O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve sucesso na retirada do ar de um perfil nas redes sociais que disseminava fake news contra um candidato, utilizando vídeos manipulados por inteligência artificial para distorcer suas falas. A decisão foi cumprida pela Meta, responsável por Instagram e Facebook, após a Promotoria Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral ajuizar uma Notícia de Propaganda Eleitoral Irregular. A ação destacou que o perfil anônimo, além de atacar diversos candidatos, utilizava conteúdo manipulado, o que caracteriza crime eleitoral. A promotora Susane Ramos ressaltou que, embora a liberdade de expressão seja garantida, o anonimato e o uso de artifícios ilícitos para manipular a opinião pública são vedados por lei.
Vice-presidente da ACIF é coautora de livro lançado em Portugal que destaca o empreendedorismo feminino. Solange Borguesan, vice-presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), é uma das coautoras do livro “Mulheres que Cruzaram Oceanos – Volume II”, lançado recentemente em Vila Real, Portugal. A obra reúne relatos inspiradores de 25 mulheres que enfrentaram desafios profissionais e pessoais, com foco na imigração, resiliência e empreendedorismo feminino. Em suas redes sociais, Solange expressou sua alegria com o projeto: “É com o coração quentinho, cheio de alegria e gratidão que compartilho com vocês um momento único na minha vida”, escreveu em seu Instagram. Ela destacou o privilégio de ter sua história contada ao lado de outras mulheres inspiradoras e reforçou o poder transformador das mulheres em posições de liderança. O livro, que já está na Biblioteca Nacional de Portugal e participou da Feira do Livro de Belém em Lisboa, será também lançado no Consulado Geral do Brasil em Londres.
Projeto de combate a fraudes financeiras concorre ao Prêmio José Daura. O projeto “Alerta Antipirâmide: conhecimento e proteção para todos”, lançado pela 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, é um dos concorrentes ao Prêmio José Daura, na categoria Defesa do Consumidor. O objetivo é conscientizar os consumidores sobre os golpes de pirâmides financeiras, especialmente envolvendo criptomoedas. A iniciativa surgiu após a Operação Cripto X, que revelou uma pirâmide financeira disfarçada de investimentos em criptoativos, lesando milhares de consumidores. O projeto inclui a criação de uma cartilha digital e impressa com dicas de segurança e será divulgado em eventos voltados ao consumidor.
Tecnologia x Reforma Tributária é tema de debate. Empresários e especialistas em direito tributário se reuniram em um evento promovido pela Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados para discutir os impactos da Reforma Tributária no setor de tecnologia. Liderado pelos advogados Ricardo Anderle e Rodrigo Schwartz, o encontro destacou as mudanças nos regimes de tributação e os desafios específicos enfrentados por empresas de tecnologia. Schwartz observou que, embora a reforma vise simplificar o sistema, o setor pode enfrentar maior complexidade devido à exclusão de benefícios fiscais. Anderle enfatizou a necessidade de antecipação e adaptação para que o setor continue competitivo diante das novas exigências fiscais.
Medidas para prevenir acidentes com motocicletas em Florianópolis. O MPSC, por meio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, organizou uma reunião nesta terça-feira (1º/10) para debater medidas de prevenção e mitigação de acidentes envolvendo motocicletas em Florianópolis, onde a frota supera 130 mil veículos. O encontro reuniu diversas instituições, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran, e SAMU, visando integrar esforços para reduzir o número crescente de acidentes, que em 2024 já somam 21 mil. O grupo discutiu estratégias como conscientização, fiscalização, e possíveis melhorias na infraestrutura de trânsito, incluindo faixas exclusivas para motos.
Arquitetura, design e inovação
Inovação e Sustentabilidade O ambiente Ikigai estreou na CASACOR SC 2024, combinando tradição japonesa e inovação contemporânea, sob a assinatura dos arquitetos Yuri Bini e Daniela Kumagai. O espaço destaca elementos como cortinas de linho 100% e tapetes artesanais, criando uma atmosfera de sofisticação. A recepção e cafeteria são projetadas para unir funcionalidade e elegância. Na garagem, o automóvel elétrico GWM Haval integra arte urbana com cortinas personalizadas e grafites, refletindo a crescente demanda por carros elétricos em Santa Catarina, e simbolizando a fusão entre luxo e sustentabilidade.
Inovação e crescimento no mercado de decoração. A Mood Infinitas Possibilidades, fundada pela empresária Jaqueline Morais, faz sua estreia na Casacor SC 2024, com seis ambientes que refletem a tendência crescente de personalização no setor de decoração. A marca se destaca por oferecer soluções inovadoras, como cortinas motorizadas Somfy e tapetes orgânicos, atendendo à demanda por ambientes sofisticados e funcionais. Este movimento responde ao aumento do consumo no segmento de decoração, impulsionado pela busca por diferenciação nos lares, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa. O mercado de decoração no Brasil e em Santa Catarina tem mostrado um crescimento significativo em 2024. No Brasil, por exemplo, o setor de artigos para casa e decoração movimentou mais de R$ 4,84 bilhões em abril deste ano, representando um aumento de 4,1% em comparação ao mês anterior. Além 2024 disso, a produção no setor cresceu 7,1% no mesmo período.
Eventos
SINCE 2024: O principal encontro para economistas do Brasil. O 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – SINCE 2024 acontecerá de 16 a 18 de outubro em Balneário Camboriú, destacando-se como um evento essencial para discutir soluções e políticas econômicas em meio aos desafios do Brasil, como inflação e desequilíbrio fiscal. Organizado pelo Cofecon e Corecon-SC, o simpósio reúne importantes economistas do país, com foco este ano nas conexões entre economia verde e digital, buscando estratégias para um desenvolvimento sustentável. Inscrições no link a seguir: SINCE 2024
Fórum da Mulher Economista. Um dos destaques do SINCE 2024 é o Fórum da Mulher Economista e da Diversidade, que reforça a relevância crescente da participação feminina no campo econômico. O fórum discute não só a contribuição das mulheres, mas também a importância de promover a diversidade e inclusão na economia. Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade, destaca a necessidade de inspirar mais mulheres a ingressar no campo, servindo de exemplo para outras. Inscrições no link a seguir: Fórum da Mulher Economista e da Diversidade / SINCE 2024