Portal Making Of

O LEGADO DA NOVA CASACOR SANTA CATARINA

A Escola Silveira de Souza de Florianópolis, que fica na Rua Alves de Brito, no Centro, está passando por uma grande reforma para abrigar a edição da CasaCor Santa Catarina 2022. Na escola, os tons em laranja estão colorindo o patrimônio histórico, que após a mostra será um espaço cultural.

A edificação, em tombamento provisório, foi erguida há 109 anos e até hoje acolheu diversas funcionalidades desde a inauguração em 1913. Já foi escola de ensino superior para o primeiro grau, passou um bom tempo sem uso, voltou a abrigar alunos e alunas do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sediou também outra mostra de decoração em 2012, quando teve a estrutura revitalizada para posteriormente servir à Escola Livre de Música, projeto encabeçado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que pertence à Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Em 2013, a equipe da Fundação voltou a dividir espaço com o EJA. Porém, a partir de 2019, o prédio passou a abranger outras áreas tornando-se definitivamente a Escola Livre de Artes. Vira a página para 2022, ano em que a casa histórica irá se transformar em um Centro Cultural do Município de Florianópolis, oferecendo acesso a diversas linguagens artísticas de forma gratuita.

“O prédio está novamente passando por um processo de revitalização para podermos entregar à população um imóvel apto a abrigar o Centro Cultural do Município. Aqui teremos cultura por todos os lados, espaço para a cultura popular, o hip hop, teatro, dança, música, literatura, saraus, música ao vivo, piquenique. Espaço para desenvolver projetos culturais, teremos também um café. Tudo isso para que a população possa consumir cultura de forma gratuita. Vai ser um marco na nossa cidade, onde a cultura é democrática, um ponto de encontro de todos os cidadãos florianopolitanos. A cidade merece”, comemora Márcio Costa, Superintendente da Fundação Franklin Cascaes.

Com 28 ambientes confirmados, a edição deste ano da CasaCor tem como tema o “Infinito Particular”. Os profissionais da arquitetura e designers de interiores vão apresentar a leitura e interpretação nos seus espaços, de 17 de setembro a 30 de outubro de 2022.

LUIZ e FRANCIS BERNARDO – Diretores da CasaCor SC

 

ALEGORIA REAL 

DIVULGAÇÃO

O título é da nova exposição da artista plástica argentina Patricia Di Loreto, em Florianópolis. A exposição está aberta ao público no MESC – Museu da Escola Catarinense – na Rua Saldanha Marinho, no Centro. Em texto de apresentação de Francine Goudel,  “Alegoria Real de três anos na vida de uma artista” nos coloca a testemunhar a permanência da pintura em que revela as subjetividades do seu processo.

O título se refere a uma obra do pintor francês Gustave Courbet (1819-1877), “O estúdio do pintor: uma alegoria real que resume sete anos da minha vida
moral e artística”, na qual Courbet representa seu ateliê com os personagens emblemáticos que figuraram ao longo de suas pinturas.

Francine explica em seu texto de apresentação que o período pandêmico influenciou a todos, democraticamente, interferindo em todos os setores da vida. E na arte não foi diferente.

A exposição é dividida em dois momentos: pinturas de um mundo onde o convívio social era prolífico, e pinturas onde a pandemia impôs o isolamento e as mudanças de comportamento, criando um cenário inédito em nosso cotidiano.

Obra de PATRICIA DI LORETO

Patrícia Di Loreto propõe uma revisão de sua poética antes e durante a pandemia, perceptível de maneira sutil em suas telas, cujo colorido é uma marca importante em seu trabalho. A curadoria da exposição é de Luciene Garcez e Sandra Makowiecky e pode ser vista até o dia 30 de setembro.

Artista plástica PATRÍCIA DI LORETO

 

AGOSTO COM ARTE

Um mês cheio de arte para deixar agosto mais cultural. O Instituto Internacional Juarez Machado apresenta este mês mais três exposições de arte contemporânea. Entram em cartaz no sábado, dia 13, as exposições “Instigante” com 101 pinturas inéditas do artista catarinense Mário Timm, “Ser y Tiempo”, vinte pinturas expressionistas em tinta acrílica sobre tela do argentino Horacio Cacciabue e “Laboratório de Arte-Coletiva”, com obras de doze artistas visuais de Joinville.

A música também está contemplada na programação, com apresentação do barítono Douglas Hahn em parceria com o pianista Matheus Alborghetti e amplo repertório erudito e popular, também no dia 13, a partir das 10 horas da manhã.

O diretor artístico do Instituto e responsável pela programação cultural, Edson Machado afirma que a prioridade da instituição durante todo o ano de 2022 é oportunizar as práticas criativas dos artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina e mostrar ao público seus processos e resultados.

“Mantemos ainda, em paralelo, nossa meta de internacionalização e diplomacia, convidando para expor em conjunto com os talentos locais um dos mais atuantes pintores da Argentina na atualidade”, complementa Edson Machado.

Informações em institutojuarezmachado.com e @institutojuarezmachado.

Obras das exposições no Instituto Internacional Juarez Machado

 

O TEATRO DE MÁGOAS DE FLORBELA ESPANCA

Com dramaturgia inédita inspirada na vida e obra de Florbela Espanca, o Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz estreia o espetáculo Florbela Espanca, colocando em cena o espectro da poetisa portuguesa, que desperta de seu sono de morte para defender sua honra e das perseguições sofridas na primeira metade do século XX. A questão da mulher foi a escolhida pelo coletivo artístico para protagonizar suas ações artísticas em 2022, e a montagem do espetáculo Florbela Espanca busca proporcionar espaço de visibilidade para as mulheres que persistem na luta pela ocupação de espaços legítimos em todas as áreas, enfrentando e suplantando os injustos limites ainda impostos  pela sociedade contemporânea.

Florbela Espanca foi uma mulher fora do seu tempo, que ousou ser dona do seu destino movendo-se com audácia em uma sociedade acostumada a negar a sexualidade, a inteligência e os talentos femininos. A conservadora sociedade portuguesa da época, o Estado e a Igreja não economizaram esforços em suas tentativas de apagar a passagem de Florbela por este mundo. Porém, nem as perseguições e tampouco as críticas sistemáticas que visavam difamar sua obra e seu caráter, antes e depois de sua morte conseguiram destruir a obra da poetisa, que sobreviveu aos seus algozes e ao tempo.

DIVULGAÇÃO

O espetáculo coloca em cena a história de Florbela Espanca, que desperta de seu sono de morte para defender a honra e a obra da poetisa portuguesa que, na primeira metade do século XX, foi perseguida e execrada pela Igreja Católica e pela ditadura Salazarista. Florbela reencontra e enfrenta seu passado, conduzindo o espectador a trilhar os caminhos tristes e perturbadores que marcaram sua existência, testemunhando o calvário de perseguições e difamações que se perpetraram mesmo depois de sua morte.

Com direção de Sulanger Bavaresco, a peça celebra os 41 anos do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz e estará em cartaz nos dias 13, 19 e 20 de agosto de 2022, às 20h, no Teatro da UBRO, em Florianópolis. Informações em http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro

Atriz  DIANA ADADA PADILHA Interpreta FLORBELA ESPANCA – Foto TCHULI BAVARESCO

 

“FAÇA VOCÊ O SEU DESTINO”

A escritora Daiana Alves de Oliveira está lançando seu primeiro livro, resultado de inúmeras vivências de sua própria vida. O livro é um grande caminho entre o seu nascimento, a adoção, preconceitos, depressão e o encontro com a espiritualidade como tentativa de entender e superar o passado.

No processo, a autora revela a sua vida como início de tudo, os banhos espirituais, a força da oração, simpatias e magia, algo que vai além do livro e faz parte hoje  das suas atividades espirituais e profissionais.

O que Daiana procura defender em sua obra é dizer às pessoas que cada um tem o controle e pode sim definir seu destino.

Mais informações no instagram @daianaadeoliveira

Escritora DAIANA  ALVES DE OLIVEIRA

 

E.T  SEMPRE AMADO 

E para fechar, se você passar por São Paulo vale uma visita à memorável exposição sobre o filme “E.T. – O Extraterrestre”, que está completando 40 anos, uma das obras mais reverenciadas de  Steven Spielberg. A mostra interativa nos leva a um mundo de magia que atravessa gerações, um marco da realidade virtual e E.T sempre guardado em nossos corações. A exposição fica até 2 de outubro no Shopping Pátio Paulista.

Até a próxima semana. No instagram @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: