Janeiro 11, 2019

O MELHOR DO ANO - Parte 2

O MELHOR DO ANO - Parte 2
Foto: Reprodução

Ações promocionais, equipamentos futuristas... A coluna mostrou muita coisa diferente no ramo de bebidas em 2018. No segundo capítulo da nossa retrospectiva, é hora de rever o que foi destaque nas áreas de tecnologia e marketing.

Para começar, um hotel inglês adotou uma solução inusitada para reduzir as longas filas no bar no início do inverno Europeu: uma máquina de venda automática de whisky.

Inda na Inglaterra a rede Mr. Fogg’s lançou uma ação de marketing inusitada: começou uma campanha para selecionar uma pessoa para dar a volta ao mundo no melhor estilo Julio Verne. O único esforço era provar gin e colher botânicos para uma nova formula da bebida.

Já os fundadores da cervejaria escocesa BrewDog criaram a primeira “companhia aérea de cerveja do mundo”. O voo inaugural deve ocorrer em fevereiro de 2019 e vai ligar Londres a Ohio, onde fica o hotel temático The Dog House.

Aqui no Brasil a Jose Cuervo estreou uma nova forma de servir tequila: em bebedouros. Os equipamentos funcionam tal qual os bebedouros de escolas e empresas e deve rodar o país, sempre em eventos apoiados pela marca.

(LG/Divulgação)

Na linha de equipamentos fantásticos, a fabricante de eletrodomésticos LG ingressou oficialmente no mundo cervejeiro com uma espécie de cafeteira elétrica que produz cinco variedades da bebida. A aguardada HomeBrew funciona com cápsulas que possuem malte, levedura, óleo de lúpulo e aromatizante.

Já a fabricante de torres e chopeiras elétricas a empresa Memo está lançando uma cervejeira elétrica que usa a tecnologia IOT (Internet das Coisas), que permite operar todas as funções do aparelho e até a temperatura de refrigeração remotamente – através de um aplicativo de celular.

E se depender da AB Inbev e a fabricante de máquinas de café Keurig, o trabalho de barmans e mixologistas está ameaçado. As empresas desenvolveram uma máquina que prepara 24 tipos diferentes de bebidas alcoólicas: de cervejas a coquetéis.

E as (boas) ideias não param por aí. Um estúdio de design da Alemanha anunciou a criação de uma garrafa capaz de manter a bebida gelada por mais tempo, sem a necessidade de voltar para a geladeira. A Cooleo tem duas camadas de borosilicato, que é mais resistente que o vidro comum e que mantém a temperatura por mais tempo.

 

(WineCondoms/Divulgação)

Nos Estados Unidos, uma família empreendedora criou uma espécie de preservativo para proteger a garrafa de vinho já aberta e evitar derramamento do líquido. O WineCondom foi patenteado e já rendeu mais de 1 milhão de dólares em negócios.

Outra tecnologia apresentada aqui na Coluna, ajuda preservar o vinho por mais tempo depois de aberto. O Coravin foi desenvolvido nos Estados Unidos e é uma espécie de saca-rolhas gigante que insere gás inerte na garrafa através de uma grande agulha impedindo o restante da bebida de oxidar.

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram um novo uso para resíduos da produção de cerveja: materiais que seriam descartados estão sendo usados para elaboração de um aerogel que é isolante térmico.

Projeto de pesquisa que reúne empresas de tecnologia norte-americanas, vinícolas e universidades européias está desenvolvendo um robô que pode ajudar a monitorar vinhedos. O VineScout custou 2 milhões de Euros e pode chegar ao mercado ainda este ano.

Por falar em inovação, uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores portugueses deve ajudar a combater a falsificação de vinhos. O CorID armazena imagens das rolhas que saem das vinícolas em um grande banco de dados. Algo muito parecido com a tecnologia de código de barras, que indústrias e comércio usam para rastrear produtos e controlar estoques.

 

Em breve, o terceiro e último resumo dos fatos de 2018. Até lá!

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

O VINHO DO PRESIDENTE

Novembro 26, 2020
Exclusivo

CARA NOVA, CONTEÚDO TAMBÉM

Novembro 14, 2020
Exclusivo

FESTA NO APÊ

Novembro 05, 2020
Exclusivo

CERVEJA DE GRAÇA

Outubro 31, 2020

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!