Portal Making Of

OS ÚLTIMOS 150 DIAS DE DANIELA REINEHR NO GOVERNO DO ESTADO

No dia 1º de janeiro de 2019 Carlos Moisés da Silva e Daniela Rodrifeer Cristina Reinehr assumem o comando do estado de Santa Catarina numa solenidade na Assembleia Legislativa.

Algo impensado no início de uma campanha onde Gelson Merísio, na época no PSD, e Mauro Mariani (MDB) eram disparados os favoritos para a vitória nas eleições estaduais de 2018.

Mas a chamada onda 17, que era o número do então candidato a presidente do PSL, Jair Bolsonaro, acabou varrendo a maioria dos favoritos Brasil afora e em Santa Catarina não foi diferente.

Moisés e Daniela desbancaram Mauro Mariani no 1º turno e venceram o segundo turno com muita facilidade o candidato Gelson Merísio.

Desde então o governo Moisés foi uma montanha russa, onde começou por cima e com muita credibilidade do eleitor catarinense, mas caiu vertiginosamente a partir de 2020, com os dois processos de impeachment e a compra desastrosa de 200 respiradores por R$ 33 milhões.

No início de 2020 Moisés e Daniela já não se falavam mais e ela acabou isolada em um governo que não a reconhecia mais com vice-governadora.

Vieram os dois processos de impeachment contra Carlos Moisés, Gelson Merísio usou Daniela para tentar tirar Moisés do cargo e por 30 dias ela comandou Santa Catarina com o apoio de lideranças estaduais que logo mudaram de lado.

Moisés entendeu como era o jogo, através do MDB trouxe a maioria dos deputados estaduais para o seu lado e a partir daí Daniela Reinehr passou a ser uma figura decorativa em um governo que passou a patrolar todos os adversários de todos os partidos.

Há 157 dias do fim, Daniela Reinehr vive seus últimos dias de vice-governadora e vai disputar uma cadeira na Câmara Federal nas eleições desse ano, mas como no Oeste do estado há muitos candidatos, não há nenhuma garantia de vitória.

Mas ela pode surpreender e novamente ser eleita na onda de Bolsonaro, mas também pode perder e acabar caindo no esquecimento como ocorreu dentro do próprio governo, que participou apenas no primeiro ano e depois foi escanteada.

É fato que ela sempre será lembrada como a primeira mulher vice-governadora de Santa Catarina, mas ainda assim faltou exigir respeito de um governador que a isolou na residência oficial.

Ocupando o cargo de vice-governadora há três anos e sete meses, ela vai deixá-lo sem que o catarinense possa identificar que determinada obra tem a assinatura de Daniela Reinehr.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais