18 C
fpolis
17.5 C
fpolis
domingo, 22 maio, 2022

NSC comercializa espaço de notícias na TV

Últimas notícias
NSC comercializa espaço de notícias na TV
Reprodução/NSC

As redações comemoram quando surge a informação interna de que o “departamento comercial vendeu”. Normalmente é o patrocínio de um produto, identificado como tal claramente para o telespectador. Os jornalistas apreciam essa informação, porque sabem que receita é a garantia de emprego.

Com a crise, no entanto, as ações de venda estão avançando nos espaços editoriais, sem contestação das chefias. Ao meio-dia, o merchandising ocupa cada vez mais espaços, mas pelo menos estão identificados para quem assiste. Cabe ao dono do controle remoto decidir se assiste ou não.

Até agora, o espaço nobre noturno estava imune. Para quem se deu conta, ontem, 29, essa proteção deixou de existir no NSC Notícias: em longo espaço de 5 min e 31 s, cerca de um quarto do tempo total, foi apresentada uma reportagem sobre o agronegócio. No intervalo comercial, o nome do projeto – “Força Santa Catarina” surge com quatro patrocinadores, dois dos quais foram entrevistados pela repórter. 

No portal G1, consta o projeto com o mesmo título e patrocinadores, mas com a tarja identificando “Especial Publicitário”. A pergunta que surge então é, porque no texto on-line fica claro que se trata de uma ação comercial e na TV não?

 

Ao mestre, com carinho

Faleceu ontem, em Porto Alegre, aos 87 anos, o jornalista Walter Galvani, uma referência na profissão. Na Redação da Folha da Tarde, no final dos anos 1970, implantou estágios para jornalistas recém-formados – e, no meu caso, ainda no início da faculdade- uma inciativa que revolucionou as redações. Também atuou em rádio e TV, e ainda recentemente, debilitado por uma cirurgia no coração, escrevia crônicas semanais em dois jornais. Escreveu cinco livros, integrava a Academia de Letras gaúcha e foi patrono da Feira do Livro da capital gaúcha em 2003. Foi várias vezes premiado e, mais do que isso, reconhecido por seus colegas, entre os quais me incluo e agradeço a oportunidade, sempre ao mestre, com carinho.   

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Empreende Brazil reúne grandes nomes do empreendedorismo em Florianópolis

Após dois anos de pandemia, o mercado brasileiro se aquece e se prepara para uma rodada de negócios e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }