A 25ª edição do BBB completou seu primeiro mês no ar nos últimos dias revelando que, ao contrário das últimas edições, seus participantes não estão mais conseguindo multiplicar seu número de seguidores nas redes sociais com tanta facilidade.
De acordo com levantamento realizado pela NetCos, agência especializada em marketing de influência, os participantes desta edição mobilizaram 5.859.401 novos seguidores, um volume 76,3% inferior ao dos participantes do ano passado no mesmo período de análise – em 2024, os “brothers” tiveram 24.679.261 novos seguidores no primeiro mês.
Em termos comparativos deste primeiro mês de programa, o vencedor da edição de 2024, Davi Brito, ganhou em seguidores o equivalente a 21 participantes da atual edição. Outro dado relevante identificado pela NetCos foi que, ao contrário dos personagens, os perfis oficiais da Globo no Instagram (@globoplay @gshow @tvglobo @bbb) tiveram crescimento expressivo, mobilizando cerca de 1 milhão de novos seguidores – com destaque para o perfil oficial do BBB que, sozinho, conquistou 600 mil novos seguidores no primeiro mês.
“Notamos que o público não está disposto a ‘se apressar’ em se conectar com os atuais personagens de forma direta. Em que se pese as expectativas criadas em cada uma das edições (e, em alguma medida, o que o público fez delas), isso reforça um novo comportamento de maior seleção sobre quem esse público segue e, principalmente, ilustra que a relação entre número de seguidores, engajamento e relevância está cada vez menos direta”, conta Marta Cardoso, head de dados da NetCos.
Top 10
No ranking Top 10 dos participantes que mais conquistaram seguidores, 7 deles são mulheres, sendo 70% deles do grupo Pipoca. Do grupo Camarote, apenas Gracyanne, Diego e Daniele Hypólito estão entre os que mais atraíram novos followers. A policial e influenciadora Aline se mantém invicta no topo do ranking desde o início do programa, com 933 mil novos seguidores, seguida por Dona Joselma (406 mil), Gracyanne Barbosa (400 mil), Diogo Almeida (368 mil) e a já eliminada Raíssa Simões (350 mil).
Um ponto curioso vai para Raíssa, 5ª colocada do ranking, que foi eliminada do reality no segundo paredão junto ao seu pai Edilberto. “Na primeira semana, Edilberto perdeu cerca de 10 mil seguidores desde o Big Day, quando foi anunciado, enquanto sua dupla Raissa é a 5ª participante que mais cresceu no mesmo período. Isso ilustra quão rapidamente a opinião pública nas redes sociais pode mudar, seja para impulsionar ou rejeitar participantes, além de reforçar a tendência de crescimento de base de seguidores no período imediatamente posterior à eliminação”, complementa Marta.
A pesquisa da NetCos chama atenção ainda para a mudança de ritmo de crescimento ao longo do mês para participantes como Maike Alla, os gêmeos João Gabriel e João Pedro e, em especial, a atriz Vitória Strada, que ficou estagnada. Os quatro participantes, que chegaram a ocupar o Top 10 na primeira semana do reality, caíram significativamente no número de novos seguidores comparando a primeira semana de programa com os resultados absolutos após 1 mês, deixando-os fora do ranking.