No dia 7 de fevereiro deste ano o prefeito da cidade de Prata (MG), Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (PP), mais conhecido como Xexéu, usou o bom humor para combater um problema crônico da sua cidade, que é o descarte irregular de lixo em terrenos do município.
Em um vídeo publicado na sua rede social, o prefeito anunciou a instalação de uma placa com os dizeres “Aqui só joga lixo quem é corno assumido”, num terreno específico. A estratégia inusitada gerou muitas piadas, mas parece ter surtido efeito.
Cinco dias após a instalação da placa e a repercussão nacional do caso, o local escolhido se mantém limpo.
“Quando criamos as placas eu não imaginei que teria essa repercussão. O fato é que as pessoas trabalham o dia todo e não estão com paciência para ouvir discurso político, por isso decidimos usar do humor para conscientizar a população. O que eu tenho observado é que muita gente tem mudado a rota e passado próximo aos terrenos para ver se flagram algum “corno” jogando lixo no local”, afirmou Xexéu.
Além do humor, segundo dados divulgados pelo prefeito, foram identificados, até o momento, mais de 60 terrenos repletos de lixo. Para a limpeza dos imóveis foram mobilizados seis funcionários, retroescavadeiras e outros maquinários necessários.
“Quando colocamos na ponta do lápis e multiplicamos por 12, esse é um dinheiro que poderia ser implementado em outros setores”, finalizou.
A cidade conta com um ecoponto para a destinação correta dos resíduos, mas ainda assim, algumas pessoas insistem, segundo o prefeito Xexéu, em descartar o lixo em locais inadequados.
A placa do “corno” não só melhorou o problema do descarte irregular naquele local, como também gerou uma importante discussão sobre a responsabilidade individual e o cuidado com o meio ambiente.
Veja o vídeo publicado pelo prefeito da cidade de Prata (MG):