18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
sexta-feira, 27 maio, 2022

PARA BEBER CORRENDO. OU VICE-VERSA

Últimas notícias
PARA BEBER CORRENDO. OU VICE-VERSA
Foto: Mubus7/Shutterstock

Está aberta a temporada de eventos esportivos que que tem a cerveja como um elemento fundamental na competição.

Alguns são bem informais, como a Caminhada Alcoológica que passa por 19 bares de uma pequena cidade no Espírito Santo. Mas há provas bem estruturadas como a Bier Rennen, em Curitiba (PR), dia 08 de setembro. A corrida de rua faz parte da programação da Oktoberfest local e oferece cerveja para os atletas ao longo do percurso. Em São Paulo, dia 06 de outubro tem a Oktobeer Run pelas ruas da Vila Leopoldina, com paradas para degustação de diferentes chopps e cervejas. Eventos parecidos ocorrem de norte a sul do Brasil, em cidades como Petrópolis (RJ), Brasília (DF), Manaus e Parintins (AM).



Foto: Maratona do Vinho/Divulgação

Prefere vinho? Não tem problema. Em novembro, Bento Gonçalves (RS) realiza um evento parecido tendo malbecs e cabernets como combustível. O Sparkling Night Run mistura caminhada/corrida com percursos que vão de 4 a 10 quilômetros. É uma versão menor e mais descontraída da tradicional Maratona do Vinho, que ocorre na cidade sempre na época da vindima. Ou da Wine Run, outro evento grande e muito prestigiado, que ocorre em maio.

A inspiração dessas provas vem da Europa. No caso da cerveja, a Maratona de Munique, em outubro, oferece a bebida sem álcool para os atletas que completam os 42 kms. Já Bordeaux, na França, realiza uma prova que tem o vinho como combustível. A Marathón du Médoc, é descontraída e colorida, com atletas vestindo fantasias e degustação de 20 tipos de vinhos ao longo do percurso.  

________________________________________

 

REJEITO HIGH TECH


Foto: CU Bolder/Divulgação

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, estão descobrindo um novo uso para resíduos da produção de cerveja. Líquidos eliminados durante a brassagem (processo de cozimento do malte para extração de açúcares) foram usados para produzir um aerogel que é isolante térmico. O produto se parece com uma grande lente de contato achatada e é tão resistente ao calor que – usando o produto como proteção – seria possível colocar a mão diretamente no fogo. Além de mais barato que os produtos similares, o gel à base de cerveja é quase transparente e pode ser facilmente moldado. Os pesquisadores pensam em usar o material em isolamentos de automóveis e edifícios; na modernização de roupas de bombeiros; e até na construção de estruturas para astronautas.

_________________________________

 

INVENCIONICES


Foto: Bluecrate.com/Reprodução

Quarta-feira a coluna mostrou que o wine buddy, uma espécie de suporte que segura uma taça de vinho que anda fazendo sucesso na Inglaterra. Pois a criatividade (?) desse povo parece que não tem limites. Só o site Bluecrate tem pelo menos uma dúzia de invencionices na mesma linha. Do binóculo que serve de cantil, a uma espécie de cinto de utilidades que ajuda a transportar latinhas de cerveja (foto). Meu preferido é uma boia inflável que serve tanto para acomodar e refrigerar a bebida, quanto como cooler flutuante.

______________________________

 

SHOT

Pesquisadores do Paraná estão desenvolvendo uma fórmula que pode permitir o consumo de cerveja e iogurte por diabéticos. Eles testam como matéria-prima uma planta comum no Sul do país, e que é parente do alecrim. Usado em testes com ratos obesos o composto desenvolvido não reduziu a gordura dos animais, como se esperava, mas em compensação, ajudou a reduzir o índice glicêmico dos animais. A reportagem da RPC, explica bem essa história.

A Brooklyn Brewery firmou parceria com uma empresa paranaense para produzir cervejas da marca no Brasil. A joint venture é com a Maniacs Brewing, que importa e distribui os produto na empresa norte-americana. A ideia é produzir em Curitiba inicialmente a Amber Lager e a East India Pale Ale, e aos poucos ir ampliando o portfólio. As cervejas especiais continuam sendo produzidas em Nova York e apenas distribuídas pela parceira brasileira.

Uma rede de supermercado da Alemanha está dando uma cara nova a uma tradição natalina. O calendário do Advento, que marca a contagem regressiva para o Natal – e algumas vezes surpreende as crianças com pequenos chocolates – recebeu cara nova e bem mais adulta. A versão que começa ser vendida no início de novembro em lojas dos Estados Unidos e Inglaterra, vai ter garrafas de vinho em miniatura. A cada dia o consumidor vai abrir uma parte do calendário e descobrir um novo vinho ou espumante a ser degustado.

Uma tequila capaz de provocar uma senhora dor de cabeça. A Dark Tequila não é uma bebida, mas um malware que tem infectando computadores pessoais do México – e deve se espalhar para outros países da América Latina. Empresas de tecnologia descobriram que há pelo menos cinco anos o Trojan tem sido usado para roubar dados pessoais e bancários – mesmo quando o computador infectado não está conectado na internet. Algo considerado absolutamente surpreendente, dizem os especialistas.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Colombo enfrenta adversários dentro do PSD

Pelo menos três personalidades do cenário eleitoral catarinense, pré-candidatos assumidos, já receberam sinalizações do deputado Julio Garcia e de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }