18.7 C
fpolis
18.7 C
fpolis
quinta-feira, 30 junho, 2022

O Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

Reprodução/Twitter
Últimas notícias

O Reino Unido inicia hoje, 2, a celebração do jubileu de platina da rainha Elizabeth II, que comemora os 70 anos de reinado. A data foi declarada pelo Palácio de Buckingham como feriado de quatro dias – até domingo, 5 –, e contará com festividades, que vão desde um enorme show com a presença de ídolos, como a banda Queen, até pequenas festas de rua, segundo a CNN Brasil.

Nesta manhã, por volta das 06h45, a família real deixou o palácio, em Londres, até o Horse Guards Parade, para um desfile militar. As comemorações do feriado prolongado conta com a presença de todos os membros da família real britânica, incluindo o príncipe Harry, Meghan Markle e os dois filhos, Archie e Lilibet – eles, no entanto, não devem aparecer no na tradicional varanda do palácio.

Confira a programação dos quatro dias de festividades no Reino Unido em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II:

2 de junho (quinta-feira)

Parada “Trooping the Colour”

Um dos eventos mais esperados pelos simpatizantes da monarquia britânica, a parada reunirá membros da família real em carruagens, mais 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos. A parada  será transmitida pela BBC.

No final do evento, a família real britânica aparece reunida na varanda do palácio de Buckingham para assistir ao sobrevoo de aviões da Royal Air Force (RAF).

Acendimento das tochas

Tochas em homenagem à rainha serão acendidas em todo o Reino Unido, entre as oficiais e as inscritas pela população. A principal será acesa em Londres, além de outras nas 54 capitais dos países da Commonwealth.

 

3 de junho (sexta-feira)

Missa de Ação de Graças

O evento fechado ocorrerá na catedral de St. Paul, em Londres. A celebração contará com a presença de membros da família real – incluindo Harry, Meghan e Andrew – além de nomes relevantes dos cenários político britânico e europeu.

 

4 de junho (sábado)

Corrida de cavalos em Epsom Downs

Apaixonada por cavalos, a rainha deve assistir a uma das mais tradicionais corridas na modalidade “flat” (sem obstáculos) da Inglaterra. O Derby em Epsom Downs é uma das únicas competições que os cavalos de Elizabeth não venceram até hoje, e havia expectativas de que o feito se realizaria no Jubileu.

No entanto, devido a lesões no final de 2021, os três cavalos da rainha –  Reach for the Moon, Educator e General Idea – foram retirados da competição.

“Platinum Party at the Palace”

Um dos maiores eventos da programação das comemorações dos 70 anos de reinado, o “Party at the Palace” será um enorme show na noite de sábado. Com três palcos montados em frente ao palácio de Buckingham, residência oficial da rainha, o público poderá assistir a performances de diversos artistas.

Entre as atrações estão a abertura com Queen + Adam Lambert, Alicia Keys, Hans Zimmer, George Ezra, Duran Duran, Andrea Bocelli e uma performance remota de Elton John – condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth, o que lhe dá direito ao almejado título de “sir”. A cantora Diana Ross encerra a noite.

O compositor e produtor de musicais britânico Andew Lloyd Webber criou um número especial para o evento, com participação do ator e diretor Lin-Manuel Miranda e membros dos elencos de “Fantasma da Ópera”, “Hamilton”, “Six” e “Rei Leão”.

 

5 de junho (domingo)

Grande Almoço do Jubileu

Mais de 60 mil pessoas se registraram junto à Coroa Britânica para fazer grandes festas em suas casas e comunidades, para comemorar o Jubileu de Platina. É esperado que mais de 10 milhões de pessoas se reúnam com família e amigos para um almoço temático. Além daqueles programados para acontecer no Reino Unido, mais de 600 reuniões devem ocorrer em outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

Parada do Jubileu de Platina

Encerrando o feriado de comemorações, o domingo será marcado por mais uma parada na cidade de Londres. Nesta, a história dos 70 anos de reinado de Elizabeth serão recontados, com a participação de mais de 10 mil pessoas.

A icônica carruagem de ouro deve aparecer, mas a soberana não desfilará dentro dela. Ao invés disso, serão feitas projeções da passagem da rainha durante a sua coroação.

* As informações são dos repórteres Léo Lopes e Luana Franzão, da CNN.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Fofura: filho de Felipe Kieling ‘rouba a cena’ em entrada ao vivo na BandNews

Nesta terça-feira, 30, o jornalista Felipe Kieling, correspondente da BandNews FM em Londres, apareceu em entrada ao vivo, no...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }