13.6 C
fpolis
13.6 C
fpolis
sexta-feira, 19 agosto, 2022

Nossa Jogada

Últimas notícias

[ad_1]

Nossa Jogada

Foto: Lucas FIgueiredo – CBF

1 – Querendo entender

Não entendo desde que Valdo do Figueirense foi trocado por Nestor e Eurípedes, descartados pelo Grêmio, nos anos 70. Ontem entendi. O Avaí contratou mais de 11 jogadores para disputar a Série A e o torcedor liga para uma rádio culpando Rômulo e Lourenço, formados na base, responsáveis pelo empate do Avaí em 0 a 0 com o Juventus, na Ressacada. Ele poderia ter perguntado: “o que fizeram os reforços e por que foram contratados para ficarem no banco?” O clube contratou nove.

 

2 – Seleção

Aí chego na seleção do Brasil, que chegará a um Mundial invicta. Todos os titulares atuam na Europa, sem que tenham disputado um ano o campeonato brasileiro da Série A. Eles saíram do Brasil com 18 anos, porque os treinadores acreditam no que dizem os torcedores. Fabinho e Coutinho saíram com 16 anos, quando era permitido. Se fosse Endrick do Palmeiras já estaria no Real Madrid. Eles acreditam, nós não. Veja a lista: Fabinho, Éderson, Daniel Alves, Marquinhos, Alex Telles, Bruno Guimarães, Antony, Coutinho, Raphinha, Gabriel Magalhães, Militão e Emerson Real. Se jogaram duas partidas no time titular, em algum clube no Brasil, seria muito.

 

3 – Estadual 2022

Nesta quarta-feira, pelo Estadual 22, jogaram: Barra 0 x 1 Concórdia; Próspera 2 x 0 Chapecoense; Brusque 3 x 2 Marcilio e Juventus 0 x 0 Avaí. Hoje, quinta-feira, dia 03, jogam Joinville x Hercílio Luz, às 20h, e Figueirense x Comburiu, às 21h30. O Concórdia é líder com 10 pg; Chapecoense 9; Hercílio Luz 9; Comburiu 7. Avaí em sexto e o Figueirense em nono lugar. Joinville e Barra são os dois últimos.

 

4 – Investidor

O torcedor na sua ilusão acredita que ainda exista doadores ou mecenas que colocam dinheiro em clubes de futebol em troca de nada. Se fosse assim as empresas LiveMode e 1190, não apresentariam a proposta de US$ 800 milhões em troca de 20% da liga de clubes, por 50 anos, entre 2025 e 2074, para os clubes da Série A e Série B.  No câmbio atual, o valor é de R$ 4,2 bilhões, que seriam repassados em três parcelas anuais: 2022, 2023 e 2024. No futebol catarinense só existe um investidor: o banco Daycoval, que emprestou dinheiro ao Avaí com juros da hora.

 

5 – Pergunta

Se não ganhar o estadual este ano, que Totti venceu no ano passado, os novos dirigentes irão indenizar o Avaí? Pois para empatar com o Juventus de Jaraguá do Sul, o Avaí contratou um time novo e um reserva: Ayrton Cougo, Cortez, Morato, Douglas, Ranielle, Paulo Baya, Quirino, Eduardo, Diego Matos, Matheus Ribeiro e Muriqui. Alguns deles ficarão no banco de reservas. Nunca vi contratarem reforços para serem reservas.

 

6 – Goleiro da Ilha

O “Mancha”, na Coluna do Cacau, no ND, publicou esta semana que Otávio Passos, nascido no Rio Tavares, é o goleiro do Guarani de Bagé. Você sabe o nome de outro goleiro que nasceu na Ilha e defendeu o Guarani de Bagé, depois se tornou ídolo por onde passou? Como é que eles enxergam talentos na Ilha e nossos torcedores e dirigentes não?

 

7 – Comparem

Posso chamar de: competência ou de preconceito? Getúlio, 24 anos, formado no Avaí, com nove gols em 2021 foi dispensado do Avaí e está jogando no Vasco da Gama. Morato, 29 anos, na passagem pelo Vasco em 2021 fez sete gols, foi contrato pelo Avaí. Não foi troca-troca.

 

8 – Estreia no Brasileiro 22

A CBF divulgou os jogos do Avaí na Série A. O primeiro adversário será o América MG na Ressacada e poderá ocorrer em: 9, 10 e 11 de abril. A data do primeiro jogo na Copa do Brasil para o Avaí será no dia 22/02, às 21h30, contra o URT, em Minas Gerais. O Figueirense enfrentará o Lagarto, sem data e horário definidos.

 

9 – Opções?

No futebol não existem opções. O que existe é titular e reserva. O terceiro é baba, um gasto sem sentido. Todo jogador que fica muito tempo sem jogar precisa recuperar os reflexos e ter a confiança do treinador. Sem competir perde a naturalidade para tomar decisões.

 

10 – Atacantes

Anote: Rômulo, Copete, Quirino, Modesto, Muriqui, Paulo Baya, Jô e Matheus Lucas, contei oito atacantes. Isto é o que chamo de falta de confianças ou insegurança no planejamento. Como Claudinei, que é “retranqueiro”, só jogam dois; quatro ficam fora. E tem mais um: Fosati, ex-goleiro do Avaí, vive em Montevidéu e disse que Ayrton Cougo é lateral esquerdo. O Claudinei disse que pode jogar como atacante pela esquerda. O Avaí para a lateral contratou Bruno Cortez (do Criciúma) e Diego Matos.

 

11 – Salário

Sou a favor que presidente de clube receba salários, porque trabalha para o clube. Mas a proposta presunçosa de premiar a permanência na Série A, neste momento, não tem sentido. Um conselheiro sonhou que o Avaí tinha permanecido na Série A, coisa que só se saberá em dezembro, e propôs um prêmio ao presidente. Politicamente rejeitou, mas em dezembro? Proponho que se o clube der lucro à diretoria, tem direito a 25% para distribuir entre seus diretores e que qualquer jogador da base que seja vendido, o valor de 25% deve ser destinado a base. Mas antes de premiar os dirigentes, devem premiar os jogadores. Ô gente presunçosa!

 

12 – Responsável

O filósofo grego Aristóteles disse, há mais de 2.000 anos, que: “o homem é dono de seu silêncio e escravo de suas palavras”.

 

FIM.

[ad_2]

Source link

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

PT faz o rodízio de suplentes na Câmara de Vereadores de Florianópolis

Na tarde de quinta-feira, 18, tomou posse na Câmara Municipal de Florianópolis o suplente de vereador Carlos Eduardo de...