25.2 C
fpolis
25.2 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

O destino de Jorge Seif pode ser definido na noite desta terça-feira

Últimas notícias

A partir das 17 horas dessa terça-feira, 7, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina vai retomar o julgamento do senador Jorge Seif (PL) que foi suspenso no último dia 26 de outubro porque quatro desembargadores pediram vistas do processo.

Com a retomada da ação, cinco juízes ainda terão que votar, pois os dois primeiros que já votaram, Maria do Rocio Luz Santa Ritta e Otávio Minatto, decidiram absolver o senador do PL mesmo admitindo que ele usou as aeronaves do grupo Havan.

O processo foi movido pela coligação que unia os partidos PSD, União Brasil e Patriota. As siglas denunciam uma suposta prática de abuso de poder econômico na eleição de 2022.

Além de Seif, também respondem ao processo os suplentes do senador na chapa Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, um empresário calçadista, Almir Manoel Atanazio dos Santos, e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

Hang já foi considerado inelegível ao ser condenado em um caso parecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em maio, o então prefeito e o vice de Brusque, no Vale do Itajaí, perderam os mandatos com a mesma alegação.

Na ação, os três fatos que estão sendo julgados são o uso de um helicóptero para o transporte do senador por Santa Catarina durante as eleições do ano passado, o uso da estrutura da Havan, e aí inclui-se o quadro de funcionários e canais de comunicação que supostamente promoveram a imagem de Seif, e o financiamento da propaganda eleitoral quando ele participou da Semana de Indústria Calçadista Catarinense, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.

O Partido Liberal espera que a decisão final saia ainda nessa terça-feira. Se Seif for absolvido, ele continua no cargo, mas se for condenado, terá que deixar o Senado e aí surgirá uma discussão de quem assume a sua vaga.

A justiça estadual entende que Raimundo Colombo (PSD) deva ficar com a vaga, pois foi o segundo colocado da eleição de 2022, mas a justiça federal entende que deva ocorrer nova eleição, que provavelmente possa acontecer junto com o pleito municipal de 2024.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

ADVB/SC anuncia os líderes que conduzirão a gestão 2024/2025

Na última segunda-feira, 27, a ADVB/SC – Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }