O Cine Teatro X de Novembro, no centro histórico de São Francisco do Sul, foi o palco da cerimônia de premiação desta primeira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, que recebeu um público de 1.500 pessoas nos quatro dias de programação. Os principais vencedores pelo Júri Oficial são os curtas brasileiros O Elemento Tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, na Mostra Curtas, e O Karaokê de Isadora (SP), de Thiago B. Mendonça, na Mostra Infantojuvenil.
O Júri Oficial da Mostra Curtas concedeu ainda Menção Honrosa para Filhos da Noite (PE), de Henrique Arruda e um Prêmio Especial do Júri a SilencioVozRuido, de Gonzalo Lugon (Peru).
Pelo Júri Popular, na votação após as sessões, o público escolheu Somos Tierra, de Lala Corredor (Colômbia) na Mostra Infantojuvenil, e Mães Solo (BA), de Camila de Moraes, na Mostra Curtas.
O Júri Oficial, formado por Almudena Munõz Gallego, Malu Campos e Sergio Romero apresentou justificativa sobre a escolha dos vencedores. Considerou O Karokê de Isadora “um filme íntimo que nos mostra os distintos dissabores causados pelo isolamento da pandemia, através da salvação da Isadora com a música”.
Sobre Filhos da Noite, o Júri apontou que são “sete personagens complexos que falam e mostram seus temores, expectativas e esperanças. Um autor respeitoso e atento”.
SilencioVozRuido recebeu o Prêmio Especial pela abordagem do tema: “O autor nos submerge em seus sentidos através dos objetos, fotos e sons. E onde se espera silêncio há ruído e no meio há voz”. Por fim, O Elemento Tinta “traz um elemento sociopolítico necessário, a reivindicação tem rosto apesar do hermetismo do pixo (pichação). Os diretores conseguem mostrar uma narrativa potente, dando um tratamento equilibrado aos personagens, com uma montagem e uma fotografia perfeitas para o documentário”.
Os filmes vencedores receberam o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras para o Melhor Filme pelo Júri Oficial e Popular em cada uma das mostras competitivas. Na Infantojuvenil os prêmios são DCP da Link Digital, curso on-line da Navega e locação de Equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da Naymovie. Na Mostra Curtas, o vencedor recebeu esses mesmos prêmios e ainda Correção de Cor da DOT. Os vencedores do Júri Popular recebem cursos da Navega.
Ao todo, o FALA São Chico exibiu 31 filmes de sete países, selecionados entre 300 inscritos. Foram quase 30 horas de palestras e oficinas no ciclo Formação FALA São Chico, além de pocket shows e a Feira Viver São Chico. E para encerrar o Festival, foi exibido o documentário longa-metragem convidado, Diário Dentro da Noite, de Chico Diaz.