O MDB de Santa Catarina é o partido com o maior número de candidatos no Estado nas eleições municipais de 2024. São 3.042 no total, entre postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
O Massa Bruta também lidera o número de candidaturas no Brasil, com 43.831 nomes nos 26 Estados e Distrito Federal.
“É nos municípios que o MDB realmente aparece, mostra sua força. Nosso trabalho é feito na base do partido e passado de geração em geração nestes 58 anos de fundação”, destacou o deputado federal e presidente estadual interino, Valdir Cobalchini.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), há 2.655 cargos em disputa para vereador no Estado. O MDB foi quem lançou o maior número de postulantes as Câmara de Vereadores, com 2.720 nomes, o que corresponde a pouco mais de 15% do total dos concorrentes ao Legislativo municipal.
O MDB catarinense lançou neste ano 178 candidatos a prefeito e 144 a vice. “O partido terá candidato próprio em grandes cidades, como Joinville, Itajaí, em Criciúma e em Jaraguá do Sul. Estamos preparados, por toda Santa Catarina”, completou Cobalchini.
O partido também foi o que mais lançou mulheres candidatas em 2024. São 990 no total, sendo que 941 buscam uma cadeira na Câmara de Vereadores, 25 vão concorrer a vice-prefeita e 24 são candidatas a prefeita nestas eleições municipais.
Segundo a presidente do MDB Mulher, Dirce Heiderscheidt “nos últimos meses, visitamos todas as regiões do Estado, promovendo reuniões com grupos de mulheres, incentivando a participação feminina na política”.
No fim de semana passado a presidente nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, esteve em Santa Catarina e participou de encontros nas cidades de Gaspar, Penha, Piçarras, Anitápolis e Itajaí. Em Araquari, foi realizada uma caminhada de apoio à candidatura a prefeita de Katia Cardoso da Silva. Nesta segunda-feira, 19, a comitiva do MDB Mulher seguiu para a Serra e para a região Oeste do Estado.
De acordo com os dados do TRE-SC, o eleitorado catarinense está dividido em 51,89% de mulheres e 48,11% de homens.