Portal Making Of

Os motivos para a saída de Casagrande da Globo

Reprodução/Globo

Foi o próprio Walter Casagrande que criou a melhor explicação para a saída dele da Globo, depois de 25 anos de colaboração: “um alívio para os dois lados”.

O comentarista já não estava fazendo os principais jogos do canal ultimamente, literalmente estava sendo escanteado, e é quase certo que seu contrato não seria renovado no final do ano.

Aí está um dos pontos da decisão da emissora: não estavam dispostos a continuar bancando o salário dele como pessoa jurídica, se houvesse interesse teriam que adaptar o contrato à CLT a um custo que a Globo não estava disposta a bancar, como ocorreu com outros artistas, inclusive Galvão Bueno.

Ponto 2: Casagrande já não estava entregando um comentário diferenciado e foi atropelado por outros comentaristas que a Globo deu espaço.

Ponto 3: Casagrande estava incomodando nos bastidores, em atritos com colegas e em posicionamentos políticos nas redes sociais.

Resumindo: Casagrande ficou caro, não se renovou como comentarista e acreditou que ele era um personagem, alguém que não precisaria mostrar serviço todo o dia.

 

Onça

A cada vez mais presente relação entre mídia, markerting, divulgação e produto, obriga a redação a exercícios de “criatividade” extremos. Vejam este exemplo do G1, o portal de notícias da Globo, para badalar a novela Pantanal: “Cara a cara com a juma: o que fazer ao encontrar uma onça”.

Vamos convir que é impossível calcular a chance do leitor encontrar uma onça, a não ser no zoológico.

 

Editorial

NSC anuncia para este mês uma série de reportagens sobre cooperativismo, sob patrocínio da entidade das cooperativas.

Em outra época isso seria considerado venda de espaço editorial.

 

Susto

Olhando algumas repórteres e apresentadoras é impossível deixar de notar os rostos inexpressivos, com maquiagem pesada e a pele esticada pelo botox e outros artifícios. Alguma naturalidade seria bom nessa área, pois é assim que a vida é. Do contrário, essas moças ficam parecendo gueixas no visual.

 

Olha o leão

Criou-se uma deformidade nos textos da reportagem esportiva em TV e rádio que, para não repetir o nome do time, acabam chamando-os pelos apelidos. “Leão da Ilha, Verdão, Furacão” e outros que quase viraram nomes próprios. Às vezes são até mais citados. O manual do bom Jornalismo diz que é melhor repetir o nome que dar outra alternativa que não significa informação relevante.

 

Impressos

Que os jornais impressos estão com dias contados não é novidade. O gráfico abaixo publicado pelo blog poder360º dá uma ideia do tamanho do problema.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.