13 clubes que convidavam outros sete e montaram a Copa União.

6 – Os três que faltam

Os 15 clubes fundadores só serão formados e anunciados quando PSG, Bayern e Dortmund aceitarem o convite. O que não entendi é que estes 15 nunca serão rebaixados e os outros cinco, que completarão a competição da liga, se um deles conquistar o título de campeão? No ano seguinte a Superliga terá apenas quatro vagas?

7 - Grana da TV

Há uma estimativa de vender o torneio por 4 bilhões de euros, que seriam repartidos assim: 65% para os clubes fundadores, 20% por méritos desportivos e 15% por distribuição comercial. Cada clube receberia no mínimo 60 milhões pela participação e o ganhador mais 250 milhões de euros, o dobro do que reparte a atual Champions. O inversor por trás deste evento é a Key Capital e o grupo DAZN, o comprador dos direitos de televisão. Os jogos serão jogados no meio da semana e início em agosto. Os clubes pretendem negociar com a FIFA, UEFA e ligas. A arrecadação de bilhões será um dos argumentos para que mudem a opinião de UEFA e FIFA.

8 - Fora dos torneios

Por que condenam todos clubes fundadores, convidados e classificados de participarem de qualquer competição nacional, europeia ou mundial? Os jogadores de representarem suas seleções nacionais? A UEFA fez um chamado a todos os seguidores e políticos, a se unirem na luta contra este projeto. Lembro que a UEFA e a FIFA foram contra a Lei Bosmam[i]. Leia abaixo. Acredito que tanto a  FIFA e a UEFA não deixarão de fora dos torneios que promovem as estrelas do futebol mundial.

9 - O formato do torneio

Participarão 20 clubes; jogos no meio de semana com todos os clubes continuando a competir nas suas respectivas ligas; dois grupos de 10 começando em agosto, jogando em casa e fora, com os dois primeiros em cada grupo se classificando para as quartas de final. As equipes que terminarem em quarto e em quinto de cada grupo jogarão um playoff de ida e volta pelas vagas restantes; o formato de mata-mata será usado para chegar à final no fim de maio, num jogo único em local neutro.

10 - Os três convidados

Os três possíveis convidados seriam: o Paris Saint Germain, que não se mostrou muito interessado e dois clubes alemães: Bayern de Múnich e Borussia Dortmund. Seus dirigentes não se pronunciaram e esperam um contato a diretoria da Superliga para fazerem parte dos clubes fundadores.

11 - Hoje a UEFA contra-ataca 

Quando anunciar, depois da reunião do Comitê Executivo da UEFA, (nesta segunda-feira),  que será realizado na cidade suíça de Montreux, para aprovar a reforma da Liga dos Campeões, com a qual pretende eliminar a possibilidade de surgimento dessa Superliga. A “Super” é presidida por Florentino Pérez (Real Madrid), tendo como vices: Andrea Agnelli, presidente da Juventus e Joel Glazer, proprietário do Manchester United.

12 – Bastou

Renato Gaúcho deixar o Grêmio, que as organizadas do Flamengo já pediram a saída de Rogério Ceni e a do Palmeiras a saída de Abel Ferreira. Elas não pagam nada, não sabem quanto custa o futebol. E quando pedem a participação delas, se ausentam. Que heresia, quando time ganha fazem festa, quando perdem querem a cabeça de alguém. Deveria ser o contrário.

 

[i] Fruto de uma ação movida pelo belga Jean-Marc Bosman contra o seu então clube, o RFC Liege, a decisão permitiu que jogadores deixassem seus times após o final de seus contratos para assinar com outras equipes, além de derrubar as restrições relacionadas ao número de atletas da União Europeia nas escalações.

 

 

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Maio 06, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Maio 03, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Abril 29, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Abril 26, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!