21 C
fpolis
20.6 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Os riscos da nova variante

Últimas notícias
Os riscos da nova variante
Crédito: Pixabay

O Coronavírus veio com força para mudar a forma de viver, de interagir e de pensar as relações globais de existência. A transmissão do vírus não tem fronteiras. O vírus se propaga por portos, aeroportos ou mesmo via terrestre se espalha por todo o planeta, mas é na individualidade que está a chave para o controle da pandemia sem perder de vista o olhar Global. Aos principais líderes mundiais, guiados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cabe enxergar o mundo de forma sistêmica, incluindo a responsabilidade com todos os continentes e países. Não adianta vacinar de forma acelerada americanos, europeus, asiáticos e deixar de fora a África por exemplo, porque isso facilita o surgimento e propagação de novas variantes do Coronavírus. Aos líderes locais cabe chamar a responsabilidade para si, ser exemplo de boas práticas e observar a estrutura federal, estadual e municipal, mas está em cada indivíduo a possibilidade ou não de participar do processo de combate ao Coronavírus e somar para o controle da pandemia. Cabe a quem está no topo do poder estabelecer as diretrizes, dar o exemplo e combater as informações falsas (guerra paralela diária) e a todos meros mortais compreender a finitude da vida, o grau de letalidade do vírus, a limitação dos centros de saúde e seguir as recomendações. Se eu tomo vacina, uso máscara, etc., eu estou colaborando com o coletivo, mas se eu me nego a tomar vacina, usar máscara, praticar o distanciamento social, então minha opção na prática é colaborar com a transmissão do vírus. Nesse caso, a ciência está acima de tudo e o cuidado pessoal é uma questão de benefício coletivo.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Asteroide de quase 2 km se aproxima da Terra nesta sexta

Um gigantesco asteroide chamado 7335 (1989 JA), com cerca de 1,8 km de diâmetro, vai passar “relativamente perto” da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }