17.9 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

O VOO DA ÁGUIA

Últimas notícias
O VOO DA ÁGUIA

Primeiro ele fez uma provocação sobre o amor, propondo que todo mundo manifeste sua forma de amar, do jeito que sente e por quem sente.

O livro “EU TE AMO”, escrito depois do autor passar por um grave problema de saúde, está na décima edição e fala sobre um homem que batalha para ganhar o dia. E nesse caminhar encontra tempo e jeito para espalhar beleza, risos e simplicidade, em forma de poemas.

E foi caminhando que o jornalista, escritor e ator Eduardo Bolina encontrou inspiração para escrever seu novo livro, “O ENCONTRO COM A ÁGUIA”.

Bolina fez o Caminho de Santiago de Compostela, percorrendo 800 km sob chuva, sol, frio e calor. Entrevistou pelo caminho peregrinos de vários países, cada um com seu motivo para a jornada.

Em meio aos passos do desafio, ouvindo os viajantes, ao entrar numa trilha observou o treinamento de um águia para ajudar no tratamento de crianças com câncer em hospitais. Os treinadores deixaram o brasileiro de Santa Catarina se aproximar e não demorou muito para a águia estar no seu braço.

Foi nesse momento que surgiu o título do novo livro, que Bolina descreve como momento libertador, quando descobriu sua águia interna.  O novo livro vai contar o sonho de Bolina de 40 anos em 40 dias, uma experiência rica em detalhes de tudo que viu e sentiu pelo caminho. E o voo parece que é bem alto. “Um dos motivos que me levaram a fazer o Caminho de Santiago de Compostela foi estar perto de Deus, encontrar Deus, conversar com Deus olhando nos seus olhos, além de escrever meu novo livro, em busca do equilíbrio, do meu best-seller com mais de 1 milhão de livros vendidos, sucesso no mundo inteiro”.

Sucesso Bolina, pensa grande, com asas de águia o mundo já é seu.


Jornalista, escritor e ator  EDUARDO BOLINA    Caminho de Santiago de Compostela – @eduardo_bolina

 

DIQUINHA NA LIVE

Parabéns Dona Diquinha, é seu aniversário. Hoje, dia 28 de julho, a manezinha de raiz Maria Íria da Silva, está fazendo 96 anos e a celebração, entre muitas, será ao estilo bem atual e moderno, que tem a ver com sua fase youtuber. 

Dona Diquinha é moradora da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, adora contar no canal que possui no Youtube suas histórias da infância, mocidade e a criação dos seus 7 filhos. Dei uma olhada, ela tem uma vida de histórias que merecem incontáveis likes. Ficou viúva aos 38 anos e consegue até hoje deixar um legado, um exemplo de mulher e uma jornada de muito trabalho. Na região do Sul da Ilha, foi costureira, muito disputada pela freguesia, principalmente nos tempos de festa da padroeira e do Divino Espírito Santo.

E olhem só, escolheu a data do aniversário para fazer sua primeira live, que ganhou o título “Apagando as velinhas na minha primeira Live”.

Dona Diquinha vai falar das suas histórias e da experiência da internet aos 96 anos, que certamente são únicas, mas que em algum momento se cruzam com as histórias de nossas avós, mães e mesmo de quem ainda não chegou na fase dos idosos. Dona Diquinha é superatual, as fotos que recebi mostram uma senhora muito vaidosa e cheia de estilo.

Dona Diquinha, fica aqui o beijo de todos do Portal Making Of, que a senhora siga contando suas memórias e fazendo muitas lives de aniversário. Estarei ligado na live.

Quer saber mais sobre ela, acompanhe a live de logo mais, a partir das 20hs –  youtube.com/MemoriasDonaDiquinha.


Foto SANDRA PUENTE    yotuber DONA DIQUINHA

 

MEU CORAÇÃO QUEIMA

Sobre histórias, avós, comunidade e tradição, vou falar sobre o trabalho de um arquiteto   que tem tudo a ver com isso. Certamente existe muita gente com memórias afetivas que trazem à mente uma amendoeira, uma rede de palha, um filtro de água de barro, um espelhinho com moldura de madeira e muito mais.

Estas peças, originais ou recriadas, fazem parte do trabalho do arquiteto Jeferson Branco, de Itajaí, na CASACOR SC, em Florianópolis.

Segue a linha da mostra deste ano, CASA ORIGINAL, mostrando em todo o espaço criações, provocações e inspiração na vida brasileira.

“Projetamos o palco da vida. Sou apaixonado por criar espaços inspirados na natureza e no comportamento sociocultural do brasileiro, porque seus diferentes tipos de beleza são ferramentas para projetos que constroem memórias”, explica o arquiteto sobre a inspiração que sugere reflexões sobre os contrastes do Brasil.

Fiquei um bom tempo no espaço e minha mente foi longe para resgatar memórias, ao ponto de sentir o cheiro de café numa xícara duralex.

O estúdio manifesto “Meu Coração Queima”, de Jeferson Branco pode ser visto todos os dias na CASACOR, até o dia 29 de agosto.


Fotos VANESSA ALVES  – arquiteto JEFERSON BRANCO @jefersonbranco  

 

GUARDA O FRIO

O litoral combina com o inverno? Sim, está lá para o calor e o frio, depende do gosto de cada um como sentir a natureza.

Fazer um passeio durante o frio em lugares perto do mar pode ser uma ótima maneira de esvaziar a cabeça e perceber como as estações mostram diferentes belezas e atrativos.

A Guarda do Embaú, na divisa entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes, em Santa Catarina, é um desses locais que no inverno é tão interessante como no verão, ou em qualquer época do ano. A diferença no inverno é que tudo fica mais calmo e cada olhar pode ser mais demorado e aproveitado.

E está tudo lá o que a Guarda oferece: trilhas, praias, florestas, lagoas formadas pelas marés e com sorte até a visita de baleias.

O tradicional e belo centrinho da Guarda ganha movimento tranquilo, com restaurantes, bares e cafés sem disputa de público, porque é possível escolher com calma nessa época. Os artesãos fazem a feira com seus produtos artesanais, variadas criações em pedras e metais, tudo naquele velho e bom jeito dos artesãos de rua, que trazem ricas histórias de suas viagens pelo Brasil e o mundo. E perto dos bares e restaurantes, bandas musicais dão o ritmo para o dia de lazer.

Nas lojinhas que vendem produtos “místicos”, tudo para aumentar e produzir energias positivas e limpar as negativas, claro.

O novo portal na entrada da comunidade da Guarda, todo feito em madeira, é uma obra de arte, um convite para entrar num clima de relaxamento e magia.

E no final da tarde de sol e frio, o lindo mesmo é contemplar e fotografar os barcos descansando e refletindo nas águas da Guarda.


Guarda do Embaú –  LITORAL CATARINENSE

 

SAMPA SKY

A nova atração de São Paulo leva você às alturas e com aquela sensação que vai despencar. Algo para muitos aflitos com altura ficarem bem longe.

No antigo e mais alto edifício da cidade, o Mirante do Vale, no Anhangabaú, com 170 metros de altura, foi instalado uma espécie de cubo de vidro, acoplado aos últimos andares.

Com quatro camadas de vidro e capacidade para resistir a 50 toneladas de peso, oferece total segurança, mesmo assim exige ousadia e coragem.

O espaço foi criado para o público interagir e ter uma visão do skyline da nossa mais urbana cidade brasileira, com vista de concreto para todos os lados. O projeto leva o nome de Sampa Sky, e o melhor horário para entrar na cena e fotografar é nos finais de tarde, com o pôr do sol.

Na mesma área vai ter um café, galeria de artes e manifestações culturais. Abre ao público no dia 8 de agosto, das 11 às 17 horas, com cobrança de ingresso.


Foto divulgação  SAMPA SKY –  São Paulo

 

EM AÇÃO

+ O mês termina com circuito de música clássica em comemoração ao aniversário de Balneário Camboriú.  O ciclo de concertos de música de câmara inclui quatro apresentações online e gratuitas, com diferentes formações e participação de músicos nacionais e internacionais. Os concertos serão ao vivo no Youtube, de hoje até sexta- feira (28 a 31 de julho), sempre às 20:00 horas. Contempla piano, violino, saxofone e canto. A regência dos concertos é do maestro Marcos Pablo Dalmacio. Informações em fcbc@camboriu.sc.gov.br.

+ Começa nesta quinta a temporada 2021 da Confraria Itapema, evento do calendário anual da Rádio Itapema de Floripa. Em sua 13a edição, o evento será híbrido, presencial e online, para garantir a segurança sanitária contra a Covid. Na estreia a gastronomia será comandada pelo Chef Alysson Muller e promete surpresas sensoriais, tudo acompanhado de vinhos e espumantes, em clima de aconchego. Informações no site da itpemafm.com.br.

+ ONG Reviva, que trata de questões humanitárias de crianças no Brasil e na África, anuncia que vai inaugurar o espaço do projeto Casa Reviva do Brasil, no mês de setembro, em Florianópolis. O trabalho realizado com mais de 150 pequenos produtores de cosméticos, obras de arte, e objetos de uso doméstico e decoração valoriza a produção e consumo ecologicamente sustentáveis. No sistema de franquias, até o final de 2022 a ideia é abrir 20 pontos da casa Reviva pelo Brasil, com parte da renda revertida para as causas da ONG.

+ O IGV, Instituto Pe. Vilson Groh, de Florianópolis, divulgou através do canal do Instituto no Youtube o seu balanço anual de atividades em 2020. De acordo com o balanço, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com os projetos e ações realizadas pelas organizações da Rede IVG e escolas conveniadas. Os recursos foram captados por meio de projetos, convênios e doações recebidas pela entidade. O balanço geral está em redeivg.org.br.

+ As festas de Outubro foram canceladas no Vale do Itajaí.  As prefeituras tomaram a decisão porque ainda não há condições sanitárias, devido a situação da pandemia. Os números da contaminação e mortes na região permanecem elevados e a ocupação de leitos de UTI também. Todas as festas foram transferidas para 2022. 

Fico por aqui, curtindo as Olimpíadas, ainda celebrando a medalha de prata da nossa garotinha atleta de 13 anos, Rayssa Leal, a “Fadinha”, esperança juvenil de medalhas no skate para muitas olimpíadas.

Até a próxima semana. Estimule a vacinação, a ciência salva!

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

SINAL VERDE CANNABIS

Não é de hoje a luta de muita gente para ter acesso a tratamentos com o óleo derivado da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }