Portal Making Of

Novo episódio de ‘O Último Plano’ explica a participação de FHC na implementação do Real

Foto: Getúlio Gurgel/Agência Senado

Na última segunda-feira,  8, foi lançado nas plataformas de áudio o segundo episódio de ‘O Último Plano’, podcast do g1 sobre os bastidores do Plano Real que, em menos de uma semana, está entre os mais ouvidos do país, ocupando o quarto lugar do ‘Top Brasil’ do Spotify e da Apple Podcasts.

Batizado de ‘A mágica fica pro final’, o novo episódio apresentado pela idealizadora da série, a jornalista Renata Ribeiro, volta no tempo para explicar como Fernando Henrique Cardoso se tornou o Ministro da Fazenda na época, assumindo a importante função de mediador entre economistas e políticos. “Os salários não eram reajustados na mesma proporção que os preços subiam, eles perdiam valor a cada hora, como um sorvete no asfalto quente. Mas com a Unidade Real de Valor (URV), isso estava prestes a mudar”, destaca a apresentadora ao longo do episódio.

Renata Ribeiro também comenta as mudanças que resultaram na formação da equipe econômica, as dificuldades enfrentadas no Congresso e os momentos de tensão na véspera do lançamento do Real, que quase o levaram ao fracasso. “Uma sequência de acontecimentos improváveis e imprevisíveis foi tornando o plano possível. No podcast, abordamos os desafios de encontrar um consenso sobre o plano, os diferentes pontos de vista, as disputas políticas, a resistência de alguns setores e da oposição, além de uma história de fracassos que parte do grupo carregava devido ao trauma do Cruzado”, complementa a jornalista.

Disponível no g1 e nas plataformas de áudio, ‘O Último Plano’ mergulha nos bastidores da criação da nossa moeda atual e sua evolução em meio a um cenário caótico na qual a hiperinflação chegou a 2.000% ao ano, gerando graves consequências à vida dos brasileiros. Com quatro episódios, o podcast tem novas publicações às segundas-feiras.

Clique aqui para ouvir o segundo episódio: https://g1.globo.com/podcast/o-ultimo-plano/

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais