Até o fim de 2024, a comunicação do governador Jorginho Mello (PL) usava um modelo mais tradicional, que deixava a imagem do governador mais dura e menos atraente.
Com a escolha de Bruno Oliveira como o novo secretário de comunicação do Governo do Estado, a coisa mudou e Jorginho Mello começou a explorar o seu jeito mais “campeiro”, sem muita lapidação da linguagem e de um jeito que, principalmente, o morador do Oeste fala, que é a origem do governador de SC.
O trabalho de Bruno apareceu para Santa Catarina na administração do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), que através de vídeos divertidos com a linguagem típica do manezinho da Ilha, engajou e deu ao ex-prefeito muita visibilidade até fora do Estado.
Esse mesmo trabalho foi feito com o prefeito Topázio Neto (PSD), que também postava vídeos mais tradicionais, sem muita atratividade, mas depois da interferência de Bruno passou a ser mais um fenômeno da rede social.
Com Jorginho Mello, a mudança foi mais notada no vídeo que Jorginho Mello postou nesta quarta-feira, 12, no seu Instagram, onde ele alerta as pessoas para os golpes virtuais aqui que tiveram um aumento considerável aqui no Estado.
Na mensagem, Jorginho fala de duas personalidades que estão em alta no Brasil, que é o caso de Neymar e de Fernanda Torres. Ele inicia o vídeo dizendo “o bicho, Neymar não precisa de pix. A atriz, que tá concorrendo ao Oscar, também não precisa de dinheiro pra passagem. Para de acreditar nesses jaguara que tentam dar golpe em todo mundo”.
Depois da brincadeira, o governador traz dados importantes para informar a população. “É assustador o número de golpes de estelionato em Santa Catarina e no Brasil e, infelizmente, a minha geração, criada no trabalho, na peleia, desde cedo, é a que mais tem sido vítima”, alerta Jorginho Mello, que completa a mensagem com uma dica: “recebeu pedido de dinheiro amigo no celular, liga pra ele, pra ele mesmo. Não entra em fria”, reforça o governador.
DADOS DA POLÍCIA
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de ocorrências de estelionato tem aumentado muito nos últimos anos. Em 2021, foram registrados 75.525 casos. Em 2022, o número subiu para 96.124. Já em 2023, foram 96.883 ocorrências, e em 2024 o estado registrou um recorde de 102.868 casos, sendo 71.933 deles em ambiente virtual.
Como se proteger de golpes virtuais:
- Desconfie de pedidos de transferência via Pix, especialmente quando envolvem urgência ou nomes de pessoas conhecidas;
- Verifique a veracidade das informações entrando em contato diretamente com a pessoa ou empresa mencionada;
- Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem ou e-mail;
- Use senhas fortes e ative a verificação em duas etapas em suas contas digitais;
- Mantenha seus dispositivos atualizados e com antivírus instalado.
VEJA O NOVO VÍDEO DE JORGINHO MELLO (PL):