Setembro 30, 2021

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Reprodução/Avaí

1 - Os que falam inglês

Bruno Comicholli e Julio Heerdt são candidatos à presidência do Avaí. Bruno foi diretor jurídico e Julio diretor de negócios do Avaí. Os dois fazem oposição ao presidente Francisco Battistotti. No clube são conhecidos como a turma que fala inglês. Quando estiveram no clube agiram como sonhadores e queriam gastar mais do que o time arrecadava. Em dezembro de 2017, quando o Avaí renovou o contrato de Claudinei de Oliveira, um deles fotografou o ato, conforme foto abaixo.

 

2 – O presidente “Totti”


Reprodução

Francisco Battistotti assumiu em 15 de abril de 2016, quando o clube estava à beira da Série B do estadual. Salvou-se no último jogo. Austero controlou as contas do clube. Os perdulários não gostaram. Como presidente o Avaí, foi campeão em 2019 e em 2021, este tido como o primeiro título conquistado fora de casa, em 98 anos de vida do clube. O título de 1975, vencido no Scarpelli não conta? Em 2017 foi eleito com 92,44% dos votos e é candidato a reeleição. Nos anos de 2016 e 2018 ascendeu à Série A e neste ano de 2021 está entre os quatro primeiros. Atualmente responde pela presidência da Associação Nacional de Clube de Futebol (ANC). 

 

3 – Coletiva

Hoje à tarde, dia 30 de outubro, o presidente do Figueirense FC - Norton Boppré e CEO da Figueirense Participações dará uma entrevista coletiva quando pretende apresentar o balanço da campanha do clube até aqui. Em 2022, o calendário do Figueirense se restringe ao Estadual e ao campeonato brasileiro da Série C. Até o final deste ano disputa a Copa Santa Catarina, que destina uma vaga à Copa do Brasil 22. Na véspera, a direção cancelou o acordo que tinha com a LA Sports, leia-se Luis Alberto.

 

4 – Lei da S/A.

Os clubes de futebol brasileiros poderão optar por uma administração privada em forma de sociedade anônima, o que aconteceu e acontece com o Figueirense. O Avaí ainda não decidiu como o clube irá se portar diante desta possibilidade. Bruno Comicholli e Julio Heerdt, candidatos, andaram sugerindo, no passado, uma parceria do clube com a empresa Sondas.

 

5- Libertadores e Champions

O Benfica de Jorge Jesus venceu o Barcelona por 3 a 0, na segunda volta da Champions, jogando no Estádio da Luz. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, está na final da Libertadores, depois de empatar com Atlético Mineiro (1 x 1), desgostando torcedores e jornalistas paulistas. A final será no dia 27/11, em Montevidéu contra o Flamengo, que derrotou o Barcelona do Equador por 2 a 0,  e o jogo decisivo da Copa Sul Americana será também Uruguai, dia 20/11/21. O Red Bull é um finalista e espera o vencedor do jogo Athletico x Penharol, que será jogado hoje (30/09) em Curitiba, às 21h30.

 

6 - Proteger os jovens

Escuto de treinadores e dirigentes que os jogadores jovens devem ser protegidos e preferem contratar jogadores feitos. Como é que se protege um talento deixando no banco? Jovens só servem para fazerem caixa quando negociam o contrato com clube do exterior.

 

7– Prenderam uma moça


Reprodução

A boliviana Celia Castelo Monasteiro foi presa em Corumbá, acusada de fraudar o plano de vôo “charter” da Cia LaMia, de Assunção à Rio Negro, na Colômbia, a rota inicial era desquer o avião deveria ter saído de Guarulhos, mas uma autoridade não liberou e ordenou o desembarque de toda a delegação da Chapecoense, sob a alegação de que a legislação brasileira (decisão política) não permite que empresas estrangeiras realizem vôo charter a partir do Brasil. O avião da LaMia voou vazio de São Paulo para Assunção, onde esperou os jogadores, dirigentes e jornalistas que seguiram em um voo de carreira até a Capital Paraguaia e dali seguiriam viagem até a Colômbia. No final da tarde, do dia 29 de novembro de 2016, com quatro horas de atraso, o avião levantou vôo, este atraso por uma decisão política, não permitiu ao comandante reabastecer a aeronave na rota e horário traçados inicialmente. Assim chegou em Rio Negro com pouco combustível e, chovendo com muito tráfego aéreo, o comandante solicitou prioridade para aterrissar e, antes da autorização ser dada, o avião quando fazia a manobra de aterrisagem chocou-se com uma encosta, caindo e poucos sobreviveram ao desastre.

 

8 - Empresários e investidores

Tem gente nova no futebol que acredita em empresários e investidores. Em troca de que? De 40% do que o clube deva ganhar ou o jogador. A história conta que no dia 3 de junho de 2013, Neymar Jr. foi apresentado no Camp Nou. Um ano antes o Santos tentou negociar o contrato com o Barcelona. Neymar se negou, alegando que era cedo. No ano seguinte ficou livre para negociar com os espanhóis. Delcir Sonda e o Santos queriam receber parte do que o jogador ganhou. Assim, o empresário moveu uma ação na Espanha exigindo 40% (R$ 120 milhões) do valor da transferência. O juiz José de la Mata decidiu arquivar o processo, alegando que houve apenas violações às regras da FIFA. Mais tarde a juíza Angela Murillo encontrou evidências de corrupção e fraude nas contas do Barcelona e determinou que o time pagasse ao empresário. Neymar, neste ato, repetiu Ronaldinho Gaúcho ao se transferir ao PSG.

 

9 - Quero respostas

Por que Jadson não joga mais no Corinthians? Por que não joga no Athlético, que paga para ele ficar no Avaí até dezembro? O que você diria se o Avaí emprestasse o Ronaldo, com tudo pago, ao Guarani da Palhoça? Jadson ainda não estreou, entrou em campo contra o Londrina. A torcida e os provincianos querem que ele, aos 38 anos de idade (05/19/1983), jogue como se tivesse 25 anos.

 

10 - Falência

Há quem diga que Boppré vai anunciar a falência do Figueirense hoje à tarde. Como esquecem que o pedido de “concordata”, é uma medida para evitar a falência, que só ocorrerá se o Figueirense não cumprir o que acordou com a liminar.

 

11– Feriram o Estatuto do Avaí

A diretoria executiva do Avaí convocou uma Assembléia Geral e foi permitido que gente estranha, como uma das “organizadas”, participasse. O estatuto diz que em uma Assembléia Geral, o órgão formado por todos os associados do Avaí Futebol Clube com mais de 16 anos de idade e que sejam sócios há pelo menos um ano de forma ininterrupta, podem decidir o futuro do Avaí. Nesta AG a pauta era se o clube pode ou não constituir ou contratar uma empresa para administrar os assuntos profissionais. No entanto gente estranha, que se beneficia do escudo, das cores do clube, vendendo camisetas, sem repassar dinheiro ao clube, teve acento nas decisões da AG. Esqueceram de mudar o artigo do estatuto que proíbe para permitir a “todas” as organizadas, inclusive a do “para-peito” participe da AG.

 

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 25, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 21, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 18, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 14, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!