18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Parque tecnológico em SC aposta em conexões internacionais para fortalecer expansão

Últimas notícias

Joinville construiu nos últimos três anos um dos parques tecnológicos com maior expansão no país. Em apenas 12 meses, o Ágora Tech Park atraiu 60 novas operações, entre grandes corporações, entidades empresariais, startups, incubadoras e laboratórios de inovação.

Hoje, o ecossistema soma 1.418 empregos gerados e um faturamento de R$ 750 milhões, o que representa 2,3% do PIB de Joinville. Ao todo, são 98 negócios em três prédios que somam 12 mil m2 de área total – 28 empresas, 8 corporates, 15 startups incubadas, 5 startups consolidadas, além de 14 entidades e associações (como Fiesc, Acate e Sebrae, ABII, ABIMAQ, ABINFER). Este número é 215% maior do que a média dos parques tecnológicos em operação no país, conforme dados do MCTI.

Na visão de Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora, o parque “potencializa a capacidade da indústria local se inserir à comunidade de inovação e agregar valor não apenas a seus projetos mas para toda a comunidade e o mercado. Um centro de inovação deve ser indutor de conhecimento e aprendizagem às empresas e profissionais”.

Levantamento recente do parque mostra que quase um terço destas empresas (29%) tem atuação internacional – o que reforça o potencial de crescimento a partir do mercado externo.

Uma das mais recentes operações do Ágora é a sede em Santa Catarina do grupo empresarial World Trade Center – que reune executivos de Curitiba, Joinville e Porto Alegre e tem como foco colaborar para a internacionalização de negócios. O Ágora é sede também da Câmara de Comércio dos Estados Unidos (Amcham) em Santa Catarina.

“Em três anos de atividade, o Ágora se posicionou naturalmente como um ambiente de conexões, que une startups, empresas de diferentes setores, entidades associativas, incubadoras e aceleradoras, além da universidade. É um ecossistema à parte, em que compartilhamos dores e demandas do mercado para cocriar e gerar novos negócios”, ressalta o coordenador de Inovação Ricardo Fantinelli.

Nos últimos meses, o Ágora recebeu comitivas e organizou encontros com representantes de empresas e associações do mercado europeu (Bélgica e Holanda) e da América Latina (Colômbia). No próximo dia 19, o case do parque tecnológico catarinense será apresentado durante encontro da International Association os Science Parks (IASP) América Latina, entidade que representa os ambientes de inovação e TI de todo o continente.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }