Portal Making Of

NSC Total transmite UCI Gravel World Series em Camboriú neste domingo

Foto: BM Press

O NSC Total transmite neste domingo o UCI Gravel World Series, diretamente da Fazenda Caetés, em Camboriú (SC). A largada está prevista para as 7h30, as desde às 7h o fã de ciclismo pode acompanhar os preparativos para as disputas. A edição catarinense do UCI Gravel World Series é qualificatória para o Mundial da categoria. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe a competição.

Na equipe do NSC Total que leva as emoções da prova ao vivo para todo o planeta, o narrador Leandro Lessa estará ao lado de convidados especiais; Erick Bruske, atleta profissional de Mountain Bike e treinador de ciclismo, e Alex Costa, especialista em produtos e tecnologia do segmento de ciclismo. A reportagem será de Cacau Corazza, apresentadora do Globo Esporte Santa Catarina.

Além da transmissão pelo NSC Total, o UCI Gravel Camboriú terá cobertura completa da NSC em todas as suas plataformas. Destaque para o ATL Sports, que será transmitido nesse sábado, ao vivo, para toda Rede Atlântida SC, direto de Camboriú, com apresentação de Tetê Trevisol e Luciano Calheiros.

São esperados cerca de 400 atletas de 11 países, incluindo o número 2 do ranking e atual vice-campeão mundial, o italiano Daniel Oss, em sua estreia no Brasil. Os primeiros 25 colocados de cada categoria se classificam para o UCI Gravel World Championship, marcado para outubro, sem local definido.

Desde a sexta-feira, 7, também será realizada a Expo UCI Gravel, aberta ao público.


Percursos

Com largada às 7h30 do domingo (9 de março) da Pousada Fazenda dos Caetés, na área rural de Camboriú, a organização preparou três percursos.

O percurso longo tem 120 km com 1.947 metros de altimetria acumulada e passa pelos municípios de Tijucas e Canelinha. O percurso médio tem 60 km com 990 m de altimetria.

A categoria MTB & Gravel Ride tem percurso de 30 km e 404 metros de elevação, mas não vale como classificatória para o Mundial.

 

O que é a modalidade gravel

Gravel em inglês significa literalmente cascalho, pedregulhos. A origem da modalidade gravel bike remonta aos primórdios do ciclismo, há cerca de 150 anos, em um mundo em que a maioria das estradas não eram pavimentadas e apenas os centros das cidades tinham ruas cobertas com paralelepípedos.

O asfalto demorou a chegar e os primeiros ciclistas eram, em essência, ciclistas de gravel que pedalavam nas estradas de terra e de cascalho que conectavam as cidades.

Renascido como categoria no Centro-Oeste dos Estados Unidos por volta de 2005 batizado de Gravel Grinders, as corridas em estrada de terra retornaram às origens do ciclismo. A modalidade não demorou para virar hype no mundo do ciclismo, com ciclistas buscando novos desafios. Cerca de uma década mais tarde chegou à Europa e ganhou o resto do mundo. O prazer de pedalar fora do asfalto foi redescoberto.

As provas de gravel atraem ciclistas de estrada e são normalmente de longa distância e caminhos com predominância de estradas de terra e cascalho e paralelepípedos. As bicicletas usadas são preparadas para suportar todos esses tipos de piso.


Sobre o UCI Gravel

O circuito mundial Gravel chega ao Brasil na cidade de Camboriú (SC) como um evento oficial do calendário da UCI (Union Cycliste Internationale), por isso, segue todos os padrões de estrutura e qualidade em nível mundial. O UCI Gravel Camboriú é o único evento oficial de ciclismo gravel para elite/profissionais e amadores/age group classificatório no Brasil para o campeonato mundial UCI Gravel World Championship 2025.


UCI Gravel Camboriú – Categorias

Gravel Granfondo 120km – qualificatória para UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2025):

Elite (Masculina e feminina)

19 – 34 anos, masculino e feminino

35 – 39 anos, masculino e feminino

40 – 44 anos, masculino e feminino

45 – 49 anos, masculino e feminino

50 – 54 anos, masculino

55 – 59 anos, masculino

 *Categoria 15-18 anos masculino e feminino = sem qualificação para o Mundial.


Gravel Mediofondo 60km: qualificatória para o UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2025):

50 – 54 anos, feminino

55 – 59 anos, feminino

60 – 64 anos, masculino e feminino

65 – 69 anos, masculino e feminino

70 – 74 anos, masculino e feminino

75 – 79 anos, masculino e feminino


MTB & Gravel Ride Masculino 30km (15 a 79 anos) – sem qualificação para o Mundial.


MTB & Gravel Ride Feminino 30km (15 a 79 anos) – sem qualificação para o Mundial.


Mediofondo open: categoria única e sem divisão por idades, com intuito apenas de participação, para ciclistas acima de 15 anos e de até 50 anos, feminino e 59 anos masculino, ou seja, sem a possibilidade de classificação para o campeonato mundial.


UCI Gravel – Programação

Expo UCI Gravel 

  • 7/3/2025 das 14h às 20h
  • 8/3/2025 das 10h às 20h
  • 9/3/2025 das 8h às 15h


Domingo – 9 de março 

  • 7h30 – Todas largadas
  • 14h – Premiação na Arena UCI Gravel

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Bets e manipulação de apostas

São visíveis as dificuldades que a grande mídia nacional têm para tratar da suspeita de fraude do jogador Bruno Henrique, do Flamengo, cometida em uma

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Jogar aberto: transparência em 1º lugar

Convidado do Debate da Pan nesta sexta-feira Santa, o técnico Jair Ventura, do Avaí, mostrou porque é tão respeitado no meio. Otimismo, leveza e sinceridade

Leia mais

Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira, 21, no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell

Missões difíceis longe de casa

Manaus 40 graus O Avaí vai encarar bem mais do que o Amazonas nesta segunda-feira (21), às 18h (Brasília), em Manaus. O calor úmido da

Jogos, Klopp, F1 e Tainha

1 – “Gaúchos”; Avaí e Série B A Chapecoense venceu o Athlétic, como pronunciam os narradores brasileiros, sem serem corrigidos, por que essa não é