Março 22, 2021

Plano do Daily Telegraph de remunerar jornalistas por audiência gera críticas

Plano do Daily Telegraph de remunerar jornalistas por audiência gera críticas
Reprodução

Um projeto de remuneração de jornalistas com base na audiência de matérias e cliques para assinaturas a partir delas gerou críticas nos últimos dias, no Reino Unido. A ideia foi apresentada à equipe de redação na semana passada pelo jornal britânico Daily Telegraph.

O concorrente The Guardian, que teve acesso ao email, publicou uma matéria criticando o projeto e informando que os profissionais da redação reagiram com indignação, por temerem privilégio aos que cobrem pautas melhores e estímulo ao clickbait.

O e-mail enviado por Chris Evans, editor do Telegraph, à equipe da redação, parabeniza os profissionais pelos resultados obtidos e revela a possibilidade de, "no devido tempo", vincular a remuneração às medições do sistema Stars, que pontua matérias com base em cliques e assinaturas geradas e destina-se a apoiar o jornal nas metas comerciais.

O assunto tomou conta das redes sociais, onde Evans contestou a matéria do concorrente e tentou desfazer a má impressão. Disse que o Guardian tinha "entendido tudo errado", e que, mesmo tendo explicado ao repórter, a matéria não refletia a real intenção. 

O editor afirmou que as análises do Telegraph "destinam-se a estabelecer o que os leitores inteligentes pagarão e pelo que continuarão a pagar, o que é oposto de clickbait". E sugeriu que o Guardian é que tinha feito uma matéria clickbait.

O sindicato dos jornalistas do país também não gostou do projeto e classificou a ideia de "insensível". Veja detalhes da ideia do Daily Telegraph em MediaTalks by J&Cia.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!