18.7 C
fpolis
18.7 C
fpolis
quinta-feira, 30 junho, 2022

Paulo e Chico Caruso no Circuito Catarinense de Quadrinhos

Últimas notícias

[ad_1]

Paulo e Chico Caruso no Circuito Catarinense de Quadrinhos

Reconhecidos pelas caricaturas, charges e registros irônicos da história e da política brasileira, Paulo e Chico Caruso estão entre os artistas convidados para a quarta edição do CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos. O festival será nos dias 18, 19 e 20 de março no Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis. Toda a programação é gratuita.   

Embora sejam irmãos gêmeos e tenham seguido a mesma profissão, Paulo e Chico, atualmente com 72 anos, não atuam juntos e seus trabalhos têm linguagens distintas. Enquanto a obra de Paulo é referenciada pelas caricaturas e pela narrativa em quadrinhos, Chico dedica-se principalmente à charge. Durante o Circuito Catarinense de Quadrinhos, eles participam de uma conversa sobre suas trajetórias dos artistas.

Como caricaturista, ilustrador, chargista e músico, Paulo fez história ao lado de Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo nos tempos de O Pasquim. Ele segue atuante — semanalmente, faz desenhos ao vivo dos temas e dos convidados do programa Roda Viva, da TV Cultura. Além das caricaturas, ele é uma referência em história em quadrinhos no Brasil. 

Já Chico Caruso é um dos mais populares caricaturistas políticos dos últimos 30 anos. Começou a trabalhar como cartunista em 1968, no jornal Folha da Tarde, com um início de sua trajetória profundamente marcado pela Ditadura Militar. Há 30 anos publica diariamente charges no jornal O Globo. Segundo críticos, suas charges formam uma crônica inspirada na história política recente do Brasil. Assim como o irmão, Chico é também músico. Em 1985, os dois formaram uma banda junto com o escritor Luis Fernando Veríssimo. 

— Chico e Paulo Caruso são patrimônios da arte nacional, de uma safra de artistas que incluem Angeli, Laerte e Glauco, entre outros. Essa trupe foi fundamental para a modernização do humor gráfico no Brasil e da linguagem da história em quadrinhos nacional. Foram influenciados diretamente  pela luta contra a ditadura dos anos 60, com sua linha de crítica política, social e dos acontecimentos contemporâneos — afirmam os idealizadores do CCQ, José Mathias e Bruno Flesch.

 

Gratuito

O Circuito Catarinense de Quadrinhos é um dos mais importantes projetos de arte e cultura geek de Santa Catarina. A quarta edição é aguardada pelos fãs de HQs, passados dois anos de espera em razão da pandemia. Dentre as novidades deste ano está o local: o Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis.

***

Música e misticismo 

O cantor brasiliense, Biba Crema, escolheu o dia 22.02.2022, ou seja, amanhã, para lançar o EP “Flor Ímpar”. Para quem acredita no misticismo, como ele, o dia representa a abertura de um portal que, por carregar a energia do número 3 (2+2+2+2+2+2=12 e 1+2=3), traz a missão de transcender a realidade anterior. 

Considerando que este EP é o terceiro da trilogia “Trópicos”, formada pelos EPs “Vento Sul” e “Sereias”, a data não poderia ser mais propícia para o lançamento do “Flor Ímpar”, que faz uma homenagem à capital catarinense e aos manezinhos. Será possível escutá-lo em todas as plataformas digitais e acompanhar seu trabalho nas redes sociais @bibacrema.  

***

Baile da Santinha       Fotos Larissa Trentini e Caio Graça

Com direito a anjinhos e diabinhos, o Baile da Santinha fez o público dançar e se divertir muito até a manhã de domingo. O Stage Music Park recebeu a 4ª edição do evento, considerado o pré-Carnaval de Florianópolis, com Léo Santana, quem assina a festa, e os convidados Ludmilla e Atitude 67. 

O grupo deu o start para a noite, fazendo o público ficar no clima certo, para receber Lud, que chegou chegando (mesmo!) e foi só sucesso. Quem encerrou o Baile foi Léo Santana, deixando um gostinho de como será o Carnaval Music Park no próximo final de semana. Imperdível!  

 

Confira quem passou por la

***

 

Gandaia Garden

O Garden Family and Friends faz seu primeiro carnaval no sul da ilha, no badalado e bem frequentado Novo Campeche, de 25 de fevereiro a 1° de março com direito a baile de máscaras, matinê, escola de samba e início das atividades sempre à luz do sol. O espaço que privilegia toda a família, incluindo o cachorro, espera reunir foliões de todas as tribos que queiram brincar o carnaval no ritmo do bem-estar que o espaço se propõe. 

Entre as atrações para animar as cinco festas do primeiro Gandaia Garden estão nomes queridos da cidade como a Banda The Cringers, formada por Fernando Filhote, Chico Abreu, Jeco Thompson e Emília Carmona como vocalista, que abre a agenda da folia dia 25, sexta. E justamente um integrante desta banda, o Jeco Thompson, assume as carrapetas dia 1º de março, terça-feira, como uma das atrações do encerramento do Gandaia Garden 2022. 

Entre a abertura e o encerramento do primeiro Gandaia Garden tem atração para todos os gostos: Sound Trio, Amigos da Mada, Allen Rosa e até a Unidos da Coloninha, entre tantos outros. Informações e programação completa em @gardenfamilyadnfriends

***

 

Prestígio

A advogada e ex-juiza do TRE-SC, Ana Blasi, lançou na última quinta-feira o seu livro de estreia: Da Torre de Marfim ao Vale do Silício. A première reuniu família, amigos, membros do magistrado e sociedade catarinense em clima de celebração no Bossa Garden, no centro de Florianópolis. Com 30 minutos de evento, a fila para sessão de autógrafos já saia do local, provando o prestígio da escritora que estava radiante com o sucesso do seu lançamento até o fim da noite!

A obra que fala do emprego da inovação e tecnologia no judiciário, e expõe os desafios para uma nova justiça, está à venda nas principais plataformas de marketplace do país


Ricardo Almeida e Jorge Antônio Daltoé, sócios do Bossa Garden, onde aconteceu o lançamento do livro da advogada Ana Blasi no último dia 17


As irmãs Helena, Ana e Heloisa Blasi, celebrado o sucesso da caçula Ana, ao centro, que lançou sua 1ª obra literária na capital


Carol Lobato e Adriana Piazza entre os presentes em prestigiada noite de lançamento literário da advogada


A advogada Ana Blasi recebendo o Diretor do Procon-SC, Tiago Silva, na noite de lançamento do livro Da Torre de Marfim ao Vale do Silício

***

[ad_2]

Source link

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

TikTok reforça atuação como parceiro de negócios das marcas

O TikTok lança nesta quinta-feira, 30, uma nova campanha de posicionamento do TikTok For Business, segmento voltado a pequenas,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }