Energy Show. Com foco no compartilhamento de experiências, geração de networking e desenvolvimento de novos negócios, a 10ª edição do Energy Show está com inscrições abertas. O evento, promovido pela Vertical Energia da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), ocorre entre os dias 5, 6 e 7 de julho. Depois de dois anos realizado de forma online, em 2022 o Energy Show volta ao formato presencial no CIA Primavera/ACATE, em Florianópolis/SC, contemplando painéis e debates sobre novidades tecnológicas para o setor elétrico e apresentação de tendências do mercado. A programação inclui temas como investimentos em P&D, hidrogênio verde, digitalização, práticas de gestão de ativos, novidades da regulamentação, mobilidade elétrica, eficiência energética em grandes consumidores e abertura de mercado livre para consumidores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: energia.acate.com.br/energy-show.
Pé na estrada. Com a ideia de prestar atendimento, esclarecer dúvidas e auxiliar no conhecimento dos planos administrados pela Fundação Celesc, a equipe do CELOS Atende! voltou para a estrada e a próxima região atendida é o Norte do Estado. As reuniões com os aposentados e pensionistas são comandadas por grupo formado por gerentes das Áreas de Atendimento, Planos de Saúde e Previdência, e hoje (03/06) estará em Itajaí. Durante o encontro, a equipe falará sobre a cobertura dos planos de saúde, programa de Educação Financeiro e Previdenciário, além de divulgar o novo plano Previdenciário CELOS Família, que a partir de julho estará em operação. Já as próximas paradas serão Florianópolis, no dia 07 de junho, e Blumenau no dia 23.
Captação de imóveis. Proptech Captei levanta R$ 7,5 milhões para ampliar solução que ajuda imobiliárias na captação de imóveis. Investimento liderado pela DOMO Invest, com participações da Terracotta Ventures e ACE Startups, permitirá à startup ampliar sua plataforma tecnológica para o mercado imobiliário. A empresa anuncia ainda sua primeira aquisição – uma solução que digitaliza a gestão de uma imobiliária. Com tese de investimento voltada a proptechs, a Terracotta Ventures reconhece o potencial da startup em solucionar uma das dores mais comuns entre imobiliárias. “A captação de imóveis é o ponto de partida para o negócio de qualquer imobiliária, talvez a maior de suas dores. A solução da Captei provou ser capaz de impactar diretamente no negócio de mais de 900 imobiliárias em todo Brasil ao ajudá-las a ampliar seu volume de imóveis captados por meio de sua plataforma”, afirma Bruno Loreto, Managing Partner na Terracota Ventures.
Descarte correto de lâmpadas. Desde o mês de maio todas as unidades varejistas que pertencem ao Grupo Pereira, entre elas as 32 lojas do Fort Atacadista localizadas em Santa Catarina, iniciaram o programa para descarte correto de lâmpadas fluorescentes. A iniciativa é uma parceria com a Reciclus, empresa referência na logística reversa de lâmpadas no país, que disponibilizou um coletor para cada uma das lojas, onde os consumidores já podem depositar lâmpadas queimadas ou sem uso. O projeto visa conscientizar sobre o descarte correto das lâmpadas, que possuem mercúrio em sua composição – podendo causar danos ao meio ambiente e para a saúde das pessoas e animais ao serem descartadas incorretamente. De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, “a reciclagem e destinação final dos resíduos é responsabilidade de toda a sociedade, mas sabemos da dificuldade da população em encontrar informações e pontos de entrega. Com a iniciativa, agora disponível em todas as lojas do Fort Atacadista, nos tornamos mais relevantes para nossos clientes, ao oferecer uma opção para que eles contribuam com o meio ambiente de forma simples. Eles aproveitam o dia de compras e já descartam as lâmpadas”.
Impacto ambiental: as lâmpadas fluorescentes necessitam ter componentes, como o mercúrio, devidamente separados e destinados por conta do elevado risco de contaminação à água e ao solo, e se descartadas incorretamente podem alcançar as cadeias alimentares.
Dia dos namorados. Uma das datas mais celebradas do ano, o Dia dos Namorados deve oferecer um incremento de até 30% nas vendas do comércio da Grande Florianópolis em relação a 2021. A expectativa otimista é do Sindilojas de Florianópolis e Região, diante do movimento registrado no comércio nos últimos dias. Segundo pesquisa promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país, a data celebrada no próximo dia 12 de junho deve movimentar R$ 18 bilhões em 2022. De acordo com a diretora de Marketing do Sindilojas de Florianópolis e Região, Rose Macedo Coelho, o Dia dos Namorados “está ganhando muita força e se tornando uma data muito significativa para o comércio”, que tem o Natal, o Dia das Mães como principais datas. “As pessoas estão realmente à procura de presentes. Estamos prevendo um crescimento de até 30% nas vendas”, ressalta.
Dia do meio ambiente. Almeida Junior atinge marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia com ações de sustentabilidade. O grupo Almeida Junior tem como premissas ações de sustentabilidade. Em 2004, o Neumarkt Shopping, de Blumenau, foi o primeiro a comprar energia em leilão, o que representou consumo menor já no ano seguinte. Entre 2016 e 2019, todas as seis unidades do grupo aderiram ao uso de lâmpadas LED e também ingressaram no mercado livre de energia. O resultado: em 2022 o grupo atingiu a marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia. Foram R$ 37,7 milhões de economia nos contratos do mercado livre de energia e R$ 6 milhões com o uso das lâmpadas LED. A divulgação do balanço ocorre agora diante da proximidade do dia mundial do meio ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho. A separação e reciclagem do lixo produzido nos seis shoppings da rede e a captação de água da chuva são outros exemplos de ações concretas de sustentabilidade na Almeida Junior. “A preocupação ambiental é muito mais do que uma tendência, do que medidas para economia, é uma realidade na nossa rotina, é um pilar da empresa que, cada vez mais, se pauta na implementação das regras de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança)”, afirma o CEO Jaimes Almeida Junior.