Setembro 23, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reproduções/campanhas

1 – Direito de Imagem

O que você entende por direito de imagem? O que os jogadores cobram por aparecer na TV; o salário enrustido para não recolher impostos; o direito do jogador, ou do clube, cobrar por propaganda, quando os dois participam (como nas imagens acima), sendo atrações em anúncios dos patrocinadores do clube? Ou tudo isso? No Brasil é a forma de pagar por fora, sem recolher INSS, FGTS ou IR. Mas, por que os clubes cobram dos jogadores como: Messi, Neymar Jr., Marta ou Cristiano Ronaldo? Eles conseguiriam esses contratos, jogando no Guarani, Avaí ou Figueirense, para estas propagandas? Não! Estes clubes não têm alcance e visibilidade mundial como tem Barcelona, Real Madrid, PSG, Manchester ou as seleções que eles representam. Sabe que quando estes jogadores acima, assinam um contrato, o clube recebe uma porcentagem e vice-versa, por cada anúncio. Ainda não chegamos neste ponto, por não sabermos ganhar dinheiro com o futebol e com a imagem dos jogadores.

 

2 - Em casa

O Brusque luta para permanecer: tem 29pg e precisa 15 pontos (cinco vitórias) para permanecer na Série B em 2022. O Avaí disputa a promoção à Série A, depois de vencer o Goiás por 1 a 0, tem 40 pontos. O Criciúma está na luta para subir à B e o Joinville à D, enquanto a temporada nacional do Figueirense acabou. Resta-lhe a Copa SC, que dá direito a uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, coisa que time da C não tem. Neste torneio o Avaí empatou com o Joinville em 1 gol, o Figueirense com o Marcilio Dias em zero e o Criciúma venceu ao Juventus por 2 gols, neste dia 22/09. No dia 25 jogam Hercílio Luz x Caçador.

 

3 - Parar o cronômetro

Como no basquete e no futsal. Outro dia um jogo teve 9` de descontos: 2’ de pausa de hidratação; 5’30” esperando uma decisão do VAR; as cansativas interrupções por lesões e se somarmos o tempo gasto com as substituições, o árbitro teria que acrescentar 12’ além dos 45m. O segundo tempo teve 57m, quase 1h. A solução seria parar o cronômetro a cada interrupção necessária ou desnecessária e, diminuir o tempo em 15m dos 45 jogados em cada etapa.

 

4 - Recentes e artificiais

Dois novos problemas no jogo de futebol são: mudanças recentes e artificiais. O VAR, a paralisação a cada caída e o tempo de hidratação são ocorrências artificiais e o aumento no número de substituições é temporário. O árbitro tem que mudar; não interromper tanto o jogo a cada caída.

 

5 - A insensatez da lei

Que permite que cada clube negocie a transmissão dos seus jogos em casa, menos para quem tem contrato em vigor com a Globo, TNT ou qualquer outro canal. Negociar o mando de campo não significa que todos ganhem, os clubes sem mercado nacional irão perder. Serão muitas janelas, o torcedor terá que assinar três ou cinco pacotes, aumentando o custo. Haverá quem escolha um pacote, fragmentando a audiência, perdendo força econômica e é tudo que a Globo queria, ficar apenas com o mando de campo de Flamengo e Corinthians. O resto não interessa. 

 

6 - Mourinho

O atual treinador do Roma, que como técnico participou de mil jogos com os seguintes resultados: 638 vitórias, 205 empates e 157 derrotas.

 

7 - Função

Jogador não tem posição. Jogador de futebol em campo tem função de exercer na defesa; no meio ou no ataque pelos lados e no centro do campo. Se jogar mais atrás ou mais à frente, depende da dinâmica. Então explica este 1s, quando todos os 11 onde estão no campo de jogo?

 

8 - Sem público

Os jogos eram mais justos, menos emocional, mais tranquilo, não havia tanta disputa com os rivais, que existe quando há público. Mas o futebol só é divertido com emoções.

 

9 - Datas FIFA

De hoje, são escalonadas em cinco meses (março, junho, setembro, outubro e novembro). Período em que as seleções nacionais ficam com os jogadores dos clubes por nove dias em cada mês. Em um ano, eles servem as federações um total de 45 dias, tempo em que os clubes ficam sem poder jogar, gastando sem poderem vender ingressos… É como um sindicato requerer os melhores funcionários de um banco para participarem de eventos, com a duração de nove dias, por cinco meses.

 

10 - Reclamou

Cheguei ao tempo de ver jogador de futebol reclamar da torcida adversária.

 

11 - Cairá?

Quem irá cair para a série B: Santos, São Paulo ou Grêmio? Um deles cai.

 

12 - Série A

Os clubes viraram o turno como os quatro primeiros: Atlético Mineiro com 45pg; Palmeiras com 38pg; Flamengo com 34/39pg e Fortaleza 33pg. Se repetirem a campanha no returno, o campeão, ao final de 38 jogos, poderá somar entre 90 a 76pgs. Você aposta em qual?

 

Fim.

 

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 14, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 11, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 07, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 04, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!