21.1 C
fpolis
20.9 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Para que servem as memórias?

Claiton Selistre
Últimas notícias

Foi uma coincidência: da sacada do hotel em que fiquei alguns dias hospedado em Buenos Aires, vi em frente do outro da lado da avenida 9 de julho – próximo ao Obelisco – o hotel Presidente.

Um prédio sem graça, antigão, diferente de 1977, quando ficamos hospedados ali – o narrador Armindo Antônio Ranzolin, o engenheiro da rádio Rádio Guaiba, Homero Simon, e eu – novato na reportagem esportiva. Objetivo: iniciar os preparativos para a cobertura da Copa de 1978.

Ranzolin assumira cinco anos antes a liderança da equipe depois da morte de Pedro Carneiro Pereira. Homero já era um profissional consagrado, que ousou transmitir para o Brasil o Mundial da Suécia de 1958, em um precário sistema de comunicação usando o sistema suíço PTT. O som ia e vinha, surgia do nada, mas por alguns momento baixava tanto o volume que era preciso prestar muita atenção para entender o que se passava. O narrador foi Jorge aberto Beck Mendes Ribeiro, que tinha estilo muito próprio e pronunciava Pelê para o futuro rei do futebol.

Assim, em 77, tínhamos ali no hotel Presidente personagens vitoriosos do rádio. Não foi fácil organizar a transmissao da copa Argentina por conta das dificuldades impostas pela ditadura militar, que vigiava as ruas em Ford Falcon e os corredores do nosso hotel carregando submetralhadoras.

No final, saiu tudo bem. Menos em título, que ficou com orgulhosos argentinos, que cantavam pelas ruas “la copa, se mira e no se toca”.

Esses anos todos depois, do outro lado da rua, o Presidente parece um hotel fantasma. Os dois companheiros estão ausentes. Homero morreu há vários anos – e Ranzolin, adoentado.

E eu estou aqui, me despedindo de Buenos Aires, com a quase certeza que não verei o Presidente outra vez.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Destaque da semana: É de Floripa a vencedora estadual do Festival Enchefs

Simplesmente Maria! A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }