17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

O Chefão voltou, Avaí espera euros do Rapha, Copa do Brasil…

Foto: Patrick Floriani/FFC
Últimas notícias

1 – O Chefão voltou

Depois da era (1972.1975)do Major Ortiga, o Figueirense voltou a viver uma época (2000/2010) de glória quando Paulo Prisco Paraíso esteve à frente do clube. A partir de agora, após a reunião do Conselho Deliberativo realizada no ultimo dia 12/7/2022, quando os conselheiros aceitaram e aprovaram as propostas para que a SAF, que comandada por PPP, poderá prosseguir com o projeto de levar o Figueirense de volta ao sucesso e à Série A. Mesmo assim há quem por ciúme, inveja ou por política, tenha votado contra. E ainda falta a aprovação da Assembleia Geral, quando os sócios com direito a voto, aprove e referende o que o CD decidiu. É o jeito da cultura política associativa que levou o clube a bancarrota, após as administrações de Nestor Lodetti e Wilfredo Brilling. Mas para que Sev comece uma nova etapa é preciso que o clube volte a Segunda Divisão, segundo Chiquinho da Assis, presidente do CD e no momento em que o Figueirense está entre os oito classificados na Série C, perseguindo o sonho de ser promovido à B. O time joga sábado, às 15h, pela 15ª rodada no Scarpelli, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, treinado por Paulo Bayer. O clube tem 22 pontos e está em sexto lugar, faltando quatro jogos para terminar a primeira fase da Série C.

 

2 – Finalmente

Raphinha disse sim ao Barcelona, por orientação de Deco, e assinou contrato até 2027, O Leeds receberá 58 milhões e mais 8 milhões de euros em “variáveis” para liberar o jogador. Pelo Mecanismo de Solidariedade aos clubes formadores, o Avaí terá direito a 0,5% do valor acima, porque Raphinha saiu do clube aos 19 anos, negociado com o Vitória de Guimarães, que também terá direito a uma porcentagem. Dois clubes a mais terão direito como Sporting e Rennes, este onde ele completou 23 anos de idade. O Mecanismo de Solidariedade foi criado pela FIFA para fomentar a formação de jogadores. A quantia será paga pelo comprador ao clube formador, no caso o Avaí.

 

3 – Raphinha chega acompanhado

Reprodução

Natalia Rodrigues (Taia), esposa de Raphinha, é uma “influencer” de 23 anos, com 46 mil seguidores no Instagram. Eles se conheceram em Cancun e em 11 de fevereiro se casaram.  A partir de agora os dois viverão uma vida de luxo em Barcelona até o ano de 2027, tempo que dura o contrato que assinou nesta quarta-feira dia 13 de junho. Raphinha saiu da Vila da Restinga, em Porto Alegre, e chegou ao Avaí, aos 18 anos, procedente do Imbituba. Aos 19 anos, foi negociado com o Vitória de Guimarães, no ano seguinte ao Sporting, Rennes, Leeds e finalmente aterrissou em Barcelona.

 

4 – Douglas foi embora

A desinformação da assessoria de comunicação do Avaí mentiu e os setoristas comeram a bola: porque o desconforto muscular do goleiro Douglas, para não ser relacionado para o jogo contra o Red Bull: falava árabe.

 

5 – Avaí x Santos

O Avaí, depois da derrota por 4 a 0 para o Red Bull, enfrentará no sábado, às 19h, no Estádio da Ressacada, o Santos, que nesta quarta-feira (dia 12) foi desclassificado da Copa do Brasil pelo Corinthians. Um grupo de torcedores santistas invadiu o gramado da Vila Belmiro e um deles agrediu o goleiro Cássio do time adversário. No Avaí, o técnico Barroca não poderá contar com os atacantes Morato e Muriqui e o zagueiro Arthur Chaves, que seguem fazendo tratamento médico. Se não enganaram os setoristas novamente.

 

6 – Ingratidão e oportunismo

Quando o Avaí precisou da ajuda dos torcedores, eles se esconderam, desapareceram. O fechamento dos estádios por causa da pandemia e a cota de R$ 8 milhões levaram o clube a encerrar o ano de 2021 endividado. Alguns torcedores ativos nas redes sociais culparam o presidente Battistotti. Assim mesmo, o clube subiu de categoria. Hoje, na “elite” do futebol, recebe uma cota de 40 milhões de reais e os torcedores, em número de 13 mil, correram para se associar. Quando o clube precisava de dinheiro desapareceram. Ingratos. Quando o clube precisou não ajudaram, agora que a diretoria tem dinheiro, atraídos pelos nomes dos adversários, se orgulham e se exibem, apesar do Avaí estar à beira de voltar à Segunda Divisão.

 

7 – Copa do Brasil

Faltam dois jogos para terminar as disputas das oitavas de final da Copa do Brasil, mas Fluminense, Athletico, Atlético Goiás, Fortaleza, Corinthians e Flamengo passaram para as quartas. Hoje (14/07) jogam Palmeiras x São Paulo (ida 0 a 1) e Botafogo x America MG (ida 0 x 3). Ao definir os oitos classificados, a CBF marcou o sorteio dos adversários e mando dos jogos das quartas de final, na segunda-feira, na sede da CBF, às 13h30.

 

8 – O campeão Mundial

Reprodução

Que a mídia especializada em esportes não deu à mínima, nem destaque da conquista do velejador Davi Neves, de Florianópoli, de campeão mundial da Classe Optimist, na Turquia, no último dia 6 de julho. Davi desembarcou na Ilha nesta semana junto com familiares e entre eles o avô Rodrigo D´Eça Neves, médico especialista em cirurgia plástica.

 

9 – Madrid por toda a vida

Nacho, zagueiro reserva do Real Madrid, o primeiro reserva, recebeu propostas de outros clubes, mas prefere permanecer em Madrid. Ele poderá se juntar as histórias de jogadores como Totti, no Roma, e Giggs, no Manchester United, que permaneceram toda a carreira defendendo um único clube. Nacho leva 21 anos no Real.

 

10 – Milionária

A Champions poderá vender os direitos de imagens para a televisão nos Estados Unidos no valor de 2 bilhões de dólares, o dobro do valor do ano anterior. Esta quantia será distribuída aos clubes como prêmio pela colocação na Champions e na Liga Europa.

 

11 – Mil e Uma Noites na Arábia

Um clube de futebol da Arábia Saudita ofereceu 300 milhões de dólares para que Cristiano Ronaldo aceite jogar no futebol local. O nome do clube não foi divulgado e a oferta foi desta maneira: 30 milhões ao Manchester United, 250 milhões divididos em duas temporadas, e 20 milhões restantes para os intermediários. Mas Ronaldo quer disputar a Champions e tem preferência por Chelsea ou Barcelona.

 

12 – Sociedade Anônima e o Futebol

Na segunda-feira, dia 18, será realizado, em Florianópolis, o Fórum de Atualidades do Direito Desportivo, destinado a empreendedores, executivos, acionistas, agentes de mercado financeiro, fundos de investimentos, profissionais de direito e executivos envolvidos com os clubes de futebol. A Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pode possibilitar aos clubes de futebol requerer recuperação judicial. Estarão presentes: o Ministro Guilherme Caputo Bastos, Presidente do Conselho da Academia Nacional de Direito Desportivo; Rodrigo R.  Monteiro de Castro, co-autor da Lei da SAF; Desembargador Wanderley Godoy Júnior, professor de Direito do Trabalho e de Direito Desportivo; Júlio Cesar Heederdt, Presidente do SC Clubes; Lucas Ottoni, ex-diretor do Atlético; Tullo Cavallazzi Filho, advogado atuante na área de Direito Desportivo, para debater as principais novidades trazidas pela Lei n. 14.193/2021. O evento será realizado no Hotel Valerim.

FIM.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Gean Loureiro inicia a peregrinação pelo Oeste, meio Oeste e região serrana

O candidato ao Governador do Estado pelo União Brasil, Gean Loureiro, estará novamente cumprindo agenda de compromissos e visitas...