Portal Making Of

O novo Almodóvar, o último Spielberg e uma série (bem) diferente

Ethan Hawke e Pedro Pascal em "Estranha forma de vida" (Foto: Divulgação)

As novidades mais empolgantes da semana são Estranha forma de vida, o média-metragem de Pedro Almodóvar, nas salas de cinema, e Os Fabelmans, de Steven Spielberg, em streaming. Nas histórias seriadas, Jury Duty sai do lugar comum e entrega uma história que foge da mesmice. E tem mais…

________________________________________________________________________

Estranha forma de vida – direção: Pedro Almodóvar – 2023

Finalmente chega aos cinemas a segunda produção de Almodóvar em língua inglesa. Há quem reduza o média-metragem a um “western gay , mas é bom lembrar que o diretor espanhol sempre entrega várias camadas de emoções e sentimentos nos seus filmes. Ethan Hawke e Pedro Pascal  são dois caubóis que se reúnem após vinte e cinco anos anos e voltam a se apaixonar. A duração é de trinta minutos, então há uma entrevista com Almodóvar para completar. É uma pena terem abandonado a ideia inicial de incluir o curta-metragem “ A voz humana” que o diretor filmou com a maravilhosa Tilda Swinton durante a pandemia, sua primeira experiência de filmar fora da língua materna.

Quem aguentar esperar para conferir o novo Almodóvar, “Estranha forma de vida” entrará também na plataforma Mubi ( um dos canais disponíveis para assinatura dentro do Prime Vídeo) em 20 de outubro.

 

 

Os Fabelmans – direção: Steven Spielberg – 2022 – Telecine/Claro Vídeo

Quem não conseguiu ver no cinema, agora tem a chance de conferir em streaming o filme de Spielberg que foi indicado a sete estatuetas na última edição do Oscar. A história do menino que desde cedo se interessou por fazer filmes tem muito de autobiográfico. Na juventude, ele sofre bullying por ser judeu e também descobre, através de imagens caseiras, que sua mãe tinha outros interesses afetivos além dos familiares. Os relatos são de que Spielberg chorou muito durante as filmagens.

O elenco traz Paul Dano como o pai, e Michelle Williams, vivendo a mãe, figura central da trama. Ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

________________________________________________________________________

Destaques em séries

Jury Duty – 08 episódios – Prime Vídeo

Pode ser que nem todo mundo compre a ideia dessa série que parece uma coisa, mas é outra, porém há que se reconhecer sua originalidade. Como se fosse um documentário, ela mostra os bastidores de um julgamento , em que, na verdade, todos são atores, menos uma pessoa. Ele é Ronald Gladden, um jovem empreiteiro, que pensa estar realmente participando de um juri que vai decidir um caso trabalhista de perdas e danos. Os atores são tão naturais, a começar pelo juiz, que até a gente esquece que aquilo é uma ficção. Por momentos, somos iludidos como Ronald – escolhido para ser o presidente do júri – que precisa acordar a senhorinha que dorme durante as audiências ou ajudar o jovem tímido a se relacionar com outra colega do grupo. A perplexidade do rapaz diante de situações bizarras rende boas risadas, mas os diálogos ficcionais também são muito divertidos. Recomendo a quem está cansado do “mais do mesmo” nas produções atuais.

“ Jury Duty” ( no Brasil, “Na mira do júri”) está indicada ao Emmy de Melhor Série de Comédia e Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia.

 

The Great – 3ª temporada – Lionsgate (Prime)

Trago de volta essa sugestão depois de ler que a série foi cancelada e não terá uma quarta temporada. Considero-a uma das melhores séries de humor (ácido, bem ácido….) dos últimos anos. Ela conta uma versão satírica de Catarina, a Grande e o imperador russo Pedro III. Ellen Fanning e Nicholas Hoult estão hilariantes no papel do casal nobre que vive entre tapas e beijos, mas o elenco secundário não fica atrás. A imagem da nobreza no século XVIII, mostrada na série em trinta episódios, não é nada favorável. O roteiro é implacável com os nobres russos e seus vizinhos, com a igreja e com as forças militares. A direção de arte é impecável e luxuosa. “The Great” ganhou sete Emmys e, seu cancelamento surpreendeu a todos, mas pode ter a ver com a longa greve de atores e roteiristas.

 

Mayor of Kingstown  – 02 temporadas – Paramount +

Para os fãs de “ Mayor of Kingstown” a notícia é boa: o drama-policial teve sua renovação anunciada. O anúncio oficial aguardava a recuperação do protagonista, Jeremy Renner (foto), que sofreu um sério acidente enquanto limpava a neve em frente de casa. Na série, o ator – conhecido por “Guerra ao terror” e “Missão Impossível” – interpreta Mike,  um ex-presidiário e chefe da poderosa família McLusky, que comanda a cidade de Kingstown com punho de ferro. Mike vive no fio da navalha como intermediário entre a polícia e os chefes do narcotráfico. No meio disso tudo, tenta proteger uma jovem prostituta e a própria família desde que o irmão mais velho foi assassinado.

Ainda não há data de lançamento da terceira temporada, mas Jeremy Renner já está recuperado depois de um longo tratamento. As duas temporadas estão disponíveis no Paramount+ (Prime Vídeo).

________________________________________________________________________

CURTAS

  • A academia Brasileira de Cinema escolheu o filme “ Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, para tentar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024. Kleber disputava a indicação com outros cinco filmes nacionais. Agora, é torcer para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolha o documentário – o que não é comum – para representar o nosso país. “Retratos Fantasmas” teve sua estreia mundial na Seleção Oficial do 76º Festival de Cannes e foi exibido na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado 2023. A bela homenagem do diretor ao cinema e ao Recife continua em cartaz, pela terceira semana, no Brasil e em Portugal.

 

  • A atriz e poeta Elisa Lucinda é a homenageada do 30º Festival de Cinema de Vitória, que começa na próxima segunda-feira (18), no Centro Cultural Sesc Glória, na região central da capital do Espírito Santo. Para a edição 2023, a organização do festival recebeu 1,2 mil títulos do Brasil inteiro e selecionou cem para exibição. No dia 23, serão entregues prêmios para 37 categorias, incluindo o do júri popular. (Infos: Agência Brasil)

 

  • Para chamar atenção para os 50 anos do golpe militar contra o presidente Salvador Allende e a ascensão do ditador Augusto Pinochet, a plataforma @ondamedia.cl disponibilizou cinquenta filmes chilenos, mostrando essa página trágica da América Latina. O acesso é gratuito e os filmes podem ser vistos de qualquer país até o final de setembro.

 

  • Por falar na ditadura chilena, a Netflix prepara a estreia de “ O Conde”, onde o ditador Augusto Pinochet é um vampiro pronto para morrer, mas os abutres ao seu redor ainda esperam uma última mordida. Essa sátira sombria é dirigida por Pablo Larraín, um dos cineastas chilenos mais importantes da atualidade. São dele “ Neruda”, “ Spencer” e “ Jackie” e o ótimo “No”, com Gael Garcia Bernal. “ O Conde” acaba de receber o prêmio de Melhor Roteiro no 80° Festival de Cinema de Veneza.

________________________________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

Hasta la vista, babies!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: