Portal Making Of

Estreia com derrota, Barra perto do título e Grama Artificial

Foto: Fabiano Rateke / Avai F.C.

1- Libertadores

Foto: Reprodução/Instagram @libertadoresbr

A Conmebol definiu as datas e os horários das semifinais da Libertadores. Nos jogos de ida: o Flamengo enfrenta o Racing, no Maracanã, no dia 22 de outubro, às 21h30, e em Quito, no Equador a LDU recebe o Palmeiras no dia 23, às 21h30.

 

2 – No meio da semana

Foto: Fabiano Rateke / Avai F.C.

O Avaí perdeu o treinador Jair Ventura que foi tentar salvar o Vitória do rebaixamento e, o time baiano foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 1 e continua na zona de rebaixamento. Aí, o Avaí estreou o novo técnico Vinícius Bergantin, no jogo contra o Coritiba em casa, e voltou a decepcionar. Permanece com 40 pontos ganhos e, necessita de cinco pontos para permanecer na Segunda Divisão e arrumar dinheiro para pagar as dívidas.

 

3- Série B

Foto: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa Criciúma E.C.

O Criciúma entrou em campo, em casa, de barriga cheia achando que ganharia do Paysandu, lanterna da competição. Tomou quatro gols e pode terminar a rodada na terceira colocação.

Foto: João Normando/AMFC

Já a Chapecoense voltou a vencer. Na tarde de ontem, a equipe superou o Amazonas, fora de casa, pelo placar de 3 a 1.

 

4 – Série A

Foto: Gilvan de Souza / CRF

O Palmeiras patinou em Salvador, o Cruzeiro também, o que possibilitou ao Flamengo, ao vencer o Corinthians por 2 a 1 manter-se líder da competição com 54 pontos, com quatro a mais do que o Cruzeiro e cinco do Palmeiras.

Na zona de rebaixamento: Juventude, Vitória, Fortaleza e Sport esperam pelo tropeço de Santos, Atlético MG, Internacional e Ceará. Ainda faltam 16 e 15 jogos para alguns deles, são 35 pontos em disputa. Então, como dizia o ex-presidente Delfim Peixoto:

“Não tem nada definido”.

 

5 – Santa Cruz 1 x 2 Barra

Foto: Léo Piva/Mix Mídia

No primeiro jogo da decisão nacional da Série D, deu o Barra. Renato marcou para os pernambucanos enquanto: Elvinho e Bernabé anotaram para o Barra. Na decisão, que será jogada no próximo sábado em Itajaí, o Barra leva a vantagem do empate. Para teu conhecimento, só o público do jogo – Bahia 1 x 0 Palmeiras, válido pela Série A, registrou 45.615 pagantes, superou o público de Santa x Barra, o Estádio do Arruda estava lotado para assistir a uma partida valida pela série D com 40 mil e 500 pessoas.

O Barra até pouco tempo nem existia?

 

6 – Série C

Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/BFC

O Brusque está na última posição no seu grupo, mas venceu a primeira contra o Guarani – um dos clubes do seu grupo. Náutico e Ponte Preta são os outros que o Brusque terá que vencer, nos dois jogos que restam, para estar entre os dois classificados para a decisão do título nacional e ser promovido à Série B.

 

7 – Mais um de Cristiano

Foto: Reprodução/Instagram @cristiano

Que no jogo entre o Al Nassr x Al Ittihad, onde joga Benzema, disputado no sábado, o português marcou mais um gol. Agora faltam 54 gols para que o português alcance a marca de 1 mil gols em jogos oficiais, registrados nas Federações por onde jogou e na FIFA.

Quer dizer que Cristiano Ronaldo anotou até agora: 946 gols.

 

8 – Filme e livro

Foto: Reprodução

O livro Adolpho Konder Football Club – A Força Publica no Futebol Catarinense, de autoria de José Geraldo de Menezes e o filme Adidas X Puma, dirigido por Oliver Dommenget, que conta o surgimento das duas marcas de material esportivo, fruto da separação dos irmão Adolfo (Adi) e Rodolfo (Rudi) Dassler ao final da Segunda Guerra, me levaram a uma viagem de quando o futebol ainda era um esporte amador. A criação dessas duas marcas: Adidas e Puma, contribuíram para o início do profissionalismo no futebol e depois em todos os outros esportes.

Foto: Reprodução

 

9 – A Era Profissional

Geraldo de Menezes, através do seu livro, aos anos anteriores a 1930, ano em que o Vasco da Gama se tornou o primeiro clube de futebol profissional. Em Florianópolis e depois no Estado, jogar futebol passou a ser uma atividade profissional e os clubes: Externato, Internato e aqueles que representavam Corporações Militares, sediadas na Capital: como Adolfo Konder (PM); Caravana (Base); Bocaiuva (Marinha) e Atletico (Exército), sobreviveram até a década de 60 do Século XX, a partir dos anos 70 ainda sobrevivem na Capital: Avaí e Figueirense.

 

10 – No livro de Menezes

Ele descreve o surgimento do velho Campo da Liga que passou a ser, por comodato, propriedade até existir da Liga de Desportes Terrestres, nome para diferenciar da Liga que controlava o remo. Até então, o esporte mais popular na Ilha era o remo. No princípio a liga se transformou na Federação Catharinense de Desporto, que coordenava as atividades dos clubes de futebol em todo o Estado e, subordinada a ela, as ligas regionais, bem como seus clubes. Na era profissional virou Federação Catarinense de Futebol.

 

11 – Adolfo Konder

Foi governador que permitiu a organização do campo de se jogar futebol, localizado na Praia de Fora, junto a rua do Veiga. O Campo da Liga foi cercado, construído um Pavilhão de Madeira onde se acomodavam as autoridades, enquanto o público assistia aos jogos ao longo da cerca de madeira, que contornava o campo de jogo. Leiam o livro: Adolpho Konder Football Clube – A Força Publica no Futebol Catarinense e desfrute da história.

 

12 – Briga Generalizada

Foto: Reprodução/TV Globo

É disso que o povo gosta! Foi melhor do que a ficção que Popó x Wanderlei proporcionaram antes do final foi verdadeiro. Adorei a “briga de rua” e gostei de ver o Wanderley ser nocauteado de verdade, nem precisou da contagem do árbitro que interrompeu a “luta”. O filho do Popó, Rafael Freitas se vingou das cabeçadas que Wanderlei deu no pai e André Duda, treinador do Wanderlei, vingou o “patrão”.

O povo em casa se divertiu.

 

13 – Gramado Artificial

A Fifa recomenda o uso de gramados artificiais obedecendo um estudo técnico, realizados por especialistas que obedecendo normas aprovam o uso. Não cabe a jogadores, treinadores e jornalistas criticarem por desconhecerem as questões técnicas que levaram a entidade a permitir o uso de gramados artificiais. O que a CBF deveria fazer é estabelecer um critério e normas para o uso de gramados naturais e artificiais, como o faz no tamanho dos campos de jogos, inclusive fiscalizar o tamanho do corte e tipo de “gramas” naturais e artificiais, como faz a Fifa antes de cada Mundial.

 

14 – Cabeceio

Esqueceram de ensinar aos jogadores profissionais do Avaí, quando crianças, que quando levantam a bola para a área, não se cabeceia para a frente, sempre para o lado. O que aconteceu: tomaram um gol aos 40 minutos do primeiro tempo jogando em casa. Treinador pé frio é aquele que não ganha na estreia, jogando em “casa”.

 

15 – Copa SC

Veja como está a classificação da Copa Santa Catarina e lembro que amanhã a noite, em Itajaí, o Barra encara o Figueirense e está preocupado com a decisão do título brasileiro da Série D.

Foto: Reprodução

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nossa Jogada

[ad_1] Montagem/ Reproduções/ MATTHEW CHILDS (REUTERS) / JOHN G. MABANGLO (EFE) 1 – Futebol e Football No sábado, 12, o Chelsea e o Palmeiras disputaram

Nossa Jogada

[ad_1] Foto: Lucas FIgueiredo – CBF 1 – Querendo entender Não entendo desde que Valdo do Figueirense foi trocado por Nestor e Eurípedes, descartados pelo

Nossa Jogada

[ad_1] Depois da terceira rodada a probabilidade, faltando oito jogos para encerrar esta etapa de classifica??o do Estadual SC22, ? de que o clube que

Especial de Natal: Nossa Jogada

Terminamos o ano discutindo significado e significante de uma palavra: negro. Já não sabemos se ela identifica a cor da pele de uma pessoa ou ofende.

Nossa Jogada

Depois da Copa do Mundo no México, em 1970, tudo sobre a atuação de um jogador de futebol como gols e jogadas comparam com Pelé.

Copa de Santa Catarina

Vale a vaga para disputar o primeiro jogo da Copa do Brasil de 2026, vale muito dinheiro e a continuação dependerá dos resultados. Os jogos

Empates e novidade na Copa

1 – No Maracanã- Flamengo 3 x 2 Palmeiras Esse resultado não definiu a disputa ao título brasileiro de 2025, porque faltam 10 jogos. A

Brasileiro, Série A

O Palmeiras meteu 5 no Red Bull e o Flamengo 3 no Botafogo, nesta quarta. No domingo, 19, às 16h eles se enfrentarão no Maracanã.