Na segunda-feira, 14, as condições meteorológicas começam a mudar no estado. No Litoral e áreas próximas, a circulação marítima volta a favorecer maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas fracas esparsas, especialmente no início e final do dia. Nas demais regiões, o sol predomina entre nuvens e embora a possibilidade seja pequena, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhada de trovoadas no Extremo Oeste em função da influência de uma área de baixa pressão. Apesar disso, não há risco para ocorrências meteorológicas. O vento estará predominante de nordeste, com rajadas de até 50 km/h pelo estado e 60 km/h no Litoral Sul. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 6 e 12°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas oscilam entre 21 e 29°C no Oeste, Extremo Oeste e de 18 a 25°C no restante do estado com valores pontualmente menores nas áreas serranas.
Na terça-feira, 15, a circulação marítima segue mantendo maior nebulosidade nas áreas do leste do estado, onde haverá condições para chuvas fracas passageiras. Nas áreas próximas ao RS, desde o Litoral Sul ao Oeste do estado, a influência da área de baixa pressão favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos seguirão predominantes de nordeste com rajadas entre 40 e 60 km/h pelo estado, especialmente na faixa costeira do Litoral Sul onde elas podem ser pontualmente maiores. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 14°C nas regiões tradicionalmente mais frias e de 15°C a 18°C no Extremo Oeste e ao longo do litoral. Já com relação às temperaturas máximas, elas ainda se aproximam dos 30°C no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 20°C e 26°C nas demais áreas com valores menores nos pontos de maior altitude. A agitação marítima aumenta no Litoral Sul com ondas de direção nordeste entre 2 e 2,5m com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Entre quarta, 16, e quinta-feira, 17, a área de baixa pressão no interior do continente e a passagem de uma frente fria pelo mar continuam favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva pelo estado. Apesar disso, a instabilidade será irregular (baixos acumulados) e intercaladas com períodos de melhoria com sol em todas as regiões neste período.
*Com informações da Defesa Civil de Santa Catarina