18.7 C
fpolis
18.7 C
fpolis
quinta-feira, 30 junho, 2022

O vibrante Instituto Internacional Juarez Machado

foto/DIVULGAÇÃO
Últimas notícias

Incentivar a arte e os artistas, permitindo ao público vivenciar ilimitadas manifestações culturais. O Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, vem se firmando cada vez mais no cenário brasileiro como um espaço múltiplo para valorizar a produção de arte. E mais do que um centro de cultura, é um legado vivo de um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros e do mundo, o catarinense Juarez Machado, que sempre dividiu a criação de suas obras entre Paris e o Brasil, com o coração em Joinville, sua terra natal. Na direção do Instituto, o também artista e curador de exposições Edson Bush Machado, irmão de Juarez, se movimenta para dar ao estado e ao país um lugar vibrante para a cultura.

Após a pandemia, Edson Busch celebra o retorno de uma vasta programação em 2022 no Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM).

De maio a dezembro, estão agendadas exposições, cursos de arte e lançamentos de livros, entre outras  atividades.

Na programação estão exposições como a do próprio Juarez Machado, “Non Sense”, que abre no próximo dia 21 de maio (sábado). E segue com exposições ainda esse mês de  Inos Corradin, Leandro Serpa e Rico Mendonça. E ao longo do ano, chegam a Joinville outras  exposições de Juarez Machado e também dos catarinenses, o chargista Ricardo Manhães, do artista plástico Mário Timm e do argentino Horácio  Cacciube. Na área da literatura, o IIJM vai ter o lançamento dos livros “Corações Alados”, de Luiz Arthur Montes Ribeiro, “Enquanto Não Esqueço”, do jornalista Rogério Martorano, e “Estação das Trevas”, de David Gonçalves.

Em planejamento, teremos ainda uma exposição alusiva aos 200 anos de Fritz Muller, completados esse ano. São muitas as atrações, citei algumas tão relevantes quanto todas as que estão na programação, que pode ser acompanhada em institutojuarezmachado.com ou pelo instagram @institutojuarezmachado.

A sede do instituto é um lugar que por si só já é uma obra de arte e que valoriza a cultura,  somado às suas realizações, consiste em um espaço referência para o mundo no universo das artes.

EDSON BUSCH MACHADO – Presidente do Instituto Internacional Juarez Machado

 

ARTE NA GUERRA, AQUI E AGORA

Uma obra que chama a atenção em meio a tantas imagens sobre a Guerra na Ucrânia, que  vem da arte, realista e sofrida, com o olhar atento de quem está no meio do caos e sentindo os efeitos da força bruta. Registrar  o momento da história é o resultado do trabalho feito pela artista  ucraniana  Daria Marchenko. Para produzir uma foto, ela usou  5 mil cartuchos de balas coletadas nas ruas de cidades da Ucrânia. Para ver os detalhes  basta dar  um zoom na foto.  Tão pouco necessário falar e tanto a refletir.

“A FACE DE GUERRA”, por DARIA MARCHENKO

 

UMA LINDA INFLUENCIADORA

MARCELA MARTINS – influenciadora digital

@marcelamartins

Elas e eles, famosos ou anônimos, ou aqueles tantos que ficaram famosos de uma hora para outra. Na última década os influencers  vem ocupando espaços  relevantes na mídia digital. Com milhares ou milhões de seguidores, não importa,  cada um ocupa espaço onde sente-se à vontade para  usar a comunicação como os seguidores gostam,  e vendem de tudo, de  tudo mesmo, fica impossível listar  o que conseguem vender quando o recado é para atrair consumidores e admiradores. E sabemos que  quanto mais influenciados, melhor para os influenciadores, a regra do jogo é essa e tudo bem, impossível detalhar o tema que está em muitas teses e pesquisas sobre consumo e alcance nas mídias sociais.

Muitos influenciadores são  seguidos porque são autênticos o suficiente para fazer do carisma que tem o elo com seu público. Empatia e credibilidade  comandam a relação com os seguidores. É assim com a influenciadora Marcela  Martins, carioca, 27 anos, casada, mãe de pet e moradora de Florianópolis.

Ela é influenciadora de moda casual e vem conquistando marcas e seguidores de forma orgânica e  crescente, se destacando entre  os influenciadores que atuam a partir de Santa Catarina. Seu instagram começou como hobby e alcançou proporções destacadas, com centenas  de milhares de seguidores.  Dona de uma simpatia envolvente, Marcela escreve nos seus posts  exatamente aquilo que demonstra ser na vida real.  Escreve o que sente, mostra a moda que gosta, que usa e inspira seus seguidores.

Marcela: “Prezo pela empatia  com meus seguidores” – Fotos/ GABRIEL MILANO

 

SE LIGA NO RECADO

Muito necessária a iniciativa da prefeitura de Brusque, em Santa Catarina. A sinalização de trânsito segue regras internacionais, mas muitas vezes, muitas mesmo, motoristas não observam ou desrespeitam deliberadamente, o que acaba custando vidas ou deixando sequelas para sempre. Fora essa questão, o próprio desordenamento do tráfego é uma questão de educação também. Totens que buscam a conscientização de motoristas sobre o uso de vagas exclusivas foram espalhados pelas ruas de Brusque, usando imagens de idosos e crianças  questionando se os motoristas vão mesmo estacionar em vagas onde não podem deixar seus veículos. Com certeza, como  essa chamada de atenção explícita, desobedecer  não tem desculpa, porque a medida mais assertiva não está na multa, mas  sim na conscientização, que cria uma cultura de respeito e cidadania. Muito bem pensada  e criativa a iniciativa da prefeitura de Brusque, que obviamente serve para nós todos em todas as cidades. Fique atento às perguntas das fotos.

Fotos VITOR SOUZA

 

ENSIMESMADA NA PANDEMIA

ALENA MARMO – foto/DIVULGAÇÃO

A arte provoca os tempos em que vivemos. A Galeria 33 apresenta em Joinville os trabalhos da artista Alena Marmo, pesquisadora e professora de arte bastante conhecida no campo da academia e que está retomando sua trajetória. A exposição “EnSIMESMAmentos”, reúne 30 trabalhos produzidos no tempo mais agudo da pandemia. As pinturas, gravuras e pastéis, de acordo com a artista, devem ser entendidas como documentos do isolamento social, que refletem uma experiência subjetiva vivenciada no contexto da Covid-19. “Podem ser entendidos como janelas sensíveis, por meio das quais o público será conectado, em qualquer tempo e espaço, com aqueles momentos do passado, vividos por mim”, diz a artista. A exposição pode ser vista até o dia 9 de julho na Galeria 33, que fica no bairro Glória, em Joinville, com acesso agendado e gratuito.

Trabalhos da artista ALENA MARMO – fotos/DIVULGAÇÃO

______________________________

E para fechar, aquele toque de solidariedade. Com a chegada do frio intenso, muitas campanhas estão sendo realizadas para arrecadar donativos  e aquecer as pessoas mais pobres. Escolha uma, faça a sua doação, porque frio dói, deixa doente e pode até matar.  Isso acontece também com os bichos de rua, principalmente os cães. Em Florianópolis, a Diretoria de Bem-Estar da  Prefeitura está recebendo doações de cobertores, tapetes, casinhas e camas.  As doações podem ser entregues na sede da DIBEA, na SC-401, número 114.

Até a próxima semana.

@anselmoprada no Instagram.

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Fofura: filho de Felipe Kieling ‘rouba a cena’ em entrada ao vivo na BandNews

Nesta terça-feira, 30, o jornalista Felipe Kieling, correspondente da BandNews FM em Londres, apareceu em entrada ao vivo, no...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }