15.5 C
fpolis
15.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Novidades e oportunidades no mercado

Foto: Da esquerda para a direita, os co-fundadores Leonardo Fabra Gomez (CEO), Diego Moeller (CCO) e Jonathan Fabra Gomez (CTO) na sede da Captei. Crédito: Divulgação  
Últimas notícias

Energy Show. Com foco no compartilhamento de experiências, geração de networking e desenvolvimento de novos negócios, a 10ª edição do Energy Show está com inscrições abertas. O evento,  promovido pela Vertical Energia da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), ocorre entre os dias 5, 6 e 7 de julho. Depois de dois anos realizado de forma online, em 2022 o Energy Show volta ao formato presencial no CIA Primavera/ACATE, em Florianópolis/SC, contemplando painéis e debates sobre novidades tecnológicas para o setor elétrico e apresentação de tendências do mercado. A programação inclui temas como investimentos em P&D, hidrogênio verde, digitalização, práticas de gestão de ativos, novidades da regulamentação, mobilidade elétrica, eficiência energética em grandes consumidores e abertura de mercado livre para consumidores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: energia.acate.com.br/energy-show.

Foto: Reunião equipe do CELOS Atende. Crédito: Divulgação.

Pé na estrada.  Com a ideia de prestar atendimento, esclarecer dúvidas e auxiliar no conhecimento dos planos administrados pela Fundação Celesc, a equipe do CELOS Atende! voltou para a estrada e a próxima região atendida é o Norte do Estado.  As reuniões com os aposentados e pensionistas são comandadas por grupo formado por gerentes das Áreas de Atendimento, Planos de Saúde e Previdência, e hoje (03/06) estará em Itajaí. Durante o encontro, a equipe falará sobre a cobertura dos planos de saúde, programa de Educação Financeiro e Previdenciário, além de divulgar o novo plano Previdenciário CELOS Família, que a partir de julho estará em operação. Já as próximas paradas serão Florianópolis, no dia 07 de junho, e Blumenau no dia 23.

Captação de imóveis. Proptech Captei levanta R$ 7,5 milhões para ampliar solução que ajuda imobiliárias na captação de imóveis. Investimento liderado pela DOMO  Invest, com participações da Terracotta Ventures e ACE Startups,  permitirá à startup ampliar sua plataforma tecnológica para o mercado imobiliário. A empresa anuncia ainda sua primeira aquisição – uma solução que digitaliza a gestão de uma imobiliária. Com tese de investimento voltada a proptechs, a Terracotta Ventures reconhece o potencial da startup em solucionar uma das dores mais comuns entre imobiliárias. “A captação de imóveis é o ponto de partida para o negócio de qualquer imobiliária, talvez a maior de suas dores. A solução da Captei provou ser capaz de impactar diretamente no negócio de mais de 900 imobiliárias em todo Brasil ao ajudá-las a ampliar seu volume de imóveis captados por meio de sua plataforma”, afirma Bruno Loreto, Managing Partner na Terracota Ventures.

Lojas do Fort Atacadista contam com programa para descarte correto de lâmpadas fluorescentes (Divulgação)

Descarte correto de lâmpadas. Desde o mês de maio todas as unidades varejistas que pertencem ao Grupo Pereira, entre elas as 32 lojas do Fort Atacadista localizadas em Santa Catarina, iniciaram o programa para descarte correto de lâmpadas fluorescentes. A iniciativa é uma parceria com a Reciclus, empresa referência na logística reversa de lâmpadas no país, que disponibilizou um coletor para cada uma das lojas, onde os consumidores já podem depositar lâmpadas queimadas ou sem uso. O projeto visa conscientizar sobre o descarte correto das lâmpadas, que possuem mercúrio em sua composição – podendo causar danos ao meio ambiente e para a saúde das pessoas e animais ao serem descartadas incorretamente. De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, “a reciclagem e destinação final dos resíduos é responsabilidade de toda a sociedade, mas sabemos da dificuldade da população em encontrar informações e pontos de entrega. Com a iniciativa, agora disponível em todas as lojas do Fort Atacadista, nos tornamos mais relevantes para nossos clientes, ao oferecer uma opção para que eles contribuam com o meio ambiente de forma simples. Eles aproveitam o dia de compras e já descartam as lâmpadas”.

Impacto ambiental: as lâmpadas fluorescentes necessitam ter componentes, como o mercúrio, devidamente separados e destinados por conta do elevado risco de contaminação à água e ao solo, e se descartadas incorretamente podem alcançar as cadeias alimentares.

Dia dos namorados. Uma das datas mais celebradas do ano, o Dia dos Namorados deve oferecer um incremento de até 30% nas vendas do comércio da Grande Florianópolis em relação a 2021. A expectativa otimista é do Sindilojas de Florianópolis e Região, diante do movimento registrado no comércio nos últimos dias. Segundo pesquisa promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país, a data celebrada no próximo dia 12 de junho deve movimentar R$ 18 bilhões em 2022. De acordo com a diretora de Marketing do Sindilojas de Florianópolis e Região, Rose Macedo Coelho, o Dia dos Namorados “está ganhando muita força e se tornando uma data muito significativa para o comércio”, que tem o Natal, o Dia das Mães como principais datas. “As pessoas estão realmente à procura de presentes. Estamos prevendo um crescimento de até 30% nas vendas”, ressalta.

Foto: Balneário Shopping / Grupo Almeida Júnior. Crédito: Divulgação.

Dia do meio ambiente. Almeida Junior atinge marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia com ações de sustentabilidade. O grupo Almeida Junior tem como premissas ações de sustentabilidade. Em 2004, o Neumarkt Shopping, de Blumenau, foi o primeiro a comprar energia em leilão, o que representou consumo menor já no ano seguinte. Entre 2016 e 2019, todas as seis unidades do grupo aderiram ao uso de lâmpadas LED e também ingressaram no mercado livre de energia. O resultado: em 2022 o grupo atingiu a marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia. Foram R$ 37,7 milhões de economia nos contratos do mercado livre de energia e R$ 6 milhões com o uso das lâmpadas LED. A divulgação do balanço ocorre agora diante da proximidade do dia mundial do meio ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho. A separação e reciclagem do lixo produzido nos seis shoppings da rede e a captação de água da chuva são outros exemplos de ações concretas de sustentabilidade na Almeida Junior. “A preocupação ambiental é muito mais do que uma tendência, do que medidas para economia, é uma realidade na nossa rotina, é um pilar da empresa que, cada vez mais, se pauta na implementação das regras de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança)”, afirma o CEO Jaimes Almeida Junior.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Todo mundo virou jornalista

Ficou no passado a visão romântica de que Jornalismo bem feito é aquele conhecido pela isenção, que procura apresentar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }