1 – Hoje à noite
Na Ressacada os torcedores do Avaí esperam a continuação da arrancada de Enderson Moreira no comando técnico, que conseguiu recuperar a confiança dos jogadores que se unirem ao interesse do time e, que passaram a acreditar que terão oportunidades sem se queixarem para os diretores que acreditam neles.
2 – Avaí X Paysandu às 20h
Não se assuste com a torcida do Para na Ressacada, eles moram na região, fazem parte da mão de obra que sustenta a economia da Capital. Eles se identificam com os clubes do Para, mas confio que na eleição de outubro não transforme a cidade em outra Belém, aquela do desemprego, bolsas e fome, os motivos que os obrigaram a “pegar um Ita no Norte e vir pro Sul morar”.
3 – Torcida nacional
Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras lideram o ranking das maiores torcidas no Brasil. O Avaí tem apenas 0,7% deste mercado nacional do futebol, conforme mostra uma pesquisa do AtlasIntel, que destaca os clubes de futebol nordestinos entre os top ten.
Querem saber por que?
Os nordestinos que vivem em São Paulo e Rio de Janeiro ultrapassam a casa de 4 milhões de habitantes. Eles, como os gaúchos que por aqui vivem, cultuam a paixão pelos clubes de suas regiões, como a metade dos moradores de Fpolis que pouco se importam com Avaí e Figueirense.
4 – Tem algum melhor? Do que o Pato?
A semana de João Burse treinou o time do Figueirense com os portões fechados no CT do Pacheco, nome do bairro na Palhoça. Espero assistir grandes inovações com estratégias para vencer o Volta Redonda no sábado. Enquanto que a torcida vai secar os adversários e rezar, prometendo “novenas” ao Senhor dos Passos por toda a semana. Pelo visto Burse deve ter guardado todos os segredos do futebol para revelar aos jogadores que irão enfrentar o Volta. Que ele não envergonhem aos torcedores que acreditam na turma que o Dr. Marco Aurélio trouxe.
5 – Libertadores – Palmeiras x Botafogo
Novamente o encontro entre os dois times foi épico, emocionante e com suspense, repetindo o que ocorreu em novembro do ano passado valido pelo Campeonato Brasileiro. O de ontem, 23, foi igual, mas sem Endrick. Desta vez o time do Botafogo se impôs fisicamente e resistiu até o final a vantagem de 4 a 3, no placar agregado. A Arena do Palmeiras ilumina muito mal o gramado e a TV Globo não reclama. Vi um Palmeiras querendo, mas sem a individualidade de Endrick, exagerou no “chuveirinho”, que agora chamam de “bananinha”. Num deles o VAR anulou o gol de Gustavo Gomes por toque de mão e no final – quando estava 4 a 3, no último lance, a favor dos paulistas, a bola bateu na “esquadra”. O jogo terminou 2 a 2, que com os 2 a 1 do Bota no Rio, fez o time carioca passar para as quartas-de-final da Copa Libertadores, com uma a arbitragem, nota 10 para o argentino Fecundo Figueroa.
6 – Endrick no banco
Ele não se conforma em ser jogador de grupo, por ser ambicioso chegou ao Real Madrid para ser titular e, pouco importa a presença de Bellingham, Rodrygo, Vinicius e Mbappé considerados os quatro mosqueteiros. Até dezembro Endrick pretende esperar, caso contrário sai para jogar emprestado em algum time e continuar sonhando com a seleção. Na reserva do Real só irá adquirir vícios. Ancelotti é conservador e dá prioridade a Brahim e Arda Güler, antes de Endrick.
7 – Pronto e melhor
O segundo da esquerda para a direta é Gabriel Magalhães, ex-jogador do Avaí escolhido como o melhor zagueiro da Liga Inglesa da temporada passada. Na foto está ao lado de com Raya, Odegaard, Saliba e Rice todos jogadores do Arsenal time de futebol da Inglaterra, onde atua Gabriel.
8 – Nesse time que quer voltar a Série A
Tem alguém melhor do que estes quatro: Juti, Battistotti, Zenon e Balduino que estão na foto publicada pelo TTTT na sua página do face book. Tem ou não?
9 – Pelé e as crianças
A Juventus de Turim estampa na camisa uma campanha institucional de chamada: “Save the Children”, promovida por uma ONG internacional. Quer dizer – Salve as Crianças!
Quando o Pelé fez o 1.000 gols em 1969, ele beijou a bola e pediu para salvar as crianças. Muitos da mídia o chamaram de demagogo. Aqueles que devem estar engolindo o que a Juventus de Turim anda promovendo.
10 – Heleno Hererra treinador
Há jogos que se ganha sem que os jogadores precisem descer do ônibus.
11 – Grupo
As grandes equipes de futebol necessitam de que seus jogadores disputem entre eles uma vaga no time, mas em todos os grandes clubes existem sete ou oito jogadores que sabem que jogarão todas as partidas da semanas. E há entre seis ou sete jogadores disputando três vagas entre os titulares e outros seis ou sete que sabem que são jogadores de grupo. Assim se monta um grupo sã.
12 – Por isso pergunto: Como se organiza …
Como cabe 33 jogadores dentro de um vestiário trocando de roupa a tempo de treinar? Podem me explicar como um treinador organiza um treinamento com 33 jogadores? Mas 33 jogadores gastam água e luz em vão. Um dia perguntei ao Ari Prudente quem eram os jogadores, sentados à beira do gramado, olhando os titulares e reservas treinando?
- Brito, eles são a “baba” da “baba”!
13 – Pirataria e torcedor
O Sheffield da Inglaterra anunciou que irá impedir a entrada de torcedores, vestindo camisas pirateadas, no estádio, alegando que a compra de camisas falsas impactam negativamente nas receitas do clube. No Brasil as organizadas fabricam e vendem camisetas com as cores do clube sem transferirem parte do lucro. Os ingleses proibiram a personalização com letras e números nas lojas oficiais e camisas falsificadas.
Torcedor de futebol adora “gato”.
14 – O calor e eu com frio
Sempre existiu. Virou uma paranoia. Nunca ouvi ou li os beduínos reclamarem do calor por transportarem mercadorias pelo deserto, suportando o frio da noite e o calor durante o dia. Há quem viva abaixo de 30C como o Paulo Henrique de Souza e o Omar Prisco, por alguns dias a 40C. Esta transformação nas variações de temperatura me leva a crer que assim há interesse atrás desse temos: calor.
15 – VAR menos interferência
É o que querem os dirigentes europeus. Há muita criticado por excesso de participação do Var nas decisões arbitrais. Essa nova temporada estará em pratica o impedimento automático e a bola inteligente. Quando menos interferência do arbitro da casinha melhor para o andamento do jogo. No Brasil o público brocha esperando a decisão das imagens virtuais.
FIM