Abril 20, 2021

O dilema que expõe o governo

O dilema que expõe o governo
MAURICIO VIEIRA/SECOM

Em entrevista ao telejornal Band Cidade, da TVBV, a governadora Daniela Reinehr (sem partido) reforçou o conceito de que, por não ser parte do processo de impeachment, não cabe a ela pedir votos ou interferir nos assuntos do Legislativo e do Judiciário, e afirmou que “a minha competência é administrar o Estado, não deixar o governo paralisar”.

Daniela, que assumiu o Estado no momento mais crítico de avanço da Covid-19, tem mantido contatos com vários segmentos da sociedade, alguns que ela diz não terem sido acionados até então, mas sabe que não consegue desviar o tema que definirá, em breve, se o titular Carlos Moisés da Silva (PSL) retorna ou não ao cargo.

Enquanto participava de um encontro com o Conselho de Entidades Empresariais, Daniela, nesta segunda (19), soube que os prefeitos Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma; Orvino D´Ávila (PSD), de São José; e João Rodrigues (PSD), de Chapecó, reunidos na maior cidade do Sul catarinense, pediram rapidez na análise da situação pelo Tribunal Especial de Julgamento, presidido pelo desembargador Ricardo Roesler.

 

Tribunal

A informação oficial é a de que, até esta quinta (22), deve ser anunciada a data do julgamento de impeachment de Carlos Moisés, conforme o juiz Cláudio Figueiredo Regis, assistente de Ricardo Roesler.

Tudo indica que o desembargador deve se manifestar após analisar os pedidos dos denunciantes sobre a produção de provas nesta fase derradeira do processo, além disso existe uma solicitação dos advogados do governador afastado para que fosse marcada a sessão, independentemente de outra questão: o prazo dado aos proponentes da ação sobre os documentos anexados após a decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ.    

 

Próxima

Os compromissos oficiais não têm afastado a governadora interina do convívio com os pais e o restante da família, que moram no Oeste.

Na semana passada, seu Altair e dona Orfila vieram a Florianópolis, e, quando pode, Daniela volta à região, porém ressente-se de nem sempre conseguir levar os dois filhos junto.

 

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE CRICIÚMA

OS TRÊS PREFEITOS

Representantes de três dos sete maiores municípios de Santa Catarina, qualquer movimento feito por Clésio Salvaro, Orvino D’Ávila e João Rodrigues já merece atenção redobrada, ainda mais em um cenário crítico e às vésperas de uma eleição, no ano que vem. Eles têm experiências a trocar, muito para debater sobre pandemia e deram até um pitaco importante sobre a questão do impeachment, sem esquecer de valorizar que deve ser votado rapidamente, com respeito ao voto depositado na urna. Clésio, Orvino e João sabem que nenhum mandatário está livre de armações políticas, lições dos tempos tumultuados em que para tirar um governante do cargo basta perder a maioria no Legislativo, em qualquer nível. Não são vozes isoladas, tampouco alheios a um quadro político bastante banalizado: o impeachment como reação de adversários que usam a medida extrema para se aproveitarem da fragilidade na base de apoio de uma administração.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 36 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
  • Youtube
MOF 3

Comentários

Onze 5

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!