18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

O julgamento será via internet

Últimas notícias
O julgamento será via internet
BRUNO COLLAÇO/AGÊNCIA AL

Um edital publicado no Diário Oficial da Assembleia, que contém decisão monocrática do desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal Especial de Julgamento e do Tribunal de Justiça, determina que a sessão da próxima sexta (26) será remota, via internet, em função do agravamento da situação da Covid-19, na modalidade videoconferência.

Somente na Diretoria de Imprensa da Assembleia, área contígua ao plenário do Legislativo, onde funcionam as redações da casa, a TVAL, a Agência AL e a Rádio Alesc, quatro funcionários foram acometidos da doença, o que deixaria expostos os jornalistas que fossem cobrir o evento e os demais dez integrantes do tribunal, cinco deputados estaduais e cinco desembargadores do TJ, e quem, por razões profissionais devem acompanhá-los.

Há ainda uma série de medidas que passaram a vigorar no Palácio Barriga Verde, como a redução do acesso às dependências, que incluem a limitação de presenças nos gabinetes dos deputados, seus assessores e demais servidores do Legislativo, sem esquecer que o próprio plenário recebe 20 parlamentares no máximo, 50% da capacidade.

Não surpreendeu

Embora desde a semana passada a informação que o magistrado tornou pública nesta segunda (26) à noite fosse buscada, sem confirmação, a atitude do desembargador Ricardo Roesler não chega a surpreender.

A condução do presidente do Tribunal Especial de Julgamento tem sido reta a exemplar, um alívio para evitar eventuais exageros políticos no julgamento também político.

 

Do mérito

Advogado de Carlos Moisés, Marcos Fey Probst, entregou memoriais aos julgadores onde reforça a relevância do relatório da Polícia Federal, que não vê irregularidades nas ações do governador na compra com pagamento antecipado de R$ 33 milhões de 200 respiradores junto à Veigamed, e a peça do Ministério Público Estadual que pediu o arquivamento das investigações sobre os atos praticados pelo chefe do Executivo.

Outra peça é a declaração do delegado da Polícia Civil, Luis Felipe Del Solar Fuentes, diretor de Deic, que confirma ter sido acionado por Moisés, juntamente com o delegado-geral Paulo Koerich, para abrir inquérito sobre a operação dos operadores, já no dia 23 de abril, antes da publicação do The Intercept Brasil, sobre o escândalo, no dia 28 do mesmo mês do ano passado.

 

Argumento

Em um cenário de profunda preocupação com a evolução dos casos de Covid-19, Santa Catarina se voltará para o julgamento de Moisés, que, na prática, tem potencial para aumentar a crise se a tendência fosse pelo afastamento por até 180 dias, pela maioria simples de seis votos.

O fato teria potencial de prejudicar ainda mais o Estado, pois sabe-se que o pano de fundo dos dois pedidos de impeachment é uma revanche contra as medidas restritivas tomadas em março de 2020 e uma malograda ação política para retirar o governador e a vice Daniela Reinehr do poder.

 

FOTOS DIVULGAÇÃO

NO MESMO DIA

O senador Esperidião Amin (PP) e o ex-deputado federal e estadual Edison Andrino (que se desfiliou do MDB, em 2019) tomaram a vacina contra Covid-19, a Coronavac,no mesmo dia, o domingo, 21 de março. Os dois ex-prefeitos da Capital tomaram a primeira dose. Andrino está com 75 anos e Amin com 73. Aliás, Amin levou flores colhidas no jardim de casa por ele e pela mulher, a deputada Angela Amin (PP), mais fitas e medalhas no Senhor dos Passos, e um chocolatinho para quem os atendeu. Sobrou elogio da dupla para o pessoal da vacinação. Andrino até brincou com as teorias de conspiração sobre a origem da vacina chinesa: “Até agora não afinei a voz nem estou com couro de jacaré!”

 

Adivinha

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), juntou cinco feriados para dar um estilo novo à definição de lockdown.

Ato contínuo, os prefeitos do  Litoral, da Baixada Santista, também fecharam as portas para evitar uma invasão de paulistanos, mesmo caminho que segue o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), o que não deixa dúvida alguma que os moradores de Sampa e até da Capital fluminense vão aportar por aqui para garantir o sucesso das festas clandestinas e da transmissão de novas variantes da Covid-19. Lastimável.

 

Na casca

Diretoria Administrativa da Assembleia impediu a compra de medicamentos para o tal tratamento precoce da Covid-19, que não possuem confirmação científica para o uso contra a doença, que haviam sido solicitado, recentemente, pela Coordenadoria de Saúde e Assistência da casa.

Na lista constavam, com dispensa de licitação, a dipirona, dois corticóides (a dexametasona e a prednisona) e os  antibióticos: ivermectina, azitromicina, amoxicilina tri-hidratada e clavulanato de potássio, o tal kit Covid. O tal vazamento, abortado, seria uma retaliação à mudança em diversos comandos de diretorias do Legislativo, determinadas pelo presidente Mauro De Nadal (MDB).

 

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 37 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }