Desde setembro de 2022 o Censo vem fazendo a recontagem da população brasileira para ver quais estados cresceram e os que também tiveram diminuição no número de habitantes.
Com 7.609.601 moradores, 21,8% a mais que a população recenseada em 2010, Santa Catarina é o segundo estado que mais cresceu no país nos últimos 12 anos conforme dados apurados pelo IBGE.
A população representa 3,75% das 203 milhões de pessoas recenseadas no Brasil e passa a ser a 10ª do país, ultrapassando o estado do Maranhão.
Com 1,36 milhão de pessoas a mais, o estado teve o segundo maior crescimento absoluto, atrás apenas de São Paulo que teve um acréscimo de 3,2 milhões.
Segundo o governador Jorginho Mello (PL), “fica comprovado em dados como Santa Catarina é o melhor estado do país para se viver. Somos destaque na qualidade de vida, na geração de empregos, na preservação das nossas belezas naturais. Não é à toa que brasileiros de outros estados e estrangeiros querem vir morar em SC”.
Mas esse crescimento não mostra apenas o aumento da população, mas também a possibilidade do aumento do número de deputados federais catarinenses em Brasília. Hoje o nosso Estado elege 16 deputados federais e a partir de 2026 poderá eleger 19 representantes em Brasília.
Se esse aumento realmente acontecer, o número de deputados estaduais também muda. Dos 40 eleitos em 2022, passaríamos a ter a partir de 2026 43 deputados dentro da Assembleia.
AUMENTO DE VEREADORES
Já com relação ao número de vereadores, eles são definidos de acordo com a quantidade de moradores que cada cidade tem. Se a cidade tem até 15 mil habitantes, poderá ter 9 vereadores, que é o número mínimo das pequenas cidades.
Cidades que tem de 15 mil a 30 mil habitantes, podem ter até 11 vereadores. Cidades com até 50 mil habitantes podem ter 13 vereadores. Já aquelas que tem até 80 mil moradores podem ter 15 representantes municipais.
Cidades com até 120 mil munícipes podem ter até 17 parlamentares na Câmara Municipal. Municípios com até 160 mil, se permite até 19 vereadores. Já os que tem até 300 mil habitantes poderão eleger até 21 vereadores. Os que tem até 450 mil moradores, podem ter na Câmara de Vereadores 23 representantes.
As cidades que tem até 600 mil habitantes podem eleger até 27 parlamentares e cidades como Joinville, que tem até 750 mil habitantes, poderão eleger já no ano que vem 27 vereadores.
A decisão de aumentar ou não o número de vereadores fica nas mãos dos próprios vereadores da atual legislatura. Algumas Câmaras Municipais já têm a permissão no próprio regimento interno, como é o caso de Florianópolis.
Se a Mesa Diretora da Câmara da Capital comunicar o Tribunal Regional eleitoral que em 2024 a cidade elegerá 25 vereadores, essa decisão é soberana e os florianopolitanos vão poder eleger mais dois vereadores comparado com a eleição de 2020.
Outras Câmaras, como a de Blumenau, precisa de um projeto de lei para garantir o aumento de vereadores. A principal cidade do Vale do Itajaí tem hoje 15 vereadores, mas já se houve que aa atual legislatura pretende aumentar para 21.