14.2 C
fpolis
14.2 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

O Elemento Tinta e O Karaokê de Isadora vencem mostras competitivas do FALA São Chico

Divulgação
Últimas notícias

O Cine Teatro X de Novembro, no centro histórico de São Francisco do Sul, foi o palco da cerimônia de premiação desta primeira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, que recebeu um público de 1.500 pessoas nos quatro dias de programação. Os principais vencedores pelo Júri Oficial são os curtas brasileiros O Elemento Tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, na Mostra Curtas, e O Karaokê de Isadora (SP), de Thiago B. Mendonça, na Mostra Infantojuvenil.

O Júri Oficial da Mostra Curtas concedeu ainda Menção Honrosa para Filhos da Noite (PE), de Henrique Arruda e um Prêmio Especial do Júri a SilencioVozRuido, de Gonzalo Lugon (Peru).

Pelo Júri Popular, na votação após as sessões, o público escolheu Somos Tierra, de Lala Corredor (Colômbia) na Mostra Infantojuvenil, e Mães Solo (BA), de Camila de Moraes, na Mostra Curtas.

O Júri Oficial, formado por Almudena Munõz Gallego, Malu Campos e Sergio Romero apresentou justificativa sobre a escolha dos vencedores. Considerou O Karokê de Isadora “um filme íntimo que nos mostra os distintos dissabores causados pelo isolamento da pandemia, através da salvação da Isadora com a música”.

Sobre Filhos da Noite, o Júri apontou que são “sete personagens complexos que falam e mostram seus temores, expectativas e esperanças. Um autor respeitoso e atento”.

SilencioVozRuido recebeu o Prêmio Especial pela abordagem do tema: “O autor nos submerge em seus sentidos através dos objetos, fotos e sons. E onde se espera silêncio há ruído e no meio há voz”. Por fim, O Elemento Tinta “traz um elemento sociopolítico necessário, a reivindicação tem rosto apesar do hermetismo do pixo (pichação). Os diretores conseguem mostrar uma narrativa potente, dando um tratamento equilibrado aos personagens, com uma montagem e uma fotografia perfeitas para o documentário”.

Os filmes vencedores receberam o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras para o Melhor Filme pelo Júri Oficial e Popular em cada uma das mostras competitivas. Na Infantojuvenil os prêmios são DCP da Link Digital, curso on-line da Navega e locação de Equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da Naymovie. Na Mostra Curtas, o vencedor recebeu esses mesmos prêmios e ainda Correção de Cor da DOT. Os vencedores do Júri Popular recebem cursos da Navega.

Ao todo, o FALA São Chico exibiu 31 filmes de sete países, selecionados entre 300 inscritos. Foram quase 30 horas de palestras e oficinas no ciclo Formação FALA São Chico, além de pocket shows e a Feira Viver São Chico. E para encerrar o Festival, foi exibido o documentário longa-metragem convidado, Diário Dentro da Noite, de Chico Diaz.

Mais notícias para você
Últimas notícias

NSC anuncia substitutas de Adriana Krauss no JA Blumenau

A NSC anunciou as substitutas de Adriana Krauss na apresentação e coordenação do Jornal do Almoço Blumenau. Adriana deixou...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }