Janeiro 22, 2021

Por um mundo com menos fumantes

Por um mundo com menos fumantes

Que notícia boa! Atualmente, menos de 10% da população brasileira é fumante. Essa redução reflete eficiência das campanhas de conscientização e busca por melhor qualidade de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos, houve uma redução de quase 40% no consumo de tabaco no Brasil. Segundo a mestre em Saúde Coletiva Roumayne Medeiros, professora de Enfermagem da Estácio, os dados refletem não só uma mudança no estilo de vida das pessoas, com a busca por uma melhor qualidade de vida, mas também é uma conquista do setor de saúde no combate ao tabagismo.

"Há vários anos, inúmeras ações têm sido desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco, desde medidas preventivas e de conscientização até o próprio tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS para quem deseja abolir o hábito de fumar de sua vida. Tudo isso, de fato, contribuiu para a queda no número de fumantes, o que deve ser comemorado", afirma.

O acesso mais fácil às informações sobre os riscos e doenças que o tabaco podem causar também tem contribuído para a mudança do comportamento das pessoas de todas as idades.

"As consequências do tabagismo vão muito além do câncer de pulmão. Diversos outros tipos de câncer também podem ser desenvolvidos por causa do hábito de fumar, como o de esôfago, laringe, estômago, pâncreas, leucemia, etc. Além disso, são comuns em fumantes as doenças do aparelho respiratório, como  bronquite, enfisema pulmonar, asma, entre outras", destaca Roumayne.

Sobre o tratamento contra o tabagismo, este deve ser multidisciplinar, com base no auxílio psicológico e médico, de acordo com a necessidade do paciente. O pulmão agradece.

*****

 

De malas prontas

Cheia de propostas de trabalho, uma delas para atuar no Rio, junto ao Flamengo, a atleta Ariana Alberti (que é tri campeã brasileira de Judô) deixa a ilha amanhã para passar um tempo junto a família até decidir os novos rumos da carreira. Boa viagem, Ari querida! Um vida linda te espera!

*****

 

Dia dele

O mago das lentes, nosso fotógrafo mais top, Ângelo Santos, é quem sopra as velinhas nessa sexta-feira. Feliz aniversário, meu amado! Saúde pra dar e vender, felicidade e que logo passamos voltar a nos encontrarmos pelos melhores eventos da cidade! Viva você!

*****

 

Dona do vozeirão

Sábado é dia de sair de casa para saborear algumas delícias, beber bons drinks e ouvir música boa ao vivo e com segurança. E o CASARIO283 traz mais uma novidade nesse dia 23, música ao vivo com voz e violão da linda Amarina.

O Bistrô, no centro da cidade, segue as regras da vigilância epidemiológica e possibilita festas particulares, com número restrito de pessoas, uma maneira de comemorar datas importantes e manter a saúde de todos. A casa abre às 19h e funciona com reserva antecipada

*****

 

E em Jurerê...     Foto Jorge Daux

O fim de semana será de muitas atrações culturais, musicais e de bem-estar em Jurerê Internacional. De sexta (22) a domingo haverá apresentação no Jurerê Open Shopping de Boi de Mamão, aula de funcional e Open Sound com Bruno Spinelli, Paulinho Freitas e Augusto Bom Vivant (foto).

No local estão sendo respeitadas todas as regras de prevenção e segurança determinadas pelos protocolos vigentes, como distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool gel. Em caso de chuva, os shows realizados na Plataforma 1 (palco descoberto) poderão ser cancelados. Acompanhe a programação nas redes sociais (@jurereopenshoppingji) e www.jurere.com.br/agenda

*****

 

Verão Seguro

Nesta sexta e sábado (dias 22 e 23/01), das 10h às 22h, o Shopping Itaguaçu recebe a ação Verão Seguro da Polícia Civil. O intuito é estreitar o contato com as crianças e orientar as famílias sobre a importância de ações preventivas de segurança, principalmente, no verão em praias e locais públicos. O acesso ao espaço é gratuito.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!