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domingo, 3 julho, 2022

Pesquisa da RD mostra que 60% das empresas não bateram metas de vendas em 2021

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A pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station em parceria com a TOTVS, Rock Content e The News, revela que 60% das empresas não bateram suas metas de vendas em 2021. Mesmo assim, 67% das companhias nacionais projetam crescimentos de 10% a 50% em 2022.

Olhando esse número de acordo com modelos de negócios, as empresas B2C tiveram mais dificuldades e apenas 36% atingiram suas metas. Já as organizações B2B, tiveram um balanço um pouco melhor, e 43% alcançaram os resultados estabelecidos no último ano.

O estudo inédito foi desenvolvido com base na coleta de mais de 1600 respostas de empresas de diversos portes e segmentos, como agências de publicidade e propaganda, consultorias, empresas de treinamento, software e cloud, tecnologia, educação e ensino, saúde e estética, serviços financeiros, jurídico e relacionados, indústria, startups, entre outros.

Sobre a gestão de dados, 54% das empresas ainda não utilizam uma ferramenta de CRM para as vendas. Destas companhias, 30% ainda fazem a gestão em planilhas de Excel, 14% utilizam outros meios (como sistemas de gestão – ERPs) e 10% não utilizam nenhuma ferramenta. Esses números são um indicativo do motivo da maioria das empresas não terem batido suas metas. Isso pode ser explicado, já que não existe a base para acompanhamento, dificultando o processo para o desenvolvimento de estratégias de vendas.

A pesquisa ainda aponta uma tendência para o crescimento de empresas fazendo uso de inbound marketing para uma atuação mais ampla que busca entender como outras áreas dos negócios podem ser essenciais para a obtenção de bons resultados. A principal relação que vem ganhando força é entre as áreas de Marketing e Vendas, relevante para que os negócios possam direcionar os esforços na direção correta e conquistarem um crescimento mais previsível.

“Ao ter uma visão completa e unificada do funil de Marketing e Vendas, as lideranças e áreas melhoram suas tomadas de decisão e conseguem identificar as alavancas para crescer com mais previsibilidade. O marketing precisa passar a olhar todo o funil, até as vendas, buscando melhorar sua estratégia, e Vendas passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente de forma personalizada até fechar negócio”, esclarece Luís Lourenço, diretor do RD Station CRM.

O estudo também chama a atenção para a necessidade de estratégias que vão além de uma boa habilidade de negociação, um discurso estruturado e um time motivado. As áreas comerciais precisam se basear em um processo de vendas bem estruturado, previsível, escalável e sustentável para conseguir atingir os resultados “Parece estranho que as empresas que não bateram suas metas em 2021 estão projetando crescimento de até 50% já em 2022. Será que os problemas já foram superados? Não dá para ficar confiando na sorte da retomada econômica somada ao dom de persuasão dos vendedores”, complementa o executivo.

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