17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

O plural Rico Mendonça

Últimas notícias
O plural Rico Mendonça
Arquiteto e artista plástico Rico Mendonça (Foto: Maíra Allemand)

O multifacetado Rico Mendonça é o convidado de hoje  da coluna, que em janeiro está trazendo nomes que estão em constante reinvenção e deixando legados com suas histórias de vida, trabalho e talento. Rico é plural desde sempre, mistura  tantas fases  que  é impossível separá-las, mas compreendê-las como um processo contínuo e mesclado de ideias para dar vazão a sua mente absurdamente inquieta. Portanto, não espere  dele um criador  focado apenas em um projeto por vez, pelo  contrário,  consegue trafegar por várias frentes ao mesmo tempo, sem perder a identidade de cada uma delas e a forma como  definem a sua efervescência  pessoal e profissional. Falar desse manezinho é  dizer que ele tem um currículo tão extenso quanto  a velocidade dos seus pensamentos, dono de uma capacidade criativa que o levou a incursões em áreas  como o design, arquitetura, cenografia, pintura e escultura, entre outras  habilidades, sempre unindo o antigo e o contemporâneo, preservando os ensinamentos do tempo e deixando sua marca para o futuro. Rico Mendonça  já  fez trabalhos na arquitetura em diversas áreas, participou de muitas mostras, exposições e eventos, recebendo  inúmeros prêmios e menções honrosas que tornam sua carreira cheia de conquistas dentro e fora do país.

Criações no design de Rico Mendonça (@rico_mendonca_artes)

 

A carreira  começou como designer de interiores e logo depois veio a arquitetura, com atuação contínua nestas áreas. Durante um tempo morou na França para buscar mais  aprimoramento ao seu trabalho. São mais de 20 anos se aperfeiçoando, e nesse processo um longo hiato até fazer das  artes plásticas um canal de vazão para trazer ao público sua arte em desenhos e pinturas. Rico Mendonça foi desenhando  e guardando as suas criações enquanto se dedicava à carreira de arquiteto. Depois de um longo processo de questionamentos  sobre o caminho a ser tomado, chegou o momento em que tudo se uniu, fez sentido e hoje o arquiteto e o  artista plástico se fundiram e Rico segue sua jornada criando ambientes e  arte que  são beleza e questionamentos sobre a Terra e a humanidade.

Do design/arquitetura  às artes plásticas. Obras de Rico Mendonça.

 

A fase mais recente de Rico Mendonça nas artes plásticas  está intimamente ligada à influência dos laços familiares, principalmente a morte da mãe e a convivência mais próxima com os irmãos e mais intimamente ainda  com o pai, com  quem divide hoje a casa e  boa parte da sua rotina. Nesta fase da vida, ambos ficaram mais conscientes da existência um do outro, estabelecendo uma conexão que não existia e um novo sentido de vida entre pai e filho, conta Rico.

A nova etapa abre espaço para  uma grande diversidade de temas que estão presentes em suas obras. Uma das séries em andamento é resultado da coleta de madeira nas praias de Florianópolis, restos de natureza que ganham ressignificado, o que  segundo Rico Mendonça  nada mais é do que “dar à natureza uma nova possibilidade de vida  ao que já teve utilidade e acabou descartado”.  E na relação com o mar e  a madeira, ele recolhe  pedaços de proas  de embarcações, remos, janelas, portas e tudo se transforma, de forma mais original possível, em  registros do tempo.

Em seus desenhos, cria   sinergia entre o veio natural de cada madeira e suas cores, buscando unidade entre as peças e criando o que chama de “desenhos rudimentares e tatuagens na madeira”.

”Tatuagem na madeira”

 

A tônica da tatuagem deixou o artista tão interessado pelo tema que acabou  criando uma nova série de trabalhos, desenhos de signos em nanquim, que além do papel, acabaram se transformando em tatuagens de verdade, num processo complementar do ciclo da criação e perpetuação dos traços cravados na pele.

Arte do papel para a pele

 

Uma outra  série, chamada de Senhora Z, inspirada em Zenite (do grego, ponto mais alto) revela as várias facetas das mulheres: românticas, mágicas, empreendedoras,sedutoras, mães, visionárias e tudo mais que possa representar o universo feminino. Essencialmente, tudo se traduz em mulheres de luz, trabalhos que vão compor uma exposição a ser aberta ao público ainda este ano.

Da série “Senhora Z”

 

Lembram quando falei lá no começo que a mente de  Rico Mendonça se expande sem parar,  num processo de retroalimentação existencial cheio de arte,  mais uma razão para isso ser percebido. Quando eu estava praticamente fechando o material, ele me enviou mais uma das fotos da  série de obras que está criando nesse momento, CASTELA,  mulheres com castelo na cabeça, sonhadoras, ” os sonhos de infância, numa conexão com minha ancestralidade”, resume Rico Mendonça.   

Da série em criação “Castela”

 

Rico Mendonça é acima de tudo um pensador, que traduz em arquitetura e arte a profusão  de ideias incessantes, como se  dentro da sua cabeça  existisse um permanente tambor reverberando a necessidade de criar para vibrar mundo afora. E com uma boa dose de autoquestionamento   sobre sua existência, Rico se pergunta,  muitas vezes, se está no lugar certo. Por mim, respondo que sim, porque  sua inquietude faz a gente pensar  sobre o lugar que ocupamos no mundo.

 

Até a próxima semana.

@anselmoprada

 

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Com vibração de Gean, Topázio e Bornhausen se filiam no PSD

Partido que já definiu o apoio ao ex-prefeito Gean Loureiro, pré-candidato do União Brasil ao governo, o PSD estendeu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }