Abril 20, 2021

Pela 1ª vez, Brasil aparece na 'zona vermelha' em ranking de liberdade de imprensa

Pela 1ª vez, Brasil aparece na 'zona vermelha' em ranking de liberdade de imprensa

O Brasil caiu pela quarta vez consecutiva no ranking anual sobre liberdade de imprensa elaborado pela ONG Repórteres sem Fronteiras, e pela primeira vez, passou a figurar na chamada zona vermelha do ranking, que sinaliza as regiões com cenários de ameaças à liberdade de imprensa

De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça-feira, 20, o país caiu quatro posições e ocupa a 111ª posição, em uma lista de 180 países. O Brasil aparece atrás de países como Bolívia, Mauritânia, Guiné-Bissau, Equador, Ucrânia, Libéria, Paraguai, Etiópia e Moçambique.

Até então, o país estava situado na faixa laranja, onde a situação do trabalho da imprensa é considerada sensível. 

"O Brasil enfrenta problemas históricos e estruturais no campo da liberdade de expressão. É o segundo país da América Latina com o maior número de profissionais de imprensa assassinados na última década, atrás apenas do México. Ataques verbais, insultos, ameaças e agressões físicas contra jornalistas são frequentes no país", destaca o documento elaborado pela ONG. 

O documento observa, ainda, que “o presidente Bolsonaro, seus filhos que ocupam cargos eletivos e vários aliados dentro do governo insultam e difamam jornalistas e meios de comunicação quase que diariamente, escancarando o desapreço pelo trabalho jornalístico. Multifacetados, estes ataques seguem uma estratégia cada vez mais estruturada de semear desconfiança no trabalho dos jornalistas, de destruir a credibilidade da imprensa como um todo e, gradualmente, construir a imagem de um inimigo comum". 

No total, o exercício do jornalismo está "gravemente comprometido" ou "restringido" em 73% dos 180 países analisados, enquanto apenas 12 países se situam na "zona branca" do ranking.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Onze 3

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!