Portal Making Of

Novo podcast do g1 conta a história do Plano Real

Foto: Divulgação/g1

Uma história real, de gente real, com um enredo repleto de reviravoltas e acontecimentos improváveis. Assim é ´O Último Plano’, novo podcast do g1 lançado ontem, 1º de julho, dia em que o Plano Real completa 30 anos. A série mergulha nos bastidores da criação da nossa moeda atual e mostra, em detalhes, as movimentações que antecederam o fim de uma era caótica em que a hiperinflação chegou a 2.000% ao ano, gerando graves consequências à vida dos brasileiros. Idealizado e apresentado pela jornalista Renata Ribeiro, o podcast traça uma linha do tempo com os principais marcos políticos e históricos que influenciaram o declínio econômico brasileiro e o plano que pôs fim a ele. Também ilumina a perspectiva de quem vivenciou esse turbilhão de acontecimentos entre cidadãos comuns, jornalistas e economistas que lideraram a criação do Real. “Esse não é um podcast de economia.
A explicação econômica sobre como tudo isso aconteceu é muito interessante. Mas as histórias de quem fez isso acontecer são muito mais”, diz Renata.

Batizado de ‘O Reino do Caos’, o episódio de estreia mostra as tentativas frustradas de conter o caos financeiro. “A inflação vem de antes de eu nascer e cresceu bem mais rápido do que eu nos anos1980. Nessa época, eu ficava atrás da porta ouvindo meus pais cogitarem a venda do carro, da casa ou me tirar da escola. A economia descontrolada era parte de uma realidade indiscutível e o Brasil tinha um problema sem solução.Talvez tenha sido para entender tudo isso que eu fui ser repórter de economia”, revela Renata. Com preços subindo três vezes ao dia, uma sucessão de planos econômicos fracassados, gente dormindo na fila do supermercado, racionamento de comida e salários-mínimos que não chegavam à metade do mês, a obra deixa claro ao ouvinte como era impossível viver em paz.

Trechos de reportagens da época, incluindo depoimentos da população, dão o tom do episódio, trazendo casos como o da Federação das Donas de Casa do Rio de Janeiro que criou cardápios alternativos para ajudar as famílias a colocarem comida na mesa, tamanha a escassez de produtos básicos, como ovos, frango e leite em pó. A segunda Guerra Mundial foi o começo de tudo: era difícil importar, faltavam muitas mercadorias e os preços subiam. “A inflação chegou a dois dígitos no Brasil nos anos 1940, ao longo do governo Getúlio Vargas. E nunca mais voltou a um dígito, só depois do Plano Real. Foram mais de 50 anos, com a inflação primeiro em dois dígitos, depois três, quatro”, explica Miriam Leitão, uma das entrevistadas pela série. Dali se sucederam movimentações políticas, incluindo o Golpe de 64, que traziam a promessa não cumprida de controlar a economia. “É como se fosse um bombardeio nuclear, mas nem todo mundo tinha abrigo antiaéreo. E quando você atravessa uma inflação que chegou a 80% em um mês, você perde qualquer referência”, completa.

Com linguagem envolvente, o podcast imerge no grande acervo da Globo trazendo trechos de depoimentos que mostram a perspectiva da população a partir de reportagens da época, além de entrevistas com os protagonistas da equipe econômica que deu origem ao Plano Real, nomes como Edmar Bacha, Pedro Malan, Rubens Ricupero e Pérsio Arida. “O ritmo da narrativa segue o clima de suspense em torno do anúncio das medidas que agitou assessores, amontoou jornalistas na porta do Ministério da Fazenda, dividiu políticos e tirou o sono dos brasileiros e dos protagonistas da nossa série”, complementa Cláudia Croitor, editora-chefe do g1 e responsável pela supervisão do projeto.

Disponível no g1 e nas plataformas de áudio, ‘O Último Plano’ tem quatro episódios, com novas publicações às segundas-feiras. Foi criado e produzido por Renata Ribeiro, Lucas Paulino e Renato Ghelfi, da equipe de economia do Jornal Nacional. O roteiro é assinado por Valentina Castello Branco e Mariana Pinheiro; edição: Thiago Kaczuroski; coordenação e supervisão: Cláudia Croitor; pesquisa no acervo: Jeferson Ferreira e Fábio Luci; trilha sonora: Marion Lemonnier.

Clique aqui para ouvir o primeiro episódio: https://g1.globo.com/podcast/o-ultimo-plano/

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

LIDE SC anuncia Prêmio Líderes 2024

O LIDE Santa Catarina anuncia o aguardado Prêmio Líderes 2024, considerado o “Oscar Empresarial Catarinense”. Este evento, que reconhece e celebra anualmente o empreendedorismo e

ACI promove workshop sobre ChatGPT

A Associação Catarinense de Imprensa está com inscrições abertas para o Workshop ChatGPT, marcado para o dia 25/07, das 8h às 12h, de forma híbrida,

Leia mais

LIDE SC anuncia Prêmio Líderes 2024

O LIDE Santa Catarina anuncia o aguardado Prêmio Líderes 2024, considerado o “Oscar Empresarial Catarinense”. Este evento, que reconhece e celebra anualmente o empreendedorismo e

ACI promove workshop sobre ChatGPT

A Associação Catarinense de Imprensa está com inscrições abertas para o Workshop ChatGPT, marcado para o dia 25/07, das 8h às 12h, de forma híbrida,